Eu falo muito por aqui sobre planner e organização. Esses são temas completamente relacionados à produtividade. Vira e mexe eu procuro ler e estudar sobre como aumentar a produtividade.

Nessas minhas pesquisas e leituras, encontrei o blog Da Caixola, da querida Cris Rezende. Adoro o conteúdo da Cris e acompanho de perto suas postagens. Qual não foi minha surpresa quando a Cris em pessoa me procurou propondo uma parceira?!

Aceitei na hora, claro! E fiquei imensamente feliz em escrever um texto especialmente para o Da Caixola.

Confere o post sobre organização da rotina que escrevi para lá!

Hoje é a vez da Cris compartilhar um pouquinho do conhecimento dela aqui no Só Melhora. Confere o texto abaixo e aprende com quem entende do assunto!


6 dicas de como aumentar a produtividade

É muito comum que hoje em dia as pessoas estejam buscando maneiras de aumentar a produtividade.

Isso porque o ritmo da vida moderna aumentou tanto que saber como aumentar a produtividade se tornou algo desejado tanto para a vida pessoal quanto profissional.

Então, se você também está interessado em descobrir como aumentar a produtividade, mas sem que isso te traga mais estresse e ansiedade, confira essas dicas.

O que é produtividade?

como aumentar a produtividade
Photo by J. Kelly Brito on Unsplash

O conceito de produtividade tradicional está relacionado à produção em um contexto econômico.

Sendo assim, quanto mais você produz em menos tempo, mais produtivo você é.

Isso pode fazer sentido para uma fábrica com processos automatizados ou uma grande fazenda (ainda que caibam algumas considerações, mesmo nesses casos).

No entanto, quando se trata da produtividade pessoal, é fundamental que outras questões sejam consideradas.

Por exemplo: o que você está fazendo é o mais importante? É o que deveria estar sendo feito agora? Você está conseguindo manter a qualidade ou apenas está focado em quantidade?

Essas são perguntas fundamentais que devem ser levadas em conta para quem deseja mais produtividade, mantendo foco nos seus objetivos principais e na sua qualidade de vida.

Ser produtivo, então, é conseguir alcançar os resultados que você determinou no menor tempo, mantendo a qualidade.

Então, para início de conversa:

“Estar ocupado não é ser produtivo”

Se você concorda com essa afirmação, então tenho algumas dicas para você aumentar a sua produtividade.

Dicas de Produtividade

1. Reserve um tempo para se planejar

Eu sei que você deve ter uma vida corrida, cheia de atribuições, mas é importante que você tenha tempo para planejar seus próximos passos.

Como diz a famosa citação: “Dê-me seis horas para derrubar uma árvore e passarei as quatro primeiras afiando o machado.”

Planejar, então, é uma fase super importante para ter ações mais bem direcionadas.

É o ato de se planejar que faz com que você seja mais capaz de fazer avaliações corretas, evitar erros e retrabalho. E também é nesse momento que você deve estabelecer seus objetivos de longo prazo e metas específicas que vão orientar todo o seu planejamento de curto prazo, como você verá a seguir.

2. Escolha uma ferramenta de planejamento

imagem de um planner de produtividade

O planejamento não pode estar só na sua cabeça, não é mesmo?

Afinal, você não deveria confiar somente na sua memória pois, com toda certeza, ela vai falhar!

Além disso, o próprio ato de escrever te leva a organizar as ideias, te ajuda a priorizar o que é mais importante e ter mais clareza sobre os próximos passos.

Então, pensando nisso, você deve escolher uma ferramenta que te dê suporte. Que te ajude a executar essa tarefa com mais eficiência.

Se você é usuário de agenda, digital ou física, é nela que você deve anotar seus compromissos para ter uma visão do seu tempo disponível.

Mas além disso, você deve contar com uma ferramenta para organizar suas tarefas.

Para isso, o Planner é uma ótima opção, porque conjuga em um só lugar essas duas funções: organização de seus compromissos e de suas tarefas! Além disso, ele tem uma estrutura que vai te ajudar a seguir os passos mais importantes de um bom planejamento.

3. Faça um planejamento semanal

Assim como é importante definir ações de longo prazo para saber que direção seguir, você também deve ter um planejamento de curto prazo.

Então, abra sua agenda ou planner, veja os compromissos da semana que está chegando e faça seu planejamento de compromissos e tarefas a partir disso.

É importante que você defina por volta de 3 prioridades para a semana e siga seu plano!

Realizar as tarefas relacionadas a essas prioridades é o que vai trazer significado ao seu tempo, já que você vai fazer o que deveria de fato fazer.

Você vai ganhar muito em produtividade, porque vai começar a sua semana com foco, e não vai perder tempo com coisas que não estão relacionadas à sua meta.

Assim, você evita a procrastinação e segue mais rápido em direção aos resultados que quer alcançar. Para te ajudar com essa tarefa, conheça o Planner de Produtividade, um planner semanal gratuito para imprimir.

4. Faça um planejamento diário

Da mesma forma que você fez seu planejamento semanal com antecedência, faça também o planejamento do seu dia.

De preferência, planeje o que você deve fazer no dia anterior, definindo as suas prioridades e listando as suas tarefas.

Então, quando começar o dia, se concentre em executar as tarefas. Se sobrar tempo, passe para outras atividades. Dessa forma você pode dormir mais tranquilo e acordar com foco, evitando que você comece o seu dia se dedicando a tarefas mais fáceis ou prazerosas, mas que não são prioritárias.

5. Divida suas tarefas em blocos

Pra que você tenha um dia produtivo, uma dica super bacana é dividir as suas tarefas em blocos.

Mas o que significa isso?

Você deve combinar tarefas que possuem algum tipo de afinidade.

Por exemplo, reserve um bloco de tempo para tarefas que exigem mais concentração, outro para tarefas mais operacionais, outro para várias pequenas tarefas, e assim por diante.

A ideia é que você tenha blocos de tempo para determinadas tarefas, se concentre nelas e não fique passando de uma tarefa a outra. Isso vai te trazer muito mais produtividade, porque você fica bem mais concentrado no que deve fazer naquele momento.

6. Faça pausas

imagem de uma mulher deitada no chão
Photo by Aki Tolentino on Unsplash

Por fim, mas não menos importante: faça pausas!

O descanso é muito importante para você se recuperar mentalmente e fisicamente, dependendo da sua atividade.

Também é importante para você consolidar o que aprendeu, pois é nesse momento que o cérebro processa as informações em que trabalhou.

Isso inclui pequenas e grandes pausas. Pequenas pausas entre tarefas que te exigiram um pouco mais de tempo (ou entre seus blocos de tempo).

Pausas maiores em alguns momentos do dia, de preferência, antes que você se sinta exausto. Certifique-se de tornar o seu ambiente o mais calmo possível utilizando iluminação, aromas, música, etc. para que relaxe totalmente durante seu tempo ocioso.

O sono também deve ser uma preocupação sua. Uma boa noite de sono pode aumentar consideravelmente a sua produtividade, já que é nessa hora que o corpo e mente se recuperam.

Além disso, poder descansar e ter tempo para algo agradável é o que faz nosso dia ser mais leve e alegre. Então faça pausas regulares. E cuide de si!

Como ser mais produtivo: conclusão

Depois de tudo que você leu, acredito que esteja convencido de que o planejamento pode ser uma das suas grandes fontes de produtividade.

Junto com ele, o foco nas suas metas, estabelecer estratégias inteligentes, usar ferramentas que te deem suporte e descansar!

Por fim, uma frase para quem pensa em ter mais produtividade:

“A direção é mais importante que a velocidade”

Então, se concentre em fazer seu planejamento e defina bem onde quer chegar antes de começar. Espero que você aproveite as dicas de como aumentar a produtividade, ponha em prática e tenha dias mais leves e produtivos!

Cris Rezende é mãe da Isabela e idealizadora do Da Caixola. Seu objetivo é compartilhar conhecimentos para você se reconectar com sua essência e para aprender a se planejar e viver com mais alinhamento e significado.