Muito além das dietas do momento, saber o que é uma alimentação saudável é questão essencial para quem busca melhorar sua saúde. Para quem cuida da saúde da família inteira então, é ainda mais importante!

Como informação confiável é sempre útil (e nem sempre fácil de encontrar pela internet), trouxe um texto bem bacana do Mayk Souza para nos ajudar.


Imagem de uma mesa repleta de alimentação saudável

O que é alimentação saudável?

A guerra contra o sódio e o açúcar para conscientizar dos riscos que tais ingredientes tem para saúde fez com que milhares de brasileiros entendessem a importância de uma alimentação saudável. O consumo de produtos industrializados, uma das grande novidades da modernidade, tem sido apontado também como outro vilão da saúde a médio e longo prazo, justamente pelo sódio “escondido” usado na conservação dos produtos.

Afinal, você acha normal que alguns alimentos, considerados perecíveis, durem tanto tempo em uma prateleira de mercado ou na sua dispensa?

Já observou o prazo de validade daquela lasanha congelada à bolonhesa ou do leite de caixinha? Pois é, estes e tantos outros alimentos industrializados estão repletos de sódio, item bastante explorado por fabricantes nos quatro cantos do planeta.

Consumo excessivo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 5g de sódio por dia. Porém, o brasileiro tem excedido muito essa recomendação, com uma média de 12g.

A infinidade de produtos industrializados e o seu sabor atrativo são alguns dos fatores que favorecem a ingestão indiscriminada de sódio, presente desde aquele biscoito integral que parece inofensivo até em bebidas, o que contribui para o surgimento de diversos problemas, tais como:

  • hipertensão;
  • pedra nos rins;
  • insuficiência renal;
  • obesidade.

Mas o sódio não é o único vilão desta história, o Ministério da Saúde também alerta sobre o alto consumo do açúcar desde a infância.

O açúcar, apesar de auxiliar na produção de serotonina, hormônio responsável por regular o humor, pode também ser prejudicial à saúde. O consumo em excesso pode trazer vários riscos, desde a obesidade até a insuficiência de insulina.

A quantidade da substância contida em alguns produtos industrializados chega a ser assustadora e, muitas vezes, essas informações não são tão claras nos rótulos. O valor do açúcar ainda não é identificado de forma isolada, mas sim junto com outros carboidratos. Isso dificulta ainda mais a possibilidade de identificá-lo.

Em alguns produtos, o açúcar vem divulgado com nomenclaturas diferentes, tais como: 

  • glicose;
  • frutose;
  • sacarose;
  • glicose de milho;
  • açúcar invertido;
  • néctar;
  • xarope de malte;
  • extrato de malte;
  • xarope de milho;
  • dextrose;
  • maltose;
  • xarope de agave.

O consumo de açúcar é ainda mais tenso e exige muito mais cuidado quando falamos da alimentação de crianças, adolescente e idosos. Geralmente, essas faixas etárias exigem maior cuidado com as refeições ricas e balanceadas para suprir a formação ou deficiência de algum nutriente no organismo.

Leia também:

Alimentação pós maternidade

Alimentação saudável em família

Exageros com o consumo de refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos industrializados e guloseimas podem desencadear uma série de problemas, tais como:

  • diabetes;
  • cáries;
  • obesidade;
  • colesterol alto;
  • gordura no fígado.

Gordura trans

Este é um importante componente utilizado na indústria alimentícia, criada por um processo de hidrogenação industrial com o objetivo de aumentar a durabilidade dos produtos. Apesar de ser boa para conservação, conferir crocância e sabor aos alimentos, a gordura processada não traz benefício nenhum para a saúde, pelo contrário.

A ingestão de gordura trans está relacionada ao aumento das taxas de colesterol total e LDL, conhecido como o colesterol ruim, ela também reduz os níveis de HDL (colesterol bom). O consumo elevado deste tipo de gordura aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e Infarto. 

É importante fiscalizar todos os alimentos que você e sua família está ingerindo e tente evitar tudo que for industrializado, sempre que possível.

Alguns alimentos de origem animal, como leite e carnes, também possuem gordura trans, porém em uma dose irrisória, segundo a Anvisa. Se consumida de forma moderada, a gordura trans traz benefícios à saúde.

Até aqui você já conseguiu entender que o sódio, o açúcar e a gordura trans são os vilões que podem prejudicar a sua saúde, certo? Agora é hora de entender como melhorar as refeições e ter uma comida saborosa e saudável.

O que é alimentação saudável?

Isso não tem nenhuma relação com o mito do consumo exclusivo de hortaliças e legumes, com restrição de vários grupos alimentares. A alimentação saudável vai muito além, trata-se de práticas que assumem significação social e cultural dos alimentos.

Uma boa alimentação deve considerar a especificidade de cada pessoa, o que pode ser considerado bom para um pode ser insuficiente para o outro. Temos rotinas e estilo de vida distintos, e também necessidades alimentares diferentes.

O quê é necessário para ter uma boa alimentação?

A primeira coisa é optar por alimentos variados e balanceados, de acordo com os nutrientes de que você precisa. Prefira comida de verdade, evite os industrializados ou processados. Tente preparar suas refeições, isso vai garantir a certeza do que realmente está no seu prato e também o controle sobre uso de gordura e sódio.

Adicione frutas, iogurtes naturais, castanhas, legumes, hortaliças, carboidratos e proteínas boas. Use tudo aquilo que a natureza nos fornece e, claro, beba muita água. Hidrate-se. Muitas vezes confundimos fome com sede. Observe o seu corpo!

Tenha prazer durante as refeições, escolha alimentos saborosos e saudáveis, aprecie esse momento, coma devagar e mastigue bem a comida. Isso fará muita diferença.

Sabemos que nem sempre você terá tempo disponível para preparar todas as suas refeições. Neste caso, é possível escolher algum restaurante que forneça produtos mais naturais, inclusive optar por uma boa salada.

O importante é que você tenha sempre uma atenção especial com a sua alimentação e tenha o prazer ao saborear cada refeição!