Por que usar um planner: 6 bons motivos

Nessas últimas semanas, coincidência ou não, algumas pessoas vieram me falar que gostam e acompanham meus posts sobre organização e planner. Fiquei especialmente feliz porque foram pessoas do meu dia a dia, que eu nem sabia que conheciam o blog! Foi quando me dei conta de que nunca falei sobre os motivos de por que usar um planner.

Bom, pelo menos os meus motivos. Certamente cada um terá os seus. Mas consegui elencar, pelo menos, 6 bons motivos e vim compartilhar com vocês. Dá uma olhada na lista e vê se temos alguns motivos em comum.

Por que usar um planner?

Meus motivos têm muito a ver com minha necessidade de organização. E penso que podem ser a justificativa para qualquer um daqueles métodos de organização do tempo que já indiquei por aqui. Eu só consigo ser produtiva com um pouco de organização. E me faz imensamente feliz ser produtiva!

Na lista abaixo, não entrei no mérito do scrap. Vocês sabem que uma das coisas que me dá prazer é decorar o planner com scrapbook. Mas posso fazer scrap de diversas formas, não preciso de uma agenda para isso. Já que uso um planner, aproveito para decorá-lo e mantê-lo agradável aos meus olhos, de forma que me motive a continuar me organizando.

A lógica que eu segui para elencar meus motivos foi o por que eu preciso de uma ferramenta de organização. E por que eu gosto exatamente dessa ferramenta: o planner. Bom, vamos lá!

Eu tenho, pelo menos, 6 bons motivos de por que usar um planner.

 

1- Organizar os pensamentos

Escrever organiza os pensapor que usar um planner organizarmentos – e isso vale para todo mundo. Eu adoro escrever, já falei várias vezes isso por aqui. Mas mesmo quem não sente prazer em escrever consegue organizar melhor as ideias se colocá-las por escrito.

Lembro bem da época de colégio, e especialmente da época em que estudava para concurso, que muitas vezes quando eu tinha uma dúvida, o simples fato de elaborar uma pergunta para alguém já me ajudava a encontrar a resposta. Colocar minhas dúvidas por escrito é como elaborar uma pergunta para mim mesma. Ajuda muito a encontrar uma resposta.

Escrever nos obriga a compreender a dúvida. Visualizar nos faz ver o problema “de fora”. E ter todo esse processo anotado num único lugar facilita o acesso a essa informação quando quisermos encontrá-la ou relembrá-la.

 

2- Descarregar a mente

por que usar um planner menteO ser humano é inquieto por natureza, estamos sempre com a cabeça cheia de ideias! O que mais vejo por aí é gente reclamando que não tem tempo suficiente para fazer tudo de que precisa. Muitas vezes ficamos cansados só de pensar no tanto de coisas que temos que fazer.

A gente se perde porque não sabe nem por onde começar! É nesse contexto que as listas de coisas a fazer funcinam bem. Anotar os compromissos não apenas no ajuda na organização, como mencionei acima, mas tira a carga da memória.

A gente não precisa mais ficar o tempo todo tentando lembrar o que temos que fazer. É só pegar a lista e ler! É isso que chamo de descarregar a mente: a preocupação sai da cabeça e vai para o papel. Literalmente. Isso me deixa muitos quilos mais leve!

 

3- O prazer de ticar

por que usar um planner ticarJá que estamos falando em listas, preciso confessar: eu adoro ticar uma lista! Fala sério? Anotar as milhares de coisas que temos que fazer e ir marcando uma a uma na medida que vão sendo realizadas é um prazer imensurável.

E no final do dia (da semana ou do mês) ver aquela lista toda verdinha, marcada de itens realizados dá uma sensação de produtividade e vitória que motiva qualquer um a continuar por esse caminho! É um ciclo vicioso!

Ninguém precisa sair postando suas listas nas redes sociais. Mas abrir o planner para começar uma nova semana e verificar que ficou pouca coisa pendente da semana anterior é motivo para começar a semana animada! Esse é um dos motivos pelo qual deixo meu planner sempre aberto e à vista na minha mesa.

 

4- Não perder ideias

por-que-usar-um-planner-ideiasMeu Deus! Quantas vezes temos uma super ideia num lugar totalmente inesperado? Na fila do banco, esperando o atendimento médico, dentro do ônibus. Eu mesma faço muita poesia enquanto tomo banho!

Se deixarmos passar muito tempo, as ideias se perdem! A gente tem tanta coisa na cabeça que acaba não lembrando mais daquela ideia brilhante de poucos minutos atrás.

Essa é a importância de ter um papel e uma caneta sempre por perto para anotar tudo e não perder nada. E para realmente não perder nada não pode ser qualquer papelzinho solto. Bem melhor anotar tudo de uma vez já no planner! Posso até não saber quando vou conseguir colocar em prática determinada ideia, mas é certo que quando quiser e puder, sei onde encontrá-la facilmente.

 

5- Lembretes para si

por que usar um planner lembretesEm inglês, chamam de notes to self; na Psicologia, chamam de insight. Eu chamo de lembrete para mim mesma 🙂 É um dos meus motivos mais carinhosos de por que usar um planner. Deixar recadinhos para mim mesma.

A idéia é algo semelhante a colar um post-it. Puxa, Talita! Precisas ter isso guardado no coração porque vai te servir para o futuro! Como não seria muito aceito socialmente andar com um post-it colado na testa, eu anoto num lugar bem especial do planner.

Muitas vezes anoto no meio da semana mesmo, para eu lembrar toda vez que passo os olhos nos compromissos do dia. Respirar fundo, sorrir mais, mostrar para o Vinicius as flores desabrochando com a chegada da Primavera, ligar para minha mãe e lembrá-la do quanto a amo. Lembretes para mim. Deu para entender?

 

6- Produtividade e saúde mental

por que usar um planner produtividadeDepois de tudo isso que já falei fica fácil entender que um planner contribui fortemente para o incremento da produtividade e melhora da nossa saúde mental, né? Informações organizadas e de fácil acesso otimizam o tempo e, consequentemente, nos fazem pessoas mais produtivas.

Não ter que carregar tanta carga na mente e confiar que tenho tudo que preciso anotado diminui o estresse do dia a dia. Esses pequenos lembretes, oásis de bons pensamentos em meio a tantos compromissos, certamente ajudam na saúde mental.

 

por que usar um planner info

E aí? Consegui mostrar para vocês alguns bons motivos de por que usar um planner?

 

Temos motivos coincidentes? Vocês têm outra motivação? Conta pra mim aqui embaixo (ou no Instagram ou no Facebook)! Vamos trocar figurinhas!

8 comentários em “Por que usar um planner: 6 bons motivos

  1. Eu AMEI este post!
    Adorei os motivos e o prazer de ticar é delicioso mesmo
    Estou ensaiando, mas vou fazer…comecei um caderno, para fazer um boulet jornal, mas não deu muito certo…estou estudando outras formas.
    Estes prontos são lindos, mas ainda acho muito caros…rs
    Bjks mil

    1. Oi, Clau!
      Estou em pesquisa para um post sobre os planners disponíveis aqui no Brasil. Vou incluir os preços. Logo, logo publico.
      Mas assim, não precisa mesmo ser um pronto. Há os digitais (que a gente imprime) e pode-se utilizar um caderno, como tu mesma falasse.
      Mas o que vejo, em muitos casos, é que os prontos são mais práticos. E praticidade é fundamental para organização (tanto para começar quanto para manter).
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *