Mural de fotos: Como já era de se esperar, por conta da minha paixão pelo scrapbooking, eu AMO projetos com fotografias! Há muitas ideias de como montar mural de fotos online, basta fazer uma pesquisa rápida no Google. De fato, há tanta informação sobre como fazer um mural de fotos que é fácil se perder nesse mar.

Pensando nisso, resolvi fazer esse post selecionando algumas ideias para te inspirar a criar um mural de fotos. É minha curadoria a partir de várias inspirações de como fazer um mural de fotos online. Minha seleção particular, seguindo meus critérios de sempre: beleza com simplicidade. Porque já tem complicação de mais nessa vida, né?

Já falei por aqui sobre a importância das fotos num projeto de scrapboking.

 

Separei 8 projetos de painel de fotos incríveis com seus respectivos passo a passo para ficar fácil de reproduzir em casa. Depois, vou deixar muita – MUITA – inspiração de variações desses projetos. Separei mais 70 ideias lindas do Pinterest para ninguém reclamar que falta criatividade para fazer seu mural de fotos!

 

imagem de um varal de fotos com luzes: inspiração e dicas para fotos

Índice

Mural de fotos – dicas

Antes de mostrar os projetos de mural de fotos online, que eu separei de alguns sites, quero deixar umas dicas gerais.

  1. Mantenha tuas fotografias organizadas: um mínimo de organização já ajuda muito na hora de escolher quais serão impressas (fotos revelação ou impressão, tanto faz). Já expliquei por aqui como eu organizo minhas fotos salvas, pode ser que te ajude nisso (fotos na nuvem, fotos iCloud, em pastas, etc).
  2. Escolha imagens significativas: claro que o mural é teu e podes contemplá-lo com as fotos mais curtidas do Instagram (como eu já fiz na minha retrospectiva 2017). Mas a ideia de ter fotos em destaque em algum lugar da casa remete a imagens especiais (pense em fotos grávida, fotos formatura, fotos Rio de Janeiro, fotos mesversário, fotos engraçadas, enfim, já deu para entender, né?).
  3. Não complique as coisas: fotos profissionais são lindas e merecem destaque, por isso é válido incluir no painel as fotos gestante do ensaio de fotos gravidez e fotos de família do ensaio de fotos infantil. Mas também vale adicionar os cliques feitos no celular (fotos iPhone, fotos Tumblr ou fotos Instagram) se forem fotos bonitas.
  4. Adicione um pouco de criatividade: algumas das ideias abaixo utilizam apenas fotos 10×15 e já ficam incríveis assim. Outras, mais criativas, podem incluir fotos em preto e branco, fotos 15×21 e outros tamanhos misturadas com fotos unicórnio ou fotos flores ou qualquer outra temática que te interesse.

    Isso é só um exemplo para dizer que podes criar um mural de fotos criativo e personalizado.

  5. Pense num tema para o mural de fotos: particularmente, penso que fica muito bacana escolher um tema para o painel de fotografias. Pode ser fotos em praia, fotos na piscina, fotos masculinas, fotos no espelho, fotos de amor, enfim, as opções são infinitas. Dependendo do modelo de mural que for escolhido, esse tema pode ser trocado de tempos em tempos.

 

Inspiração Mural de Fotos Criativo

Separei 8 projetos lindos de mural de fotos como fazer – com passo a passo. Não tem desculpa de que não consegue porque são todos fáceis de fazer e ficam super charmosos. Confere aí!

 

mural de fotos madeira ou mural de fotos branco

1. Mural de fotos Quadro

A ideia aqui é utilizar uma moldura de madeira para fixar o varal de fotos. Pode-se utilizar grampos ou clipes de diferentes modelos para prender as fotografias.

A ideia do post original (Little Inspiration) utilizou fotos quadradas (provenientes do Instagram e fotos Tumblrs), mas é facilmente adaptável a qualquer formato de imagem.

 

mural de fotos retrô e mural de fotos barato

2. Mural de fotos Retrô

Essa segunda inspiração tem tudo a ver com scrapbooking! É um projeto que transforma nossas fotos em bandeirolas super charmosas.

O post original (Vanessa J Photography) utilizou essas bandeirinhas de fotos como decoração de um casamento e ficou simplesmente incrível! Também ficaria lindo num chá de bebê ou numa festa infantil.

 

mural de fotos instax e mural de fotos na parede

3. Mural de fotos na Parede

Essa ideia já ultrapassa o conceito de mural. É, na verdade, uma parede de fotos! A criadora do post original (Small Friendly) decorou toda uma parede da sala dela com fotos da família.

Penso que foi um pouco de exagero porque tanta foto num local onde se permanece por muito tempo pode ser cansativo. Mas acho que a ideia ficaria bem bacana numa parede menor da cozinha ou do corredor, por exemplo.

 

mural de fotos moderno e mural de fotos polaroid

4. Mural de fotos Moderno

Particularmente, acho que essas luzinhas de pisca-pisca trazem um ar moderno por onde quer que estejam. Transformá-las num varal de fotografias é uma ideia super charmosa que já quero copiar.

Vou deixar aqui o post original (Lights 4 fun), mas não há coisa mais fácil que a execução desse projeto. Basta pendurar o fio de luzes na parede e prender as fotos com pregadores ou clipes. Simples e lindo, bem como eu gosto.

 

mural de fotos artesanal e mural de fotos 10x15

5. Mural de fotos Artesanal

Para quem gosta de uma pegada bem artesanal, olha só que ideia criativa: um mural feito de bastidores de bordado. Fica praticamente um móbile de fotos – amei!

Observem que são 3 bastidores de tamanhos diferentes, um maior, um mediano e um menorzinho. Esses do post original (Natal Me) foram deixados na madeira crua (o que funcionou perfeitamente com as fotos em preto e branco). Mas acho que ficaria bem alegre se os bastidores fosses pintados com cores vibrantes também.

 

mural de fotos para quarto infantil e mural de fotos comprar

6. Mural de fotos para quarto infantil

Achei uma graça essa ideia de fotos penduradas em balões e penso que ficaria super divertido num quarto de criança. Os balões podem seguir a paleta de cores do quarto e podem ser colados no teto ou na parede.

Mas observem que a proposta do post original (Wedding Chicks) não é nada infantil. Foram utilizadas fotos de casal e um tom de balões bem clássico. Também é uma inspiração que funcionaria super bem para qualquer tipo de festa.

 

mural de fotos para sala e mural de fotos onde comprar

7. Mural de fotos para Sala

Olha só que incrível essa inspiração de painel geométrico! Penso que é uma ótima opção tanto para a sala quanto para o quarto. Além disso, ele pode ser utilizado como mural de fotos e recados.

Olhando essas imagens lindas pode parecer um pouco complicado fazer um desses em casa, mas eu garanto que não é! O post original (The Cald Well Project) tem o passo a passo bem explicadinho. Está em inglês, mas é tranquilo de seguir apenas pelas imagens.

 

mural de fotos vertical e mural de fotos viagem

8. Mural de fotos Vertical

Mais um exemplo de que o simples é também belo. São apenas 3 fios pendurados na vertical que abrigam fotografias especiais. Só isso e já fica lindo!

Na ideia do post original (The Every Girl) foram utilizadas fotos polaroides, mas é possível prender qualquer tipo de foto, na prática. Utilizando clipes ou pregadores dá a flexibilidade para poder trocar as fotos de tempos em tempos.

 

Mais Murais de Fotos Criativos

Para ninguém reclamar de falta de criatividade ou que inspiração pouca é bobagem, segue uma lista IMENSA com várias dicas de painéis de fotos super bacanas. São todas imagens e inspirações do Pinterest. Por isso mesmo, achei melhor colocar aqui diretamente os PINs das imagens.

Assim, quem tiver interesse em obter mais informações sobre o projeto e/ou quiser saber sua autoria e site de origem, basta clicar na imagem que será redirecionado para o PIN original (no Pinterest).

 

9. mural de fotos viagem

Um kit de molduras padrão (fundo de vidro e borda de madeira pintada de preto) com fotos preto e branco.

 

10. mural de fotos magnético

Sabia que existe tinta magnética que pode ser utilizada como base para um painel de fotos?

 

11. mural de fotos para festa

Um fio de luzes bem grande e várias (muitas mesmo!) fotos penduradinhas numa parede lisa.

 

12. mural de fotos de madeira

Um leiaute bem diferente em madeira para customizar esse painel de fotos.

 

13. mural de fotos mdf cru

O charme dessa ideia é utilizar elementos em seu estado natural, como o MDF cru e grampos de madeira que podem ou não serem pintados posteriormente.

 

14. mural de fotos parede

Dois tamanhos de quadros para as fotos, pendurados por fios de metal na parede da sala.

 

15. mural de fotos varal

Uma versão menor do varal para festa, utilizando pregadores de roupa para fixar as fotografias no fio de luz.

 

16. mural de fotos de cortiça

Mais simples impossível: uma folha de cortiça sobre uma moldura de madeira e muito espaço para colocar suas fotos.

 

17. mural de fotos tela

A composição de fotografias é vista como uma tela de um quadro, inclusive com iluminação adequado para isso.

 

18. mural de fotos para quarto

Uma versão um pouco mais simplificada do relógio, apenas com 4 fotos quadradas e uma parede colorida de fundo.

 

19. mural de fotos em mdf

A ideia pode ser realizada tanto em MDF quando em adesivos de parede.

 

20. mural de fotos namorados

Fotos num vaso, como se fossem flores. Perfeito para fotos de namorados.

 

21. mural de fotos sala

Composição de fotos e frases com adesivos de parede. Uma linda recordação da família na sala de casa.

 

22. mural de fotos rose gold

Aramado rose gold para um lindo mural de recados e fotos bem flexível.

 

23. mural de fotos com imã

Uma palavra de metal é utilizada como base de mural de fotos com imãs.

 

24. mural de fotos grande

Um grande mural de fotos feito a partir de janela reaproveitadas.

 

25. mural de fotos quarto

Ideia de simples execução que pode ser adaptada para qualquer quarto.

26. mural de fotos metal

Fundos brancos para as fotos com fixação toda de metal.

 

27. mural de fotos imã

Mais um painel com base de tinta magnética para ser trabalhado com imãs.

 

28. mural de fotos para aniversário

Outra ideia de relógio mais festivo e com o desenvolvimento da família ao longo do tempo.

 

29. mural de fotos grade

Uma grade estilizada e não homogênea é a base desse mural de ferro preto.

 

30. mural de fotos de metal

Um mural de metal simples o suficiente para se fazer com as próprias mãos.

 

31. mural de fotos com isopor

O isopor também pode ser utilizado como base para fazer o seu mural de fotos.

 

32. mural de fotos mdf

Uma prancha de MDF ou uma tábua de madeira crua são a base para esse painel de fotos rústico.

 

33. mural de fotos ferro

Aqui tudo é de ferro: uma barra de ferro prende fios de metal que, por sua vez, utilizam prendedores de ferro para fixar as fotos de forma displicente.

 

34. mural de fotos em eva

Lindo painel de fotos utilizando base de EVA e um arco como moldura.

 

35. mural de fotos 1 aninho

Fotos de cada mês do primeiro ano do bebê para compor esse mural comemorativo de 1 ano.

 

36. mural de fotos aniversario infantil

Leiaute desenhado na parede compõe esse mural diferente e criativo, perfeito para uma festa infantil.

 

37. mural de fotos antigas

Fotos antigas compondo uma charmosa árvore genealógica da família.

 

 

38. mural de fotos barbante

Três barbantes pendurados na vertical formando um móbile moderno decorativo.

 

39. mural de fotos bebê

Linda parede de fotos mescladas com palavras significativas. Pode ser pensada para o tema da família ou do casal ou do bebê, por exemplo.

 

40. mural de fotos casal

Várias fotos do casal numa moldura de madeira e uma máquina de relógio no meio.

 

41. mural de fotos casamento

Uma sequência de pequenos quadros com fotografias do casamento formando um grande coração.

 

42. mural de fotos caseiro

Um mural de fotos bem caseiro e charmoso, sem deixar de ser rústico.

 

43. mural de fotos com eva

Outra opção para quem quer utilizar o EVA como base para o seu mural.

 

44. mural de fotos com luzes

Uma tela de fundo com uma moldura de madeira que, por sua vez, é emoldurada por luzes. Simples e lindo.

 

45. mural de fotos coração

Várias fotos quadradas que compõem um coração de recordações.

 

46. mural de fotos de coração

Fotos em preto e branco, com um fundo preto, formando um coração.

 

47. mural de fotos de eva

O EVA branco pode ser utilizado como base de varal de fotos.

 

48. mural de fotos de isopor

Da para acreditar que esse painel de fotos é feito de isopor?

 

49. mural de fotos de namorados

Linda composição de fotos com palavras ou frases especiais.

 

50. mural de fotos dia dos pais

Que tal utilizar cabides para fazer um mural de fotos para o papai?

 

51. mural de fotos diy

DIY de um mural de fotos simples e fácil para fazer em casa.

 

52. mural de fotos em aniversario

Fotos podem ser coladas em um biombo para compor a decoração de uma festa de aniversário.

 

53. mural de fotos em coração

Que tal uma frase de impacto no meio das fotos em forma de coração?

 

54. mural de fotos em formato de coração

O formato de coração também pode ser utilizado para temas como irmãos.

 

55. mural de fotos em quarto

Fitas adesivas coloridas para fixar as fotos de um painel simples para o quarto.

 

56. mural de fotos empresa

Quadros com compilados de fotos dispostos ao redor do mapa do mundo.

 

57. mural de fotos fácil de fazer

Barbante cru para pendurar esses quadrinhos de fotos de forma fácil e rústica.

 

58. mural de fotos feito com isopor

Disposição simples que pode ser utilizada diretamente na parede ou sobre uma placa de isopor.

 

59. mural de fotos festa junina

Essa composição de quadrinhos coloridos ficaria perfeita na decoração de uma festa junina.

 

60. mural de fotos formato de coração

Outra opção de leiaute de coração, agora com fotos em diferentes formatos.

 

61. mural de fotos gigante

Linda essa composição de fotos em formato gigante e em preto e branco.

 

62. mural de fotos infantil

Fotos infantis sobre um monograma.

 

63. mural de fotos Instagram

Que tal colocas suas fotos do Instagram na parede?

 

64. mural de fotos isopor

A parede da escada pode servir de mural de fotos. Quem não quiser colar direto na parede, pode utilizar uma base de isopor.

 

65. mural de fotos love

Uma composição de fotos com flores é puro amor.

 

66. mural de fotos mapa mundi

O mapa mundi é a inspiração e o plano de fundo para essa composição de fotos de viagem.

 

67. mural de fotos na parede com pisca pisca

Linda composição com mapa, máquina fotográfica, fotos e pisca pisca.

 

68. mural de fotos no isopor

A base para essas pequenas fotos pode ser feita de isopor.

 

69. mural de fotos no quarto

Mural inspirado em tapeçaria.

 

70. mural de fotos para homens

Uma foto para cada mês do ano.

 

71. mural de fotos para o dia das mães

Que tal preparar uma chuva de fotos para sua mãe?

 

Se alguma dessas imagens for tua e não tiveres interesse nessa divulgação, por favor me avise que eu providencio a retirada imediata dela.
Se alguém quiser sugerir mais alguma ideia de mural de fotos, conta pra mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) que eu edito o post para inserir!