Por ser uma apaixonada por planners, as pessoas me perguntam se PLANNER é para TODO MUNDO. Então resolvi escrever esse post para deixar registrado que sim, eu acredito que todo mundo pode usar um planner!

Essa, é claro, é resposta rápida. Mas eu tenho algumas considerações a fazer sobre o assunto que eu acredito que vale a pena esclarecer.

Antes de mais nada, preciso comentar que sou uma apaixonada por planner de fato. Utilizo essa ferramenta de organização e planejamento desde 2016. E uso muito, no meu dia a dia, todos os dias! Então, penso que posso falar do assunto com certa propriedade.

Aliás, já fiz uma retrospectiva mostrando todos os meus planners aqui no blog. Quem ficar curioso, pode conferir um por um!

TODO MUNDO pode usar um PLANNER?

Feitas as considerações iniciais sobre o assunto, vamos aos tópicos que considero importante levar em conta quando se fala sobre planner. E sobre quem pode ou não usar esse tipo de ferramenta.

Ah! Deixa eu contar logo que também fiz um vídeo sobre o tema! Quem curtir mais vídeo, basta das o play aí embaixo. Quem gostar mais de texto, é só seguir lendo até o final.

1. Gostar da sua ferramenta de organização e planejamento é importante

Vamos começar do começo e deixar algo claro. Cada pessoa tem seu próprio sistema de organização. Gostar da sua ferramenta de organização não é supérfluo. É algo super importante, especialmente para se manter o hábito da organização.

Organização tem tudo a ver com autoconhecimento – vivo repetindo isso por aqui! A gente precisa sim se conhecer, testar algumas coisas e saber o que funciona melhor para si. Então, precisas entender se és da turma do papel ou da turma do digital e verificar se a tua ferramenta de organização está de acordo com o teu gosto.

Se vocês, assim como eu, são da turma do papel, amam adesivos, canetas coloridas e afins, é bem provável que o PLANNER seja tua melhor escolha.

agenda semanal com rabiscos porque todo mundo pode usar um planner do jeito que quiser
Para os amantes da papelaria, é impossível não se apaixonar por um planner!

2. Autoconhecimento

Como já mencionei anteriormente, vivo repetindo por aqui que organização tem tudo a ver com se conhecer. Prova disso é que não consegui nem terminar a primeira consideração desse texto sem repetir – de novo! – essa frase!

Com qual tipo de material te sentes mais confortável? Com o que preferes lidar no teu dia a dia? São perguntas que vale a pena se fazer. Porque isso nos faz manter o hábito da organização.

Resumindo, é isso: cada pessoa tem que encontrar seu próprio sistema de organização. Porque é um sistema: precisamos de uma agenda para organizar nossos horários, para nossas informações estarem num lugar só e bem organizadas. Precisamos de algum espaço para fazer as listas de que precisamos, como coisas a comprar, tarefas pendentes, o que precisamos cobrar de alguém, o que precisa conversar na próxima reunião (pauta). Enfim, um espaço para registrar essas listas, as chamadas listas de afazeres.

E precisamos encontrar, então, nesse nosso sistema, quais são as ferramentas mais confortáveis para utilizarmos. Como já disse, para mim, é o planner. Fica então a dica para se observar e verificar se gostas de papel, adesivos, canetinhas, se gostas de lidar com essas questões manuais, provavelmente o planner seja uma ótima pedida para ti.

Descobrindo a maneira que funciona melhor para ti é que vais fazer a organização funcionar de fato e mantê-la como um hábito na tua vida.

adesivos do meu planner para usar do meu jeito
Eu uso adesivos no planner sem dó!

3. Personalização

Outra característica intrínseca da organização é a personalização. Não adianta eu vir aqui e dizer para fazerem exatamente como eu faço e vocês fazerem igualzinho que vai dar certo. Não é assim que funciona!

Eu venho aqui mostrar como eu faço para servir de exemplo e motivação. Mas cada um precisa fazer as adaptações necessárias ao seu contexto. O planner tem MUITO dessa possibilidade de personalização.

Eu, por exemplo, adoro colocar fotos da minha família, escrever frases de motivação ou inspiração, deixar recadinhos para o meu eu do futuro. Eu gosto de usar adesivos funcionais, trabalhar com cores diferentes. Enfim, toda essa parte visual é bem importante para mim.

Já falei detalhadamente por aqui sobre o fato de uma decoração simples do planner ser algo que funciona para o meu dia a dia.

Uma das minhas características preferidas num PLANNER é que ele pode – e DEVE – ser personalizado para atender às necessidades de cada pessoa. Escolha um planner que te dê essa oportunidade! Caso contrário, estarás perdendo o melhor que um planner pode te oferecer!

planner personalizado porque todo mundo pode usar um planner
O melhor do planner, para mim, é poder personalizá-lo!

4. Tipos de planner

Há diversos tipos de planners: de parede, de mesa, com visão semanal, mensal, diária, com leiaute na vertical, na horizontal, com ou sem horários, etc. Sabendo dessa variedade e com um olhar no autoconhecimento, vale usar essa diversidade a teu favor e escolher um modelo de planner que faça sentido para ti. Esse é o principal argumento porque afirmo que todo mundo pode usar um planner.

Eu gosto de usar um planner com visão semanal e com o dia inteiro na vertical. Não é uma escolha aleatória e já esclareci em outro texto o porquê de especialistas em produtividade recomendarem a visão semanal. Dentro desse modelo, eu gosto de usar a parte superior dos dias para atividades que não tem um horário específico e a parte debaixo para compromissos com dia e hora determinados.

Enfim, passando pelos tópicos anteriores, faça uma boa escolha para ti! No vídeo (quem mencionei lá em cima) eu mostro um pouco como faço a personalização do meu planner. Aqui no blog, há diversos posts em que mostro mais detalhes de como utilizo meu planner. Vale passear pela categoria organização e fuçar nos posts sobre planner.

todo mundo pode usar um planner
Um bom planner pode ser personalizado para atender tuas necessidades!

Todo mundo pode usar um planner!

Vale também fazer testes! Um ano experimenta um modelo, em outro ano testa outro tipo de planner. O importante é ir afinando o instrumento e otimizando cada vez mais teu sistema de organização.

Então, aí está toda uma opinião fundamentada de uma apaixonada por planner que acredita sim que todo mundo deveria dar uma chance para essa ferramenta e ter um planner para chamar de seu! Repito: todo mundo pode usar um planner!

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se o planner também é a tua escolha de organização e planejamento. Compartilha por aqui também quais as vantagens e desvantagens de ter um planner para enriquecer a discussão e ajudar ainda mais pessoas!