Já falei bastante de planejamento semanal por aqui. E, apesar de considerar planejamentos, de uma forma geral, opcionais, penso que o planejamento semanal é algo muitíssimo importante. Mas isso se aplica ao planejamento semanal nas férias também?

A resposta rápida é SIM! Mas vou explicar com calma porque considero que planejar a semana pode ser importante inclusive quando estamos de férias.

Para começar a conversa, preciso lembrar que planejar é pensar em coisas que queremos/gostaríamos de fazer. Diferente de organizar, que se refere a compromissos que temos que/precisamos fazer. Tem um post explicando bem essa diferença aqui no blog.

Pois bem, o planejamento semanal reúne essas duas partes. Inserimos na agenda os compromissos e atividades que têm uma hora ou dia certo para acontecer e incluímos algumas tarefas que gostaríamos de realizar durante a semana. O passo a passo do planejamento semanal já está bem detalhado aqui.

planejamento semanal no planner

Por que fazer o planejamento semanal nas férias?

O planejamento da semana é algo bem prático que auxilia – e muito! – na correria do dia a dia. Tendo os compromissos bem à vista não perdemos nada de importante. E é claro que isso vale para todos os dias da nossa vida, mesmo quando estamos de férias.

O mundo não para só porque não estamos trabalhando. As contas ainda precisam ser pagas, matrículas precisam ser feitas, consultas continuam marcadas. Enfim, os compromissos da vida podem até diminuir o ritmo, mas continuam acontecendo.

E quem é que consegue ficar com a cabeça tranquila quando ela está cheia de pensamentos e tarefas que não podem ser esquecidas? É justamente para poder descansar tranquilamente nas férias que acho muito válido continuar a fazer o queridinho planejamento semanal.

Algumas pessoas pensam que ter a semana planejada engessa o tempo delas. Mas é justamente o contrário! Tendo os compromissos organizados e as metas da semana anotadas, temos todo o restante do tempo livre para usar nossa criatividade a nosso favor!

Já pensou perder o show da tua banda favorita porque não comprasse os ingressos com antecedência? Ou não aproveitar tão bem a viagem de férias porque não reservou um bom hotel antes de ir? Mesmo nosso lazer e hobbies são melhores aproveitados com um pouquinho de planejamento!

Checklist do planejamento semanal

Como planejar a semana durante as férias?

Não há diferença no planejamento semanal seja durante as férias ou trabalhando/estudando. Para facilitar a nossa vida, recomendo usar o checklist que deixei aí em cima.

Esse é o checklist do planejamento semanal que usamos no Método Vida Organizada (o método de organização e produtividade que eu estudo e estou me certificando). Ele é perfeito para não esquecer de nada importante nesse processo de planejar a semana.

Lembrando que nos períodos de férias algumas pessoas gostam de fazer coisas como o checkup de saúde, o destralhe do guarda-roupas ou da casa, a revisão da papelada e do material escolar, etc. Se esse for o seu caso (é o meu!), lembre-se de inserir esses itens ao longo da sua semana.

Há compromissos importantes que também costumam acontecer nas férias. Alguns tributos como IPVA e IPTU têm descontos se pagos em janeiro, por exemplo. A compra de uniformes e material escolar também costuma ter descontos na época de férias. Vale a pena estar ciente disso para aproveitar as oportunidades.

meu planejamento da semana no planner

Planejamento semanal no planner

Como boa amante de planners que sou, é claro que o meu planejamento semanal é feito no planner. Nada como começar o ano com um planner novinho para a gente deixar a criatividade fluir e contribuir na organização do dia a dia!

Aliás, se ainda estiveres procurando um planner para te organizar lindamente durante o ano, dá uma olhada nos planners da Nuvem de Papel. Um mais lindo que o outro! Difícil não se apaixonar, viu?

Mas quero deixar claro que um dos pilares da organização é a personalização. Isso significa que qualquer que seja a ferramenta de organização que escolhas ela tem que funcionar bem para ti. Há pessoas que são da turma do papel e há os da turma do digital. Organização só caminha bem com autoconhecimento.

Saibas o que funciona melhor para o teu contexto e seja feliz – e organizada! E se tiveres qualquer dúvida sobre o tema, deixa aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) que eu respondo com o maior prazer!

Espero que essa reflexão sobre planejamento durante as férias tenha sido útil e faça sentido para a tua vida. A organização existe para deixar a vida mais leve!