Tenho a alegria de anunciar (e publicar) um novo episódio desse projeto tão especial para mim chamado Mamães Babonas! Nesse novo episódio das nossas tirinhas trazemos o tema Memória afetiva da casa. Porque cada casa tem muito mais que apenas tijolos e cimento em sua composição.

Sim, é um tema bem diferente do que costumo escrever por aqui. Isso porque, como expliquei no episódio anterior, nossos filhotes cresceram e, junto com eles, nossa forma de maternar. No processo de crescimento da nossa parte materna, veio, irremediavelmente, nosso crescimento como pessoas também. Que bom! Porque a nossa poesia evoluiu como consequência desse movimento!

Quem ainda não conhece nossos quadrinhos com poesia de mãe, precisa conferir todos os detalhes do projeto Mamães Babonas que acontece por aqui no Só Melhora e no A Casa da Mãe Leoa simultaneamente.

Aqui no Só Melhora falamos sobre organização e planejamento. Assuntos que permeiam o dia a dia de todos nós e ultrapassam a maternidade. Já o blog da Elaine Alberico, minha amiga e parceira nesse projeto, traz conteúdo sobre arquitetura e paisagismo.

Todavia, ambos os blogs mantêm uma conexão com a poesia porque acreditamos – de todo coração – que com poesia a vida fica muito mais leve e feliz! Vivo repetindo por aqui que, com organização e poesia, a vida só melhora!

imagem de uma pessoa de mãos dadas com a casa

O que é a memória afetiva da casa?

Falamos sobre memória afetiva da casa no sentido de que a construção onde moramos expande-se no conceito de lar. Lar é onde uma família mora, incluindo mobiliário e emoções que permeiam o nosso dia a dia.

Esse local onde moramos e vivemos boa parte do nosso dia precisa ser acolhedor e feliz. Todos queremos uma casa bonita e arrumada, mas nem sempre percebemos que nós precisamos agir para torná-la e mantê-la assim.

Os sentimentos e emoções dos moradores são influenciados pelos itens que compões a casa. Precisamos estar atentos ao que trazemos para dentro da nossa casa, assim como para tudo que mantemos nela.

imagem de uma casa com afeto

Lembranças pela casa

Se pararmos para perceber, cada objeto que temos em casa, seja grande ou pequeno, traz uma lembrança com ele. Ou porque foi presente de um amigo ou de um familiar, ou porque trouxemos de uma viagem, ou porque herdamos de um parente.

Se buscamos uma casa agradável, deveríamos manter nela apenas objetos que tragam uma lembrança agradável. Vale a pena prestar atenção na história de cada item e na emoção que ele nos desperta quando olhamos para ele.

Marie Kondo, a famosa escritora japonesa do livro A Mágica da Arrumação, entre outros, utiliza esse conceito no seu método de organização da casa. Ela dia para pegarmos cada objeto que temos em casa nas mãos e pensarmos se ele nos traz alegria.

Ela sugere que mantenhamos conosco apenas o que nos traz alegria. Isso se aplicada desde roupas, móveis e livros até itens de cozinha ou banheiro. O que não evoca um bom sentimento deve ser destralhado, ou seja, destinado à doação, conserto ou jogado fora.

Memória afetiva da casa em quadrinhos

Mas vamos ao que interessa: poesia em quadrinhos! Lembrando que a Elaine, arquiteta, paisagista e poetiza nas horas vagas, é uma artista multimídia que, além de escrever comigo os versos do poema, faz as ilustrações das nossas tirinhas. Ela arrasa na criatividade e na emoção em forma de imagens e rimas! A poesia é sempre feita a 4 mãos, recheada de muito amor e carinho. Esperamos que esse cuidado que temos com o nosso trabalho chegue até vocês. Confere aí embaixo o resultado:

poema completo de memória afetiva da casa

A imagem é altamente pinável! Além disso, no Instagram ela está publicada num carrossel de imagens! Fiquem à vontade para salvar no Pinterest e compartilhar nossos quadrinhos pelas redes sociais. Só não esqueçam de mencionar a autoria e, se puderem, colocar o link desse post. Isso ajuda a divulgar esse projeto lindo e nossos blogs!

MEMÓRIA AFETIVA DA CASA

Nossa casa é nosso lar
é onde devemos gostar de estar
aconchego e amor precisam imperar
para diariamente nos inspirar

Ela forma uma grande bolha
dos pensamentos e emoções da família
e influencia na vida da gente
nos trazendo tristeza ou alegria

Por abrigar toda essa carga afetiva
é preciso dar a devida importância
e lembrar que a CASA está viva
e recheada de muita lembrança

Cada objeto que a CASA abriga
certamente tem uma história
seja presente de parente ou amiga
desperta emoções em nossa memória

É importante prestar atenção
e ter consciência da emoção
que nos lembra cada mobília
no local de convivência da família

Móveis, vasos, roupas de cama
a CASA eterna nos influencia
mas nunca esqueça que o principal
é a qualidade de nossa energia

Energia de bons pensamentos
e isto inclui o NÃO julgamento
Amar o outro como a si próprio
e se vigiar a cada momento

CUIDE BEM DE SEU LAR
É A MORADA DA SUA VIDA
A CASA EXTERNA NOS APOIA
MAS A CASA INTERNA É QUE NOS ILUMINA

Elaine Alberico @elainealberico
Talita Rodrigues Nunes @somelhora

imagem de um menino pensando na memória afetiva da casa

Memórias da casa

Que memórias tem tua casa? Que emoções os cômodos e os objetos te despertam? Vale a pena fazer essa reflexão e organizar a tua casa de acordo com as conclusões que chegares.

Nem sempre a estética é o mais importante na beleza da nossa casa. Já pensasse em decorar algum ambiente com objetos feitos pelas crianças, por exemplo? Ou decorar o escritórios com tuas canetas coloridas preferidas?

Uma caneca rachada, mas com boas lembranças, pode virar um vaso para suculenta, por exemplo. Camisetas antigas das bandas preferidas podem se tornar capa de almofadas. Enfim, use a criatividade para rechear a casa de boas memórias afetivas!

imagem de uma menina pensando na memória afetiva da casa

Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) o que vocês acharam desse episódio. E se quiserem responder às perguntas acima, vou amar saber as respostas!

Quem perdeu os episódios passados, pode conferir todas as tirinhas das Mamães Babonas aqui. E quem quiser mais poemas e poesias também encontra por aqui.

Espero que em breve tenhamos mais Mamães Babonas por aqui! Qual tema vocês querem ver nas próximas tirinhas? É só pedir que a gente prepara com carinho para vocês. Manifestem-se e nos ajudem com o próximo episódio!

Ah! E tem uma pasta no meu Pinterest só sobre poesia – incluindo MUITA poesia de mãe e TODAS as tirinhas das Mamães Babonas. Vale a penar dar uma olhada.