Sim, eu sei que estamos em plena pandemia – alguém consegue esquecer disso? Mas enquanto não podemos viajar para alguns lugares internacionais, fazemos o quê? Planejamos as próximas viagens, claro! E se der para economizar em sua viagem futura, melhor ainda!

Com a moeda estrangeira num valor nem um pouco amigável, nada melhor que pensar em como dar uma enxugada nos gastos dos futuros destinos. Por isso, achei bacana compartilhar por aqui essas dicas do Bruno Guerra. Confere aí!


Dicas Essenciais Para Economizar em Sua Viagem

imagem de uma mala, mapa, passaporte, óculos, câmera fotográfica para exemplificar como economizar em sua viagem
Photo by Francesca Tirico on Unsplash

Se você gosta de viajar e não abre mão de uma boa economia, então saiba que este artigo foi feito especialmente para você!

Nele, vamos dar dicas essenciais para você economizar em suas viagens e aproveitar ao máximo cada destino, sem se preocupar com dívidas e falta dinheiro.

Gostou da ideia? Então continue acompanhando a leitura para saber tudo e claro, colocar em prática o que iremos dizer, afinal, para economizar você não pode ficar só na teoria.

Esperamos te ajudar!

Como economizar dinheiro em suas viagens

Planejamento

Quando você vai viajar, você costuma planejar tudo sozinho ou paga para empresas/agências fazerem isso? Se essa segunda opção costuma ser a sua escolha, comece a mudar e a economizar por aí!

Ou seja, quando for viajar, compre suas passagens, faça suas reservas, monte seu roteiro, etc. Não deixe esses afazeres nas mãos de outras pessoas (a não ser que você ache realmente necessário e indispensável).

Pesquisa e comparações

Não tem jeito, se você quer economizar em suas viagens, você precisa fazer pesquisas e comparações a fim de encontrar os melhores preços.

Então, com uma certa antecedência, comece a pesquisar valores de passagens, de hospedagens (hotéis, hostels, albergues, etc.), de ingressos… enfim, tudo que envolva dinheiro.

Dessa forma, você saberá quando o preço estiver bom para você comprar.

Inclusive, há sites e aplicativos que ajudam você a fazer esse tipo de monitoramento. Vale a pena explorá-los, pois, como sabemos, nem sempre temos muito tempo para fazer isso “manualmente”.

Exemplos: Skyscanner, Kayak, Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis. 

Além disso, quando estiver fazendo suas pesquisas, veja se há dias gratuitos para conhecer atrações e museus ou se há dias em que os ingressos são mais baratos. 

Isso porque, essas situações são bastante comuns em diversos lugares do mundo. Às vezes é um dia específico da semana ou do mês, ou um certo horário. Vale a pena pesquisar!

Reserva de estacionamento

Outro ponto importante que você precisa levar em consideração para economizar é a respeito da reserva de estacionamento, caso no dia da viagem você queira ir com seu veículo até o aeroporto.

Por exemplo, se você é de São Paulo, semanas antes de viajar, reserve uma vaga em um estacionamento perto do aeroporto de Guarulhos

Isso porque, esses estabelecimentos próximos possuem um preço melhor que o próprio estacionamento do aeroporto e ainda oferecem segurança e outras comodidades para você, como transfer, sala vip e muito mais.

Assim, você pode viajar tranquilo e ainda economizará dinheiro.

Refeições

Escolha apenas uma refeição do dia para ser especial, ou seja, não gaste muito dinheiro para comer “super bem” no café da manhã, no almoço e no jantar.

Escolha um dia, por exemplo, para você ter um belo jantar, outro para tomar um café da manhã mais completo e assim por diante. Dessa forma, você conseguirá dar uma equilibrada nos gastos.

Além disso, evite comer sempre em lugares turísticos, pois geralmente são mais caros (e nem sempre são os melhores). 

É claro que uma vez ou outra você pode aproveitá-los, mas buscar restaurantes, lanchonetes e similares, que não estejam tão próximos de atrações e pontos turísticos, vai ajudá-lo a economizar também!

imagem de uma cafeteria para exemplificar uma dica de como economizar em sua viagem
Imagem de Pexels por Pixabay

Transporte público

Como sabemos, pedir um táxi, um Uber ou alugar um carro é bastante cômodo em viagens. No entanto, se você pretende economizar, não hesite em pegar o transporte público do local.

Ou seja, use o trem, o metrô, o ônibus… com certeza sairá mais em conta e você ainda irá vivenciar e conhecer situações da rotina dos moradores locais, você fará uma imersão no destino que muitas pessoas não fazem.

Além disso, ainda nesse tópico, se o lugar que você pretende visitar dá para ir de ônibus, por que não utilizá-lo? Como você deve saber, viajar de avião normalmente não é tão barato. Por isso, utilize o ônibus!

Descontos e negociações

Você tem o hábito de negociar quando está comprando algo? E de pedir descontos? Se sim, ótimo! Se não, comece a adotá-lo em sua vida!

Isso porque, muitas pessoas apenas aceitam os valores e pagam por eles, sem ao menos perguntar se há algum desconto ou se dá para melhorar o preço.

E às vezes dá para conseguir um desconto de 10%, 15%, 20%… e que a pessoa perde por não perguntar!

Por isso, mesmo viajando, não deixe de negociar e de pedir descontos, afinal, não custa nada perguntar, não é mesmo?

E uma dica: não pergunte “se tem desconto”, em vez disso, pergunte “qual é o desconto se eu pagar a vista?”, “qual é o desconto se eu levar dois produtos?”.

Entende a diferença? Se você perguntar “se tem”, o vendedor pode responder apenas “não, não tem”. Agora se você fizer a pergunta de outro jeito, utilizando o “qual é o desconto”, aí você elimina a chance dele falar “sim ou não”.

Moeda estrangeira

Se você pretende viajar para fora do país, você precisará comprar moeda estrangeira. Por exemplo, dólar, euro, libra, peso, entre outras.

Por isso, para conseguir economizar nessa compra, acompanhe com uma certa antecedência as taxas de câmbio, e vá comprando aos poucos, por exemplo, em uma casa de câmbios. Assim, você conseguirá bons negócios. 

Evite comprar tudo de uma vez. De repente no dia em que você comprou a moeda as taxas não estavam muito boas, mas alguns dias depois sim, então você pode aproveitá-las para comprar mais (por isso a importância de se fazer esse acompanhamento com antecedência).

Além disso, evite também comprar moeda estrangeira no aeroporto, pois as taxas são bem elevadas e você dificilmente conseguirá um bom negócio.

Presentes, lembrancinhas e tranqueiras

Geralmente quando as pessoas viajam, elas sempre trazem coisas para familiares e/ou amigos. Porém, se o seu objetivo é economizar na sua viagem, você não precisa comprar presentes e lembrancinhas para todo mundo, certo?

O mesmo vale para tranqueiras que você acha que serão utilizadas ou serão úteis para você, mas que depois ficam jogadas ou ocupando espaço em sua casa.

É claro que uma lembrancinha ou outra para alguém especial não tem problema, mas exagerar e comprar coisas para muitas pessoas, com certeza afetará o seu orçamento.

Sem contar que essas coisas ocupam espaço na mala, deixam-a mais pesada e fazem você gastar um tempo que poderia estar aproveitando em uma atração, por exemplo.

Compras no mercado

Outra dica interessante é fazer compras no mercado, principalmente de frutas/snacks/lanches rápidos e também caso você fique hospedado em um local que dê para você cozinhar.

Dessa forma, você não precisará gastar seu dinheiro comendo fora todos os dias e quando estiver em um passeio, explorando a cidade e bater aquela fome, você poderá comer seus snacks para não precisar ficar gastando na rua (e que sai mais caro).

Além disso, conhecer um mercado novo, principalmente fora do país, que tem produtos que aqui não tem, é sempre uma experiência diferente.

Baixa temporada

Por fim, mas não menos importante, viaje na baixa temporada! Essa é uma dica que já é bastante conhecida e que muitas pessoas utilizam para economizar.

Ou seja, procure viajar em épocas em que a procura por parte dos viajantes é menor, em que o movimento não é tão intenso comparado com outros períodos do ano.

Por exemplo, os meses de dezembro e janeiro costumam ser bastante procurados pelas pessoas por conta das férias e do Natal/Ano Novo.

Então viajar nesses meses geralmente é mais caro do que viajar em abril ou outubro, por exemplo.

Portanto, viaje na baixa temporada, siga as outras dicas que demos ao longo deste artigo e, assim, você economizará em suas próximas viagens!