Não importa a época, não importa a idade da criança: pais estão sempre querendo ideias de atividade para fazer com o seu filho. Aqui no blog já temos algumas sugestões, fica à vontade para pesquisar!

Mas achei que seria bacana trazer mais dicas interessantes. Dessa vez, são coisas rápidas que farão a diferença ao fazer com o seu filho. Confere abaixo as sugestões da Luana Biral.


Vida corrida? Veja 6 coisas rápidas e que farão a diferença ao fazer com o seu filho

Os pais possuem um papel muito importante no desenvolvimento dos filhos e isso vai além das regras de educação. Passar um tempo de qualidade com os pequenos tem tanta importância quando ensinar sobre o que é certo e errado. Confira uma lista de coisas rápidas para fazer com os pequenos, mas que farão grande diferença na vida deles!

Com a vida cada vez mais corrida, abandonamos diversas coisas importantes. Muitas vezes temos a sensação de que o dia deveria ter mais algumas horas para podermos dar conta de todos os afazeres.

O tempo com os filhos é uma das coisas que deixamos em segundo plano. Muitas pessoas enfrentam a busca pela realização profissional, porém possuem a culpa de não ter muito tempo disponível com os pequenos.

Entre os homens, essa tarefa é mais negligenciada ainda. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE mostrou que mais de 70% dos pais desejam fazer mais pelos seus filhos.

As crianças e adolescentes têm necessidades que podem ser supridas através da atenção de seus pais. Quando não existe a atenção devida, podem apresentar alguns comportamentos ruins como agressividade, medo, insegurança, isolamento, entre outros.

Tempo x tempo de qualidade

O maior erro dos pais é achar que o tempo com os filhos só será eficiente se for longo. Com isso muitos pais passam horas com os filhos, mas sem prestar atenção de verdade na criança.

É muito melhor passar um período menor com os filhos, mas dedicar sua atenção total a eles do que passar horas e não dedicar seu tempo realmente aos pequenos. É o chamado “tempo de qualidade” que muitos educadores falam.

Para as crianças, passar tempo com os pais pode criar referenciais positivos, melhorar o desempenho na escola, aumentar a autoestima e segurança, além de melhorar a disciplina.

E os benefícios não são somente para os pequenos. Passar um tempo de qualidade com os filhos pode melhorar a relação de vocês, melhorar sua autoridade e o seu humor.

Atividades rápidas para aproveitar o tempo com os filhos

1. Cozinhar em família

Cozinhar com as crianças é uma atividade que irá causar neles uma sensação de orgulho ao saborear a comida pronta. Além disso, você ensinará uma atividade muito útil, que exige atenção e é muito recompensadora.

Faça os favoritos das crianças como pizza, pão ou hambúrguer ou coloque-os para enrolar biscoitos, entre outras receitas que exijam colocar a mão na massa. É uma ótima hora também de inovar nas receitas, incluindo ingredientes saudáveis para introduzi-los na alimentação das crianças de uma maneira eficiente.

2. Ouvir/assistir histórias

Hoje a internet pode ajudar muito na diversão. Existem diversas histórias infantis disponíveis no YouTube, caso você não tenha livros de histórias em casa para as crianças ou queira variar. Vocês podem ouvir e assistir histórias como “O Lobo Mau e os Três Porquinhos”, entre outras histórias atemporais, ou buscar títulos mais modernos, para que as crianças apliquem a moral da história em seu dia a dia.

3. Incentivar o aprendizado de outros idiomas de forma divertida

Com o mundo cada vez mais globalizado, é essencial saber outros idiomas. E, quanto antes começar o aprendizado, mais fácil será e ficará mais fixo na mente.

Aproveite o tempo com as crianças e incentive o aprendizado de outras línguas com jogos, vendo filmes ou ouvindo histórias em inglês como “Lion and the mouse”, em animação. Será um tempo juntos e que o ajudará a desenvolver sua habilidade comunicativa em linguagem.

4. Ensaio fotográfico em família

Brinque de ensaio fotográfico com as crianças, com direito a figurinos, iluminação e muita diversão. Arrume um cenário em casa, pegue acessórios coloridos, adereços e diferentes looks para os pequenos, ligue uma luminária perto do cenário e coloque a câmera ou celular em ação.

Deixe a imaginação dos pequenos fluir e vá registrando tudo. Além de ser muito divertido, você terá registros eternos deste dia e da alegria de seus filhos.

Se preferir, você pode contratar um fotógrafo profissional para realizar um ensaio de toda a família, mesmo em casa, mostrando a rotina e as brincadeiras que vocês mais costumam fazer.

5. Viaje os museus do mundo inteiro

Hoje, a maior parte dos principais museus ao redor do mundo possuem passeios virtuais na internet. Escolha os museus que mais interessam e faça um passeio com as crianças, aproveitando para ensinar sobre algumas peças e perguntando ao final qual local e qual artefato gostaram mais.

Esse passeio pode incentivar o gosto pela história, cultura e arte, além de instigar a vontade de visitar pessoalmente aqueles locais no futuro.

6. Acampamento em família

Para transformar a hora de dormir em brincadeira, monte acampamento em algum lugar da casa, formando cabanas com lençóis, cadeiras e colchões. Pegue lanternas e brinque com luzes e sombras.

O café da manhã pode ser feito em forma de piquenique, com uma toalha no chão, como se fosse um acampamento real. Essa atividade é simples e pode ser uma escapada muito divertida da rotina, tanto da sua quanto da rotina deles.

Então, que tal escolher algumas, ou todas, as dicas acima de o que fazer com seu filho e aproveitar mais o tempo com o seu filho? São coisas rápidas, mas que farão enorme diferença na vida do pequeno, além da sua.