Vamos falar sobre vitamina do sol no inverno. Eu sou uma pessoa solar! Se o dia amanheceu ensolarado, já saio da cama mais feliz e me sinto mais produtiva e disposta. Há uma explicação científica para isso, sabia?

A vitamina D, sintetizada em nosso corpo com a ajuda do sol, é importante tanto para adultos quanto para crianças. E isso vale para o ano todo – não apenas para o Verão.

Vale relembrar: minhas dicas de Inverno para crianças.

Por isso, achei pertinente compartilhar por aqui as dicas da Andreia Silveira para aproveitar a tal vitamina D no Inverno. Confere aí!


5 dicas para seu filho aproveitar a vitamina do sol no inverno

É muito importante manter a vitamina D em dia o ano todo. Nos dias mais frios, essa pode não ser uma tarefa fácil. Saiba aqui como aproveitar a vitamina do sol no inverno!

No inverno é bastante comum manter as crianças dentro de casa ao máximo possível. Porém, é importante aproveitar a luz do sol para manter a vitamina D e não colocar a saúde em risco.

Mas como incentivar os pequenos? Veja aqui algumas dicas e aproveite ao máximo os benefícios da vitamina do sol no inverno!

imagem de uma menina exposta ao sol

Por que a vitamina do sol no inverno é importante?

As férias de inverno são propícias para que as crianças, e os pais também, fiquem mais tempo na cama e também ao sofá. Com o clima frio lá fora, nada melhor do que espalhar almofadas e cobertas pela sala e curtir um bom filme em família, não acha?

Porém, ficar dentro de casa deixa os pequenos entediados e mesmo que você use a criatividade para as brincadeiras, saiba que é preciso respirar ar puro. E não só isso, todos nós necessitamos da vitamina D.

Saiba que baixos níveis dessa vitamina está associado à fragilidade da estrutura óssea e raquitismo nas crianças, como mostra o G1. Além disso, há indícios dessa falta estar relacionada a diversos outros problemas. Entre eles, asma, diabetes tipo 1, problemas alérgicos e autoimunes e obesidade. Saiba como ajudar seu filho a absorver a vitamina do sol!

Como ajudar as crianças a aproveitar a vitamina do sol no inverno?

São muitas as possibilidades de se aproveitar mais o sol e, com isso, a vitamina D oferecida por ele. Conheça algumas opções que as crianças vão adorar!

1. Brincadeiras no quintal

imagem de crianças brincando na rua

Se você mora em apartamento, pode aproveitar o espaço de lazer do seu condomínio. Entre as opções, você pode brincar com seu pequeno de: boliche, super-herói, cineasta, mini pista de carrinho de corrida (desenhada no chão), corrida de obstáculos, caça ao tesouro, entre muitas outras. Com certeza vocês não vão nem sentir o tempo passar e vão poder aproveitar ao máximo o tempo juntos.

2. Passeio ao parque

imagem de uma menina no balanço

A sua cidade possui um parque? Aproveite-o ao máximo, usando a criatividade para, cada dia, uma brincadeira/programação diferente. Um dia vocês fazem um piquenique, no outro levam o cachorro para passear, no próximo montam uma brincadeira super divertida. Enfim, as oportunidades são diversas e seu pequeno aproveita a vitamina do sol.

3. Playgrounds com vitamina do sol no inverno

imagem de uma criança no escorregador

Esse não pode ficar de fora, afinal, as crianças adoram brincar em playgrounds. Se a sua cidade possui várias opções, varie ao máximo levando seu pequeno cada dia em um. Com ambientes diferentes, ele ficará mais animado ao passeio, além de facilitar para novas amizades.

4. Visitar fazendinhas

imagem de uma menina passeando no campo

Que tal levar o seu filho para uma visita à zona rural? Verifique na sua região, um lugar que ofereça esse contato com animais e práticas comuns do campo. As crianças adoram ter contato com bichos típicos, como cabras, vacas, galinhas, patos, porcos e outros. Além disso, elas podem saborear as frutas diretamente do pé, não é o máximo?

5. Visitar o Jardim Botânico

imagem de uma menina soprando uma flor para ilustrar como aproveitar a vitamina do sol no inverno

Que tal um dia no Jardim Botânico? As crianças vão adorar conhecer diferentes espécies de plantas e até insetos. Que tal aproveitar para levar uma lupa e brincar de cientista ou caça aos insetos? Só não vale pegar os bichinhos, hein! Além de proporcionar excelente contato com a natureza, o seu filho vai aproveitar a vitamina do sol, de forma divertida!

Viu só como existem diferentes formas de ajudar o seu filho a aproveitar a vitamina do sol no inverno? Só não se esqueça de usar o protetor solar nos pequenos, meia hora antes de se expor ao sol, bem como de levar a garrafinha de água.

E você, o que faz no inverno com seu filho para que ele não deixe de absorver a vitamina D? Conte para nós!

Escrito por: Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net

imagem com a frase como aproveitar a vitamina do sol no inverno