Muito mais que técnicas de psicologia ou métodos de pedagogia, educação infantil é centrada na comunicação entre pais e filhos. Desenvolver o vínculo entre mãe e bebê e criar uma relação de amor e respeito é, provavelmente, o melhor caminho. Com paciência e carinho é possível sim fazer com que os filhos obedeçam a seus pais.

Claro que cada família precisa adequar métodos e técnicas a sua realidade, mas informação nunca é demais! Pensando nisso, trouxe as dicas abaixo do Álvaro Lordêlo. Espero que gostem!


Métodos práticos para que os filhos obedeçam a seus pais

Às vezes, os pais levantam as mãos acima da cabeça porque não sabem como fazer filhos obedecerem. 

Esta é, sem dúvida, uma das principais causas de frustração para os pais. Os pais frequentemente procuram ajuda profissional e encontram maneiras de fazer com que seus filhos obedeçam e prestem atenção às ordens que dão. 

Mas a verdade é que as crianças não precisam obedecer a ordens. Eles só precisam entender e se sentir valorizados. 

A tarefa de gerenciar o comportamento em casa pode ser frustrante ou até desagradável. 

Mas é um fator-chave na criação dos filhos. Dos 18 aos 24 meses, os filhos começam a reconhecer, compreender e respeitar a autoridade dos pais. 

Contanto que eles saibam como fazer, isso não deixará as crianças desconfortáveis ​​em nenhum momento. 

A obediência é alcançada por meio de sabedoria, discernimento e criatividade. Você também precisa controlar o comportamento em uma atmosfera de amor e carinho. 

A chave é que as crianças precisam entender que todas as ações terão consequências negativas e positivas. Eles devem entender que diferentes tipos de comportamento produzirão resultados diferentes. 

Alguns são bons, outros não são tão bons. Ao educar os filhos, uma das questões mais preocupantes para os pais é fazer com que os filhos obedeçam. Para isso, devemos levar em conta que o comportamento dos pais é fundamental para isso, pois se os pais não persuadirem os filhos, os filhos continuarão a fazer e se retrair à sua maneira e não obedecerão de forma alguma aos pais.

Dicas de como fazer seu filho te obedecer:

Coloque de castigo

O canto do pensamento não é para deixar a criança pensar em determinado lugar sozinha. Isso não vai fazer com que os filhos obedeçam.

Se você usar o canto da mente dessa maneira, isso só fará com que seu filho se sinta abandonado e sinta que seus pensamentos não são importantes. 

Quando seu filho não obedece, você pode usar o canto da sua mente como resultado. Mas é preciso ficar para mostrar o que é comportamento negativo, o que é comportamento adequado e quais serão as consequências. Além disso, você deve ajudá-lo a se acalmar, se necessário.

Tenha moral

Algumas crianças podem reclamar de ir para a cama ou de se vestir de manhã. Nesse caso, o que os pais devem fazer é tomar uma decisão firme e persistente de aprovação. 

Se uma criança não usa roupas quando vai para a escola, deve fazê-lo quando for avisada das consequências, caso em que vai para a escola de pijama. 

Dessa forma, a criança saberá que levará a sério o que seus pais dizem e, da próxima vez, obedecerá a seus pais sem hesitação. A primeira pessoa que deve ser persuadida a agir deve ser o pai / mãe. Quando os filhos percebem que os pais hesitam, ou não ousam, por exemplo, levá-los para a escola de pijama, a batalha com os filhos fracassa. Os pais devem ter as mesmas crenças, não atitudes diferentes em relação aos filhos.

Faça a orientação correta para que os filhos obedeçam

É muito importante ajudar seu filho orientando os comportamentos que você deseja que ele aprenda. 

Se você quer que seus filhos sejam mais gentis, você também deve ser gentil. Se você não quer que seu filho seja agressivo com os irmãos, não pode ser agressivo com eles, com as outras pessoas ou com você mesmo.

Dê conselhos

Outro conselho prático para fazer seu filho obedecer é dar a ele a oportunidade de decidir por si mesmo, em vez de ser forçado a fazer coisas de que não gosta. 

Para isso, devemos propor duas opções e tentar levá-lo a tomar uma decisão. Temos um exemplo na hora do café da manhã, quando muitas crianças se recusam a beber leite. 

Neste momento, você deve falar claramente, lembrando a ele que o médico orientou a beber meio litro de leite todos os dias. 

Então, terá que escolher se quer beber um copo de leite pela manhã ou dois à tarde. A criança terá que escolher a opção mais vantajosa, pois se ela não gosta de leite é melhor beber um copinho pela manhã e um copo à tarde do que dois de cada vez. Dessa forma, atingiremos nossos objetivos, permitindo que as crianças decidam por si mesmas.

Reconheça o que ele fizer de bom

Reconhecer o bom comportamento é uma forma de enfatizar o comportamento correto. Como resultado, as crianças sentem que o que fazem certo é valorizado e podem ter um desempenho melhor no futuro. 

Não estou me referindo a recompensas (algo que incentiva o egoísmo quando usado em excesso). 

Mas uma boa maneira de reconhecer isso é recompensar as crianças com experiências familiares positivas, quando, às vezes, têm um bom desempenho. 

Você pode organizar um sistema de pontos ou desafiar as crianças a encherem uma jarra de bolinhas de gude. Isso será uma recompensa pelo bom comportamento. Quando estiver cheia, elas podem escolher uma atividade em família, como ir à praia, ir ao parque para tomar sorvete ou até mesmo escolher a próxima roupa infantil masculino ou feminino.

Fique sempre atenta para que os filhos obedeçam

Se seu filho for muito travesso, algo pode estar errado e ele está tentando alertá-lo de alguma forma. 

Talvez você precise analisar se a criança está cheia, se ela tira folga o tempo suficiente, se o horário de trabalho é muito apertado, se há algo na família que causa esse desconforto emocional para você pensar no que está acontecendo e como lidar com um possível problema. 

Antes de tentar fazer com que obedeçam cegamente às suas ordens, você também precisa ver se a criança está passando por algum conflito emocional que vale a pena resolver. Quando as crianças têm um bom desempenho emocional, seu comportamento melhora significativamente.

Os pais percebem que o poder que possuem é importante, pois muitas vezes não tomam decisões com base nas reações dos filhos. Os filhos devem saber desde o início que quando seus pais dizem não, é não. Portanto, à medida que os filhos crescem, eles sabem muito bem o que seus pais permitirão que façam e o que não permitirão, para evitar mais conflitos no futuro.