Quem me acompanha no Instagram já sabe, mas ainda não tinha contado por aqui que estou fazendo aula de ballet em casa. Não se trata simplesmente de aulas on-line de ballet. É um método completo e apaixonante chamado Ballet Blend.

Comecei bem no início de julho e esses poucos mais de 3 meses passaram voando. Comecei achando que seria legal voltar a dançar e gostando da praticidade de poder me movimentar em casa. 3 meses depois, estou encantada e apaixonada pelas aulas e pelo método.

Tanto que achei que valia a pena compartilhar essa experiência por aqui.

logo do Ballet Bend

Ballet em casa: como tudo começou

Sempre gostei de música e de dança. Fui uma menina que fez ballet (e jazz e street dance porque eu gosto de experimentar um pouco de tudo). Já adulta, fiz alguns anos de dança de salão. No vai e vem da vida, especialmente com a chegada da maternidade, a dança e a música acabaram ficando meio de lado.

Esse ano, 2021, meus quarenta chegaram (escrevi uma poesia quando quarentei falando um pouco dessa experiência). Uma rotina mais tranquila de vida (tanto em relação ao trabalho quanto em relação à casa e filho) me motivou a voltar meu olhar um pouco mais para mim – e senti falta da dança.

Mais ou menos quando decidi que voltaria a dançar, ainda meio sem saber como, a Patrícia Marrese, sócia do Ballet Blend, entrou em contato comigo para me apresentar o método. Ah! As “coincidências” da vida!

Fechamos uma parceria em que eu faria as aulas e compartilharia minha experiência no Instagram. Fiquei super empolgada e queria começar a aulas logo. Acontece que a animação, aos poucos, foi dando lugar ao comprometimento, aos resultados e à paixão.

O Método Ballet Blend

Como já comentei acima, o método proposto pela Anna Paula Nunes Martins, criadora do Ballet Blend, é bem completo. Além das aulas para iniciantes e de nível intermediário, há aulas de treinamento (mais voltadas para a ginástica), aulas de cárdio (mais voltadas para queima calórica) e aulas de alongamento (talvez as minhas preferidas!).

No site do Ballet Blend tem todas as informações técnicas para quem tiver interesse. Minha preocupação aqui nesse texto é compartilhar minha experiência!

Antes de efetivamente começar as aulas, a querida Annina Martins, que além de criadora do método é também a professora de todas as modalidades de aulas, faz uma anamnese (uma entrevista detalhada) e passa todas as orientações necessárias para iniciar.

De acordo com o histórico de cada aluna, ela sugere uma frequência semanal de aula e quais modalidades devem ser trabalhadas pela aluna. No meu caso, faço 2 aulas de ballet iniciante mais uma aula de balance (alongamento) por semana. Incluo ainda uma ou duas aulas de cárdio (aeróbico) por mês.

Aulas de ballet on-line

Preciso salientar que um ponto importante desse sucesso todo do ballet na minha vida atualmente é o fato das aulas serem on-line. A pandemia dificultou o acesso às academias e às aulas coletivas como um todo, mas também nos fez notar os benefícios do exercício físico em casa.

Gosto de sair de casa, não me entendam mal. Tanto que corro na rua (na Beira Mar) de segunda à quinta-feira. Mas muito me agrada ter essa opção de atividade em casa na manga para os dias de chuva ou de tempo corrido.

Dentre o banco de aulas disponíveis na plataforma, há aulas maiores (de aproximadamente 1 hora) e aulas menores (de aproximadamente 15 minutos, por exemplo). Assim, fica fácil se organizar de acordo com o tempo disponível ou disposição e energia de cada dia.

Com a prática, fui sentindo os benefícios e o prazer de me exercitar enquanto danço. Tanto que mesmo que não esteja chovendo ou corrido, separo sempre a sexta e o sábado para as aulas de ballet em casa. Além disso, a flexibilidade de poder treinar na melhor hora para mim, dentro do meu contexto diário, é perfeita!

Ballet Blend: ginástica e dança

Comecei as aulas pensando que seria muito bom dançar e exercitar o alongamento e articulações do corpo. Praticando, percebi que as aulas eram deliciosamente puxadas. São treinos para suar mesmo! Mas é tudo feito de forma lúdica e prazerosa. Aquela dorzinha de quem está em movimento é bem-vinda!

Não precisa ter um espaço muito grande ou equipamentos próprios para treinar. Nem mesmo precisa de uma roupa específica para ballet. Basta uma roupa confortável, um espaço pequeno, um colchonete ou tapetinho de yoga e muita disposição!

Quando a gente realmente quer, a gente dá um jeito. A gente organiza um tempinho na agenda para prestar atenção em nós mesmas. Ter “o meu momento”, como chamo, é fundamental para que o restante das atividades do dia se desenrolem bem.

Fica aqui a minha experiência com a prática de ballet em casa, com as aulas on-line, e – assim espero! – a inspiração para que vocês também se deem um momento especial assim. Agendem um compromissos com vocês mesmas e se deem uma aula de ballet de presente!

imagens do aplicativo de exercícios do meu relógio
Aí estão os números de uma “simples” aula de barra. É para suar mesmo!