Independência e autonomia da criança são assuntos levados a sério por aqui! Muito dessa importância vem do nosso contato com o Método Montessori. Adoro o assunto e achei que valia a pena voltar a falar dele aqui no blog!

Estimular a autonomia das crianças é um processo fundamental e afeta positivamente seu desenvolvimento. Pensando nisso, a Estrela Beauty produziu um conteúdo super bacana com dicas para auxiliar os pequenos a crescer com foco na independência. Espero que gostem!


imagem de um menino soprando uma flor para ilustrar a autonomia da criança

A importância de estimular a autonomia da criança

Estimular a autonomia da criança de acordo com as habilidades de cada faixa etária afeta positivamente na vida adulta.

A criança que cresce com familiares que não estimulam a sua autonomia vira dependente. Quando os pais fazem tudo por ela, acabam criando futuros adultos inseguros e que não saberão viver sem alguém guiando o seu futuro.

Por isso, é fundamental estimular os pequenos a realizar tarefas adequadas à faixa etária. Confira a seguir de que forma é possível auxiliá-los a crescer com segurança e com foco na independência. 

Crescer com segurança e foco na independência:

  1. Poder de escolha
  2. Independência e autonomia da criança
  3. Brincadeiras, Estímulos e Iniciativa

Poder de Escolha

Na infância, é necessário que os pais estimulem o ato de escolher e refletir sobre as consequências. Quando damos a uma criança o poder de escolha com base nos resultados dela, estamos incentivando a tomada de decisão consciente. 

A autonomia precisa ser estimulada, para que não haja o risco da criança crescer e se tornar um adulto indeciso, inseguro, sem iniciativa e dependente. Se ela não tiver esse incentivo não sairá da casa dos pais, pois não conseguirá se virar sozinha.

Independência e autonomia da criança

A independência está relacionada às habilidades da criança em realizar tarefas sozinha e seguir regras. Já a autonomia está relacionada ao desenvolvimento emocional da criança. 

Uma criança é autônoma quando ela se envolve em atividades a partir da sua vontade e interesse. E ela é independente quando realiza essas tarefas sozinha e obedecendo a todas as regras.

Incentivando a autonomia da criança

Converse bastante com as crianças, mostre as consequências dos seus atos e estimule-as a realizar pequenas tarefas. Isso pode ser feito de forma lúdica, por meio de contação de histórias.

O ideal é priorizar narrativas em que os personagens demonstram autonomia em suas ações cotidianas. Aproveite que as crianças tendem a imitar o comportamento dos seus heróis favoritos para estimular a resolução de conflitos.

Outra opção é, de acordo com a idade dos pequenos, estimular a escolha de roupas que eles querem usar, alimentos que desejam, em determinada refeição, entre outras decisões.

A criança deve ser sempre incentivada a realizar alguma tarefa e tomar atitudes, mesmo que isso possa causar algum desconforto no início. A frustração faz parte do processo de maturidade e incentiva a reflexão a respeito das próprias ações. 

Brincadeiras, Estímulos e Iniciativa

Brincadeiras em que a criança precisa ter iniciativa são ótimas maneiras de estimular a autonomia. Estabeleça um momento do dia para que os pequenos possam se divertir com jogos de tabuleiro, por exemplo. 

Brincar de casinha e escolinha, além de trabalhar a imaginação, ajuda a criança a compreender que ela pode desempenhar diferentes papéis. Esse tipo de atividade lúdica ensina sobre respeito, liderança, comunicação afetiva, entre outras lições. 

imagem de um menino usando uma capa improvisada

Atividades para crianças de até três anos

Crianças de até 3 anos já podem, e devem, guardar os brinquedos sozinhas, pôr a roupa suja no cesto de roupa suja e ajudar preparar a mesa para as refeições. Além disso, elas podem caminhar a pequenas distâncias com o adulto.

Nessa idade, já é possível comer sozinho, falar ao telefone, nadar, empilhar cubos, pintar com os dedos e adquirir noção de tempo. É importante utilizar brinquedos que estimulem o ato de encaixar e incentivar o desenho com giz de cera grosso.

Atividades para crianças de até 5 anos

As crianças de até 5 anos já podem escovar os dentes, limpar o bumbum, tomar banho e trocar de roupa sozinhas e usar maquiagem infantil. Os pequenos já compreendem cerca de 9 mil palavras e iniciam a fase de alfabetização.

Isso faz com que a comunicação fique mais eficiente e eles se sintam mais seguros para passar um tempo separados dos pais. É uma ótima oportunidade para incentivar a dormir na casa de amiguinhos ou parentes. 

Atividades para crianças de até 7 anos 

As crianças de até 7 anos já podem fazer coisas mais elaboradas envolvendo escolhas e independência. Nessa idade,  elas já sabem exatamente o que gostam de comer, vestir e assistir, por exemplo.

No entanto, como é sempre bom fazer com que elas fiquem cada vez mais independentes, é importante criar contextos um pouco mais desafiadores.  A prática de esportes pode ser uma ótima aliada. 

Atividades para crianças de até 10 anos

Aos 10 anos, a criança pode atravessar a rua sozinha, fazer o dever de casa e resolver seus próprios conflitos. O ideal é que ela se sinta cada vez mais segura para tomar decisões sem a intervenção de adultos. 

Conscientizar as famílias a respeito dessas atividades com base na idade e no que se deve aprender durante cada fase é o mais importante. Até porque, sem essas etapas, a criança irá crescer com medo das responsabilidades e sem iniciativa.

Agora você já sabe que é muito importante estimular a autonomia da criança e sua independência. Hora de colocar em prática! Incentive o seu filho a ser mais confiante e proativo.