Por aqui a gente fala bastante das nossas experiências familiares, mas também tento trazer um pouco de informação. E esse é o caso do post de hoje.

Uma das coisas importantes a se fazer logo que o bebê nasce é providenciar a certidão de nascimento. Essa é uma tarefa que geralmente fica a cargo do novo papai. Confere as dicas do Rafael Guedes abaixo.


imagem de um bebê para ilustrar sua certidão de nascimento

Certidão de nascimento de inteiro teor: porque fazer uma para seu bebê?

Se você deseja que seu filho tenha acesso à dupla cidadania e a outros direitos, então deve procurar fazer uma certidão de nascimento de inteiro teor. Esse documento também tem validade em outros países para outros processos.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos a importância que a certidão de nascimento de inteiro teor tem para seu bebê. Se você quer saber tudo sobre o tema, então não deixe de ler esse artigo!

Mas, afinal, o que é a certidão de nascimento de inteiro teor?

Antes de qualquer coisa, devemos fazer uma breve explicação sobre esse tipo de certidão.

Para facilitar a explicação, podemos compará-la à certidão de nascimento convencional. Esta possui apenas as informações mais importantes, em “breve relato”.

Geralmente, essas informações são as mais utilizadas na hora de fazer a solicitação de diversos documentos e ter acesso a muitos outros serviços.

De outro modo, as certidões de inteiro teor são detalhadas, apresentando todas as informações constantes no livro de registro de nascimento da criança.

Em outras palavras, esse documento reproduz integralmente todos os dados contidos no livro de registro.

Entre as informações presentes na certidão de inteiro teor, podemos mencionar os seguintes:

  • Informações detalhadas sobre os pais;
  • Local de nascimento;
  • Naturalidade dos pais;
  • Responsável pelo registro;
  • Local de nascimento dos avós;
  • Profissão dos pais;
  • Testemunhas.

Ademais, esse tipo de certidão não é obrigatório, sendo solicitada apenas para casos específicos.

Onde você pode solicitar a certidão de nascimento de inteiro teor para seu filho?

À vista do que foi dito no tópico acima, podemos afirmar que esse documento é fundamental para quem deseja facilitar o acesso de seus filhos a vários direitos importantes.

Mas onde é possível solicitar esse tipo de certidão? Para ter acesso a ela, é preciso se dirigir até o cartório em que seu filho foi registrado.

Geralmente, é necessário preencher um formulário de requisição e assiná-lo, sem esquecer de reconhecer a firma.

Há também a possibilidade de fazer esse tipo de solicitação por meio de um cartório online.

Nesse caso, é possível optar pela cópia em papel ou pela digital. No primeiro caso, o cliente deve receber o documento pelos Correios. No segundo, o envio ocorre mediante e-mail.

Custo, tempo de entrega e validade da certidão de inteiro teor

Valor

Como ocorre nos casos de outras certidões, os valores praticados pelos cartórios podem variar bastante a depender da localidade em que a criança foi registrada.

Ademais, a idade da pessoa que necessita da certidão também pode influir no valor do serviço. Assim, quanto mais velha ela for, mais cara será a emissão do documento.

Aliás, esse é mais um dos motivos pelos quais você deve fazer a certidão de inteiro teor de seu filho logo que ele nascer.

Tempo de entrega

Quanto ao tempo de entrega do documento, este pode variar de cartório para cartório.

Há também diferenças entre os prazos de entrega de cartórios físicos e dos serviços online.

Validade do documento

A validade da certidão de inteiro teor pode variar a depender de sua finalidade. Somente para exemplificar, nos casos em que o documento é usado para conseguir dupla nacionalidade, quem decide o prazo de validade é o consulado.

E você, já sabia da existência desse tipo de certidão de nascimento? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então, compartilhe-as com a gente!