Sou meio suspeita para falar de book fotográfico porque eu simplesmente amo um ensaio família! Como amante do scrapbook, gosto de ter fotos da minha família disponíveis para qualquer projeto que tenha em mente.

Além disso, sou da opinião de que bons momentos devem ser registrados sempre! Não dá para confiar na memória, bem melhor deixar fotografado!

Por tudo isso, achei bacana compartilhar aqui as dicas do Rafael Guedes para quem pretende fazer um ensaio gestante ou de bebê. Confere aí!


imagem de um bebê vestido de abelha para ilustrar o book fotográfico de bebê
Fonte: MegaFrases – Veja mais mensagens neste link

Book fotográfico: Veja dicas para quem deseja fazer ensaio de gestante e de bebê

A gestação e o nascimento de um filho são acontecimentos que merecem um registro especial. Uma boa ideia para guardar esses momentos para sempre é investir em um book fotográfico.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, oferecemos algumas dicas para você caprichar na hora de fazer o seu book. Confira!

Dicas para book fotográfico de gestantes e bebês #1: o momento certo para fazer as fotos

Antes de qualquer coisa, é preciso saber em que momento você deve procurar fazer as fotos.

No caso das gestantes, o ideal é que as fotos mostrem uma gestação bem desenvolvida, que permita evidenciar a barriga já crescida.

É importante, também, que as grávidas estejam em um momento confortável da gestação, sem os desconfortos físicos que costumam surgir depois de algumas semanas.

Por isso, o momento certo para fazer o book de gestante é a partir da 28ª semana de gravidez. Tente não deixar para fazer as fotos depois da 36ª semana.

Quantos aos bebês, o melhor momento para fotografá-los é aquele que vai do 5º ao 20º dia de nascimento.

Dicas para book fotográfico de gestantes e bebês #2: roupas e maquiagens

As roupas que a gestante deve utilizar na sessão de fotos devem ser básicas e não é recomendado o uso de cores vibrantes.

Acessórios, como joias e relógios, também não são indicados. Ademais, o vestuário utilizado deve deixar a barriga sempre à mostra.

Quanto à maquiagem, ela não deve ser carregada, mas leve, de maneira a dar um ar de naturalidade às fotos.

Lembre-se, ainda, de que as fotos devem fazer o registro de todo o seu corpo e a maquiagem pode acabar criando um contraste indesejado entre o rosto e o pescoço e outras partes.

Mais uma dica importante: no dia anterior à sessão de fotos, evite usar roupas que deixam marcas. Na hora de dormir, não utilize sutiãs ou calcinhas. Opte por peça mais soltas. Dessa forma, você evita que essas marcas apareçam nas fotos.

Dicas para book fotográfico de gestantes e bebês #3: escolhendo o cenário das fotos

Quanto ao cenário das fotos, há duas possibilidades: você pode optar por estúdios decorados ou pelas fotos ao ar livre.

Recomendamos a segunda opção para as gestantes, pelo fato de ela propiciar mais naturalidade. Além do que, escolher uma bela paisagem para suas fotos vai fazer com que elas fiquem muito mais bonitas.

Você pode, por exemplo, escolher um belo dia de sol para fazer fotos em uma praia ou em algum parque da sua cidade.

Quanto às fotos dos recém-nascidos, é mais indicado fazê-las em estúdios. Isso porque, nele, é possível fotografar as crianças de ângulos mais precisos, captando detalhes dos pequenos.

Ademais, em estúdios especializados em fotografia newborn, você terá à sua disposição objetos e ambientes para compor as fotos.

Dicas para book fotográfico de gestantes e bebês #4: escolhendo o profissional

Conforme já dissemos, a gravidez e o nascimento de uma criança são momentos que exigem um registro especial.

Assim, procure por profissionais que tenham experiência na realização de book fotográfico. Pense que esse é um momento único e você não terá uma segunda chance de registrá-lo.

Uma dica para escolher bem o fotógrafo é conferir o portfólio do profissional. Observe se o estilo das fotos lhe agrada. Aliás, esse é um bom momento para pesquisar as poses que você mais gosta.

Outra forma de escolher bem o profissional é pedindo indicações e pesquisando opiniões sobre ele na internet.

Ao contrário, não recomendamos que você escolha o fotógrafo tendo como base o preço do serviço.

Isso porque, nesse caso, o barato pode sair bem caro, com fotos de baixa qualidade e com um estilo que você não gosta.

Dicas para book fotográfico de gestantes e bebês #5: procure a melhor relação custo-benefício

Se é verdade que esse não deve ser o critério para a escolha do fotógrafo ou estúdio que realizará as fotos, também é verdade que a maternidade aumenta consideravelmente as despesas da família.

Por isso, é fundamental procurar não pelos preços mais baixos, mas por uma melhor relação custo-benefício.

Com certeza, é mais indicado pagar um pouco mais caro pelo serviço de um estúdio bem estruturado e com profissionais experientes.

Para reduzir o impacto do preço pago pelo book, você pode procurar por estúdios e profissionais que oferecem melhores condições de pagamento.

Opte pelo parcelamento ou, mesmo, tente barganhar um desconto no pagamento à vista.

Book de bebê e gestante: não deixe de registrar esses momentos únicos!

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer sessões de fotos durante a gravidez e as primeiras semanas de vida de uma criança é um investimento essencial. Isso porque esses momentos são únicos e merecem um registro especial.

Por isso, não deixe de fazer seu book fotográfico! Apenas esteja atento à qualidade do fotógrafo ou do estúdio escolhido.

E você, o que acha de registrar sua gravidez e seu bebê em fotos profissionais? Comente!