Quem está grávida (ou tentando engravidar) costuma se interessar pelas fases da gravidez. Eu, pelo menos, adorava pesquisar sites que mostram a gravidez mês a mês ou a gravidez semana a semana.

Não posso negar que curti muito cada etapa da minha gestação. Vibrei com os primeiros sintomas, fiquei tensa com o exame de gravidez e explodi de emoção com o resultado positivo.

Registrei minha vida de gestante num Diário de Gravidez de scrapbook, que guardo com carinho até hoje. Nele escrevi sobre meus sintomas de gravidez, as ansiedades de grávida e a evolução da barriga (com fotos e textos).

Durante a minha gestação, fui compartilhando as fases da gravidez com a família e os amigos. Escrevia texto sobre a gravidez mês a mês, que eu chamei carinhosamente de Boletins da Barriga, e encaminhava para todos por e-mail. Era muito bom dividir esses momentos e receber carinho em troca.

meu diário de gravidez e minha gravidez mes a mes

Fases da Gravidez + Boletim da Barriga

Vou contar um pouquinho como foi a minha experiência em cada uma desas fases da gravidez e aproveito para compartilhar aqui também a série de Boletins da Barriga que escrevi.

imagem com a frase: cada fase da gestação tem sua própria emoção

Gravidez sintomas

Muita gente reclama de azia na gravidez (eu mesma tive um pouquinho), mas esse é só um dos sintomas. O mais comum mesmo é o famoso enjoo na gravidez. O enjoo matinal é bem frequente, mas o que eu sentia era um desconforto quando ficava muito tempo sem comer.

Não sei se da para chamar exatamente de enjoo. Minha gestação foi muito tranquila! Mas, para prevenir, eu costumava comer com uma certa regularidade. De toda forma, alimentação na gravidez é assunto que precisa ser levado a sério.

Algumas pessoas também falam em cólica na gravidez. A verdade é que nosso corpo está passando por muitas transformações e não podemos subestimar nenhum desses sintomas. O médico deve ser procurado sempre, mesmo que não seja uma gravidez de gêmeos ou uma gravidez de risco.

lista com os primeiros sintomas de gravidez

Gravidez primeiros sintomas

  1. Atraso menstrual;
  2. Inchaço abdominal;
  3. Aumento da vontade de fazer xixi na primeira e terceira fases da gravidez;
  4. Aumento da temperatura corporal;
  5. Espinhas e pele oleosa;
  6. Cansaço ou sonolência;
  7. Mamas sensíveis e inchadas;
  8. Aversão a cheiros fortes;
  9. Enjoos e vômitos;
  10. Variações de humor.

Confesso que mesmo quem está na expectativa de engravidar tem dificuldades em identificar esses sintomas como sendo de gravidez. Isso porque são muito parecidos com os sentidos durante a TPM, quando estamos prestes a menstruar.

Quando a gente está tentando ficar grávida e controlando o ciclo menstrual, qualquer micro enjoo já é motivo para pensar que engravidou. Precisamos segurar a ansiedade e esperar mais um pouco antes de sair comprando testes de farmácia.

Como já comentei, tive poucos enjoos durante a gestação. Lembro de me incomodar com cheiros fortes no início, mas certamente o sintoma mais presente foi o sono. E não era qualquer sono, era uma sono avassalador! Daqueles de cochilar na frente do computador e dormir enquanto assistia TV.

imagem de uma gestante para ilustrar as fases da gravidez

Teste de gravidez

Para transformar a desconfiança em realidade é preciso confirmar a gestação com um teste. Esses testes de farmácia podem ser feitos a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Entretanto, o melhor é esperar uns 5 dias para minimizar as chances de um falso negativo.

Foi o que aconteceu comigo. O primeiro teste de gravidez que fiz deu negativo. Esperei alguns dia e repeti o teste que, finalmente, deu positivo. Não satisfeita com as duas listrinhas, quis confirmar o resultado com um exame de sangue.

Os exames de gravidez feitos em laboratórios são mais confiáveis porque medem a quantidade do hormônio produzido durante a gestação, o Beta HCG. A quantidade desse hormônio no sangue da gestante pode indicar também com quantas semanas de gravidez se está.

Vale lembrar que esses sintomas de gravidez citados acima também estão presentes nos casos de gravidez psicológica. Por isso, se o teste de farmácia e o exame de laboratório derem negativo, mas os sintomas persistirem, é importante consultar um médico para verificar a possibilidade de gravidez psicológica.

Vídeo: Gestação semana a semana – Bayer Brasil

Acompanhamento da gravidez semana a semana

Depois da gestação confirmada um novo mundo se abre! Durante as consultas médicas do pré-Natal a gente descobre duas siglas importantes: Data da última menstruação (DUM) e Data provável do parto (DPP).

Também percebemos que os médicos contam a gestação em semanas, diferente da família e amigos (que querem saber em que mês da gravidez estamos). A DUM é o início dessa contagem e a DPP é o seu fim. Entre essas duas datas, geralmente, passam 40 semanas (maios ou menos 9 meses).

O primeiro ultrassom é um exame bem importante. É na ultrassonografia que se pode observar se está tudo como deveria, ou seja, saco gestacional dentro do útero (descartando a gravidez ectópica, gravidez nas trompas ou gravidez tubária, todos sinônimos de gravidez fora do útero).

várias fotos das fases da gravidez e da evolução da barriga

Fases da gravidez: os 3 trimestres

Outra forma de dividir a gestação em etapas são os trimestres (de 3 em 3 meses).

Primeiro trimestre

O primeiro trimestre abrange as 12 primeiras semanas de gravidez e é uma fase cheia de dúvidas. Ainda estamos nos descobrindo grávidas e não sabemos ao certo como lidar com tantas transformações. Para muitas gestantes é uma etapa incômoda, com náuseas, tonturas e vômitos.

É nessa fase a maior incidência de aborto espontâneo. Por isso, muitas grávidas esperam passar o primeiro trimestre de gravidez para contar a novidade para a família. Não foi o meu caso, como vocês perceberão no primeiro Boletim da Barriga!

Segundo trimestre

O segundo trimestre vai da 13ª semana à 26ª semana e costuma ser uma fase bem tranquila. Os sintomas ruins diminuem e a barriga ainda não está tão grande para atrapalhar o dia a dia. Por outro lado, não há dúvidas de que há uma barriga de grávida ali – e a gente adora exibi-la mundo afora!

O começo desse trimestre é marcado pelo descobrimento do sexo do bebê – e que delícia poder escolher seu nome! E mais para o fim do segundo trimestre começamos a sentir os movimentos do bebê no útero – uma sensação para ser lembrada pelo resto da vida! Para mim, foi quando caiu a ficha: estou grávida!

Terceiro trimestre

O terceiro trimestre começa na 27ª semana de gravidez e termina com o parto. É a etapa da gestação mais cansativa por conta do peso da barriga, mas também é mais concreta. Hora de organizar o quarto do bebê, preparar a mala da maternidade e as lembrancinhas de nascimento.

Além do cansaço e pouca disposição, é comum a gestante sentir falta de ar de insônia. O Pilates me ajudou muito a amenizar as dores nas costas, mas os chutes nas costelas eram inevitáveis. Por outro lado, eu me sentia linda com aquele barrigão e muito importante pela vida que gerava dentro de mim.

Escrevi uma poesia que transborda exatamente essa emoção. Ela se chama À Espera:

poesia de grávida: À espera

Gravidez mês a mês: Boletins da Barriga

Como prometido, vou compartilhar essa série de textos pessoais que são, na verdade, o acompanhamento da minha gestação mês a mês. Claro que eles têm uma carga emocional muito grande para mim, mas acho que são bem ilustrativos para outras futuras mamães também.

imagens do meu diário de gravidez com as fases da gravidez

BB 01 – gravidez 1 mês

Sim, essa gestação está bem no comecinho e a barriga ainda não dá nenhum sinal de que abriga um embrião, mas felicidade não é para ficar guardada.
Por isso, resolvemos seguir o conselho da Carol e do Anderson e curtir o evento desde já.
E não tem a menor graça curtir sozinhos… queremos compartilhar essa felicidade com as pessoas que amamos 😉
O 1º teste de gravidez positivo foi dia 19/09 (com 5 dias de atraso menstrual) e já no dia 21/09 fizemos a 1ª consulta do Pré Natal.

Começamos a jornada com 48,2 Kg e 1.591 IU/l de hCG.
A mamãe aqui queria esperar um pouco mais para divulgar a notícia, mas esse papai babão já deve ter contado até para a moça da padaria!
Não fosse o teste positivo, nem se notaria a gravidez… praticamente não há outros sintomas. (1 ou 2 dias de enjoo leve e só). Tomara que o baby continue assim bonzinho…

Até o próximo mês!
Tá, Charlles e Baby

diário de gravidez com as fases da gravidez

BB 02 – gravidez 2 meses

As calças ainda estão maiores que a barriga e os enjoos continuam bem levinhos, mas agora temos certeza de que tem um bebê aí dentro. O ultrassom mostrou um embrião de 1,0 cm e frequência cardíaca de 140 b.p.m. (com 7 semanas e meia de gestação).
Sim, para a decepção das avós e alegria dos pais, é “apenas” um bebê!
Tão pequenininho, mas já dá uma canseira na mamãe! Assistir TV à noite é praticamente impossível… o sono é algo quase incontrolável!
Tem sido maravilhoso receber o carinho da família e dos amigos! Até o próximo mês!

Tá, Charlles e Baby

BB 03 – gravidez 3 meses

É… um dia essa barriga tinha que começar a aparecer, né? Cintura? Isso não me pertence mais! hehehe
Fizemos outro ultrassom com 12 semanas. E foi uma surpresa! Não era mais uma bolinha que aparecia na TV, mas um bebê… com cinco dedinhos em cada mão!!
Ainda é muito cedo para saber o sexo do bebê, mas o exame mostrou que está tudo bem com nosso herdeiro 🙂
E a gestação continua super tranquila, graças a Deus!

Beijos e até o próximo boletim,
Tá, Charlles e Baby

diário de gravidez com as fases da gravidez

BB 04 – gravidez 4 meses

Embora o peso não tenha aumentado muito na balança, crescemos (a barriga e o Vinicius) bastante esse mês. Ele está com 200 g e 17 cm (17 semanas).
Sim, a melhor notícia do mês (e do ano!) certamente é poder chamar o Vinicius pelo nome! Assim mesmo, com “u” e sem acento, como o poeta 🙂
É uma bênção podermos celebrar o Natal – a festa da Vida Nova – com esse pequeno príncipe surgindo na nossa família.

Um Abençoado Natal e ótimo 2013 para todos,
Tá, Charlles e Vinicius

diário de gravidez com as fases da gravidez

BB 05 – gravidez 5 meses

Chegamos ao 5º mês e já passamos da metade do caminho!
A barriga e o Vinicius cresceram visivelmente! A balança já pesa quase 4 Kg a mais… e o Vini praticamente dobrou de tamanho desde o último ultrassom: está com 400 g e 26 cm (21 semanas).
Aliás, fizemos o ultrassom mais importante, o chamado morfológico, quando se mede cada partezinha do bebê. E a médica disse que o Vinicius tirou 10 com estrelinhas!
Agora conseguimos sentir a festa que ele faz dentro da barriga!
É uma delícia sentir essa movimentação toda!!

Beijos e até o próximo boletim,
Tá, Charlles e Vinicius

BB 06 – gravidez 6 meses

Alguém disse que a barriga tinha crescido mês passado?
Não… ela cresceu mesmo foi nesse último mês!
A circunferência abdominal, que vinha aumentando regularmente 2 cm por mês, esse mês aumentou 8 cm!!! E ganhamos uns 2,5 Kg nesse mesmo período…
Bom, só o Vinicius já está com 820 g (ultrassom com 25 semanas)!
Mas tudo bem porque a gravidez continua tranquila e os exames laboratoriais estão todos bons 🙂
Os “momentos mão na barriga” (mãos do papai, no caso) estão ainda mais interessantes.

Beijos e até o próximo boletim,
Tá, Charlles e Vinicius

diário de gravidez com as fases da gravidez

BB 07 – gravidez 7 meses

Passamos do 7º mês (é, esse boletim saiu um pouco atrasadinho), e é um alívio saber que o Vinicius já pode nascer sem grandes riscos.
Mas ninguém aqui está com pressa! Ainda estamos curtindo MUITO nosso pequeno príncipe crescendo dentro da.
De qualquer forma, estamos nos preparando para tê-lo do lado fora.
Os móveis do quartinho já foram encomendados e as roupinhas estão, aos poucos, sendo lavadas. Ai, que delícia tudo isso!
O número na balança continua aumentando… e a médica já avisou que, no próximo mês, o Vini deve dobrar de peso! Será que a barriga aguenta?!?! hehehe

Beijos e até o próximo boletim,
Tá, Charlles e Vinicius

diário de gravidez com as fases da gravidez

BB 08 – gravidez 8 meses

Não sei como têm sido para os outros, mas, para nós, o tempo tem passado voando… É incrível poder dizer que o Vinicius deve nascer “mês que vem”!
No ultrassom de 32 semanas de gestação (há 2 semanas atrás), ele estava com 42 cm e 2 Kg. De agora em diante, ele deve aumentar 200 g por semana… e com uma ajudinha da mamãe, que anda cheia das vontades de comer doce, a barriga está prestes a explodir! 🙂
Ah! E esse exame mostrou que o Vini está sentadinho, o que dificulta um parto normal. Claro que ainda há tempo para ele se virar, mas não muito espaço…

Beijos e até o próximo boletim,
Tá, Charlles e Vinicius

BB 09 – gravidez 9 meses

É… a barriga ainda não explodiu… e o Vinicius continua sentadinho dentro dela.
De todo modo, este é um boletim de despedida, pois até o fim do mês esse menino vai ter que nascer, de um jeito ou de outro 🙂
Só temos a agradecer por essa experiência incrível e por uma gestação tão tranquila.
Foi uma delícia compartilhar isso tudo com vocês e receber tanto carinho!
Fiquem tranquilos que assim que o Vini nascer será celebrado por e-mails, telefones e facebook… e as portas da nossa casa estarão abertas para quem quiser conhecê-lo pessoalmente.

Beijos e até breve,
Tá, Charlles e Vinicius

final do diário de gravidez com as fases da gravidez
E foi assim que registrei as minhas fases da gravidez. Espero que seja inspirador para outras famílias porque esses momentos são especiais demais para se perderem no tempo!

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) em qual das fases da gravidez tu estás e como anda a ansiedade da futura mamãe!

Meus registros maternos continuam, viu? Aqui no blog há uma série de posts mostrando todos os detalhes do primeiro ano do meu bebê num scrapbook cheio de amor!

Ainda mais especial é essa outra série de posts com uma poesia para cada mês do primeiro ano de vida do bebê.

E para quem quer continuar no tema, aqui tem mais sobre os sintomas da gravidez. Ampliando um pouco o tema, encontrei esse post falando que o colar de âmbar trás alivio para o estresse e ansiedade antes e depois da gravidez.

imagem de uma gestante segurando uma flor para ilustrar as fases da gravidez