A gente está sempre ligada nos produtos que compra para nossa família, certo? Porque já se foi a época em que comprávamos apenas pela marca ou apenas pelo preço. Aprendemos que o importante é a qualidade das marcas artesanais ou não.

Aliás, ultimamente tenho dado preferência para marcas artesanais, pequenos produtores ou empreendedores. Gosto de conhecer a história por trás da marca e ser parte ativa nesse processo.

Vira e mexe compartilho por aqui produtos e marcas de que gosto e recomendo. Hoje trouxe uma relação de marcas artesanais que andam fazendo sucesso por aí. São dicas do Felipe de Carvalho que vale a pena conferir!


imagem de pernas usando calça jeans para ilustrar marcas artesanais

As marcas artesanais que mais fazem sucesso

Peças que contam histórias e propõem um novo olhar para a moda contemporânea.

A primeira coisa que você, consumidor, deve pensar quando vai comprar uma nova peça de roupa é se aquele é produto de qualidade. Por aí, é super fácil encontrar roupas lindas na vitrine, mas que depois de uma lavagem viram pano de chão.

Propondo uma maneira não exatamente nova de consumir, que herda a forma em que as roupas eram feitas antes da Revolução Industrial, as marcas artesanais buscam um equilíbrio entre a produção e o consumo.

Para isso, foi criado um termo: o “slow fashion”. Embora nem todas as marcas artesanais se definam assim, elas têm algo em comum quando fazem questão de serem transparentes, usarem materiais sustentáveis, ou mais naturais, e criarem sua própria estética. Conheça agora algumas das mais legais que fazem produtos artesanais, e o melhor, tudo aqui no Brasil.

Insecta Shoes

Com um aumento significativo na procura por produtos veganos e/ou que tenham algum tipo de preocupação direta com a sustentabilidade, nasceu a Insecta. Feita totalmente no Brasil, a marca nasceu do encontro de duas mulheres empresárias que viram nas roupas de brechó a matéria-prima perfeita para criarem sapatos com muita personalidade.

Um dos principais motivos do surgimento da marca, foi derrubar a ideia de que um produto ecológico não pode ser bonito, confortável e duradouro. O crescimento da marca foi motivado pelo uso de materiais reciclados, como plástico virando tecido e borrachas recicladas virando solado para os calçados. Hoje, a marca possui um catálogo extenso de diversos modelos, cada um com seu estilo, e pode ser vista nos pés de muitas pessoas Brasil afora.

João Pimenta

Ocupando um espaço na moda brasileira nem tão pequeno assim, João Pimenta é uma das marcas artesanais mais descoladas atualmente. O estilista, que surgiu na Casa de Criadores, misturando materiais de baixa qualidade com tecidos super nobres, hoje, é um dos mais criativos quando o assunto é alfaiataria.

Ao longo da trajetória da marca, João Pimenta vestiu diversas celebridades, incluindo internacionais, mas nunca deixou de mostrar seu posicionamento quanto à moda. Hoje, com uma loja em São Paulo, trabalha com roupas masculinas sob medida. Se podemos dizer que as roupas feitas para os homens têm ganhado novos ares, João Pimenta tem total “lugar de fala” aqui.

A marca foi uma das primeiras no Brasil a mostrar, na passarela, homens usando saias, tecidos bordados, sobreposições extravagantes, dentre outros elementos que só eram vistos na moda feminina. Sem medo de ousar, a forma artesanal de trabalho permite ao João ter total controle criativo das suas peças, em que o produto final também tem a cara do cliente.

Nicole Bustamante

Quem já passou pela Rua Augusta, em São Paulo, provavelmente já deu as caras com uma loja bastante clean e que chama a atenção por parecer vazia. Nicole Bustamante é a autora por trás das peças 100% veganas, feitas totalmente à mão, e com um preço super justo.

O grande destaque são as modelagens sem gênero, super atuais, mas, ao mesmo tempo, atemporais. O mood da marca opta pelo minimalismo, com peças monocromáticas, estampas clássicas, como listras, ou aplicações de bordados bem sutis.

Outro ponto positivo é o atendimento, que muitas vezes é feito pela própria criadora, que faz questão de ter um contato mais próximo com cada cliente, algo bastante raro nos dias de hoje.

Soy.vos

Resgatando a função do sapateiro, a Soyvos cria calçados sob encomenda, enviando para todo o Brasil. Mas por que encomendar um sapato do zero se é mais fácil encontrar um prontinho numa loja? A resposta é: qualidade e personalidade.

Toda a produção da marca acontece dentro de um ateliê, nos moldes antigos de um sapateiro. Quem anda pelos bairros mais descolados de São Paulo, como Santa Cecília e Pinheiros, com certeza, já se deparou com algum sapato deles nos pés de meninas e meninos.

Os modelos clássicos ganham um ar bastante contemporâneo com solados coloridos, e até mesmo formatos inusitados. As tendências aparecem nas peças, mas a marca consegue aplicar sua linguagem de um modo atemporal.