Um dos posts bem acessados aqui do blog é sobre o colete de piscina. Logo se vê que as famílias que passam por aqui estão preocupadas com essas questões de segurança – ainda bem. Outro item bacana de se verificar é a roupa com proteção solar.

Vocês conferem se esse item está presente por aí? Tem interesse nesse tipo de produto? Já se perguntaram se essa proteção solar funciona mesmo? Então vem conferir essas dicas do David Dias!


silhueta de uma mulher ao sol para exemplificar roupa com proteção solar

Roupa Com Proteção Solar Funciona Mesmo? Descubra Agora

Roupa com proteção solar funciona? Essa pode ser uma pergunta bastante comum e frequente, ainda mais por indivíduos que estão pensando em começar a usá-las.

De fato, as roupas que fornecem proteção contra os raios ultra violetas tem se tornado cada vez mais conhecidas e populares.

Embora ainda exista uma gama de pessoas que desconheça essa tecnologia inovadora.

Mas, apesar disso, as marcas que fornecem esse tipo de roupa estão ganhando mais visibilidade no país.

Então, caso você tenha interesse em sanar essa dúvida e descobrir um pouco mais a respeito dos fantásticos tecidos que protegem contra os raios UV, continue lendo esse artigo!

Roupa com proteção solar funciona realmente?

imagem de um óculos no sol

As roupas que possuem proteção solar às vezes podem ser consideradas boas demais para ser verdade, não é mesmo?

Afinal, elas fornecem mais proteção contra os raios solares do que os próprios protetores solares em creme, além, é claro, de diversos outros benefícios.

A partir de então surge uma dúvida que é bem frequente em relação ao produto: roupa com proteção solar funciona de verdade?

A resposta é bem simples… sim, essas roupas realmente funcionam e são ótimas!

Entretanto, vale lembrar que nem todas as roupas entregam aquilo que prometem.

Para não ser enganado, é bom atentar-se para alguns fatores que podem apontar se aquele produto realmente cumpre com os quesitos que promete.

Mas, para marcas como a UV.Line que possui certificado da ARPANSA, os seus produtos são de fato eficazes e bloqueiam com extrema eficiência mais de 98% dos raios solares.

Além disso, também possuem proteção permanente, que não diminui com o tempo, ou sai com lavagens ou quando entra em contato com o sal do mar e o cloro da piscina.

Caso esteja interessado em conferir os produtos da UV.Line, você poderá adquiri-los através do site Samburá.

Assim sendo, se for levar em consideração marcas com boas avaliações e que possuem certificado de qualidade da ARPANSA, então é certo afirmar com convicção que as roupas desses fabricantes funcionam verdadeiramente.

Portanto, são um ótimo investimento a longo prazo para a saúde de sua pele e sua qualidade de vida.

Entretanto, como dito anteriormente, é necessário ter cautela em relação a produtos falsificados e que não entregam ao comprador aquilo que foi prometido.

Como funcionam as roupas com proteção solar?

Alguma vez você já chegou a se perguntar como funciona as roupas que bloqueiam os raios solares?

A principio pode parecer um tanto quanto complicado, entretanto, pode ser mais simples do que você imagina.

Bem, basicamente, as roupas de algumas marcas como a UV.Line, utilizam fios tecnológicos à base de dióxido de titânio que possui proteção permanente na trama dos tecidos, bloqueando os raios ultravioletas.

Para medir a proteção solar que a roupa fornece, é preciso averiguar o FPU do tecido, que geralmente pode variar entre 30, 40 e 50+.

O mais indicado é roupas que possuem um FPU 50+, pois esse é o fator de proteção mais elevado existente e bloqueia mais de 98% dos raios solares.

Ou seja, a cada 50 raios solares que chegam até a sua roupa, somente um poderá atravessa-la.

Todavia, antes dos produtos serem por fim comercializados, eles são submetidos a testes rigorosos da ARPANSA, com o intuito de comprovar a eficiência do FPU e qualidade do produto.

Por isso é sempre importante checar se o produto que você está prestes a adquirir possui a certificação de qualidade da ARPANSA.

O que é malha UV?

imagem de crianças brincando na piscina

Cada vez mais as roupas com proteção solar tem sido recomendadas por dermatologistas, devido ao alto fator de proteção contra os raios  solares.

A malha UV nada mais é que uma roupa projetada especificamente para garantir a proteção contra os raios solares.

Sendo produzida a partir de um tecido classificado pelo seu nível de proteção ultravioleta, como a poliamida.

Geralmente as roupas com proteção solar são usadas durante temperaturas mais quentes.

Assim sendo, normalmente as roupas são projetadas a partir de poliamida, que permite a ventilação, absorção e umidade.

Além de possuir propriedades antibacterianas para auxiliar no resfriamento corporal e na respirabilidade.

Qual o nome do tecido com proteção UV?

O  fio de poliamida pode apresentar o Dióxido de Titânio em sua composição, dessa forma, geralmente é o tecido mais utilizado para a fabricação de roupa com proteção solar.

O dióxido de titânio é o mesmo componente utilizado durante a fabricação de um protetor solar.

Ao passo que esse componente encontra-se dentro do fio do tecido, assim sendo, não sai com as lavagens e sua proteção é permanente.

Vale ressaltar que alguns produtos produzidos a partir de algodão e poliéster, apesar de possuírem algum nível de proteção solar, não é permanente, pois não possui dióxido de titânio em sua composição.

Assim sendo, esse tecido é feito para refletir os raios ultravioletas e impedir que a pele absorva a radiação causada pela incidência solar.

A eficiência do tecido pode ser imediatamente notada ao vestir as peças de roupa.

Desse modo não é necessário esperar um certo tempo para sair e ter contato com o sol, e também não é necessário o uso de protetores solares nas regiões onde o tecido cobre completamente a pele.

Portanto, é uma maneira eficiente de proteger a saúde da pele contra os danos nocivos causados pelos raios ultravioletas.

Além de bloquear os raios solares, o tecido de poliamida também possui outras características que podem garantir algumas vantagens.

Como por exemplo, esse tipo de tecido não retém odores, sendo muito mais fácil de lavar.

Possui uma sensação gelada contra o corpo, e permite a ventilação para ajudar no resfriamento corporal e respirabilidade.

Assim como também possui propriedade de secagem mais rápida em comparação com outros tecidos, sendo ideal para atletas.

Entretanto, além dos atletas, essas roupas também podem ser uma boa opção para crianças e idosos que possuem um sistema imunológico mais fraco.

Conclusão

imagem do sol

A roupa e até mesmo o chapéu com proteção solar funciona de fato, e é uma das formas mais eficazes de manter a saúde da sua pele protegida enquanto você aproveita o dia sem se preocupar com os riscos que a incidência solar pode causar.

Desse modo, essas roupas tem se tornado bastante procuradas por pessoas que costumam ficar mais tempo exposto sob o sol.

Enfim, você já conhecia como são feitos os tecidos dessas roupas com proteção uv? Conhece alguém que gostaria de saber se realmente funciona? Ainda possui alguma dúvida em relação ao produto?

Então deixe o seu comentário e compartilhe nas redes sociais!