Já disse por aqui que música e desenvolvimento infantil têm tudo para dar certo. A música traz diversos benefícios para as acrianças – não apenas na teoria, como na prática também. Já escrevi sobre isso por aqui.

Hoje trago a experiência de uma especialista no ensino da Língua Pátria para exemplificar um dos benefícios da música: o desenvolvimento da própria linguagem.

A música em si já é uma linguagem elaborada. Uma de suas qualidades que mais destaco é o lúdico e o prazer que costumam estar sempre envolvidos nas experiências musicais. Penso que esse é um grande facilitador para a aprendizagem de outras línguas por meio da música.

A pedagoga Ingrid Goes Lobato Franco, pós-graduada em gestão de pessoas e que há mais de 10 anos atua na elaboração do material didático de Língua Pátria do Kumon, explica que as canções – cada uma delas – é, na verdade uma oportunidade para pais e filhos se divertirem juntos e fortalecerem laços afetivos.

Além disso, também podemos contar com a ajuda das canções para questões pedagógicas. Música e desenvolvimento infantil podem sempre caminhar juntas.

menino feliz ouvindo música

Música e desenvolvimento infantil

Canções com letras fáceis de lembrar, graças ao ritmo e a simplicidade das palavras, ajudam a exercitar a memória. Costumam também desenvolver a concentração e o próprio sentido de linguagem. “Quando elas escutam as músicas, mesmo que a princípio não entendam, pouco a pouco assimilam as palavras e aprofundam a compreensão de seus significados”, diz Ingrid.

Acontece mais ou menos assim:

  1. Primeiro, devemos cantar para os pequenos com a intenção de instigá-los a terem vontade de cantar também;
  2. Depois, há uma mudança de atitude: deixamos de apenas cantar para a criança e passamos a cantar junto com ela;
  3. Por fim, os pequenos descobrem o prazer de cantar sozinhos – interação entre música e desenvolvimento infantil.

Esse deve ser mesmo o movimento. O adulto (pais, familiares, cuidadores, professores) orienta o caminho para despertar a vontade de cantar. Aos poucos, a criança vai se interessando pela letra e melodia da canção e vai tentando cantar junto. E assim, por meio do prazer de cantar, a curiosidade pelas palavras e o interesse em compreender o que estão cantando começam a surgir.

A especialista ainda lembra que as ações lúdicas ajudam a reforçar o significado do aprendizado. Ou seja, facilita na hora de aprender e ajuda a compreender, assimilar e guardar o aprendizado.

O reforço da música para o desenvolvimento infantil

É por isso que especialistas afirmam que uma das formais mais fáceis de estimular um vocabulário rico e diversificado para uma criança é por meio da música. Como? Inserindo canções infantis no cotidiano da família, desde antes do nascimento até durante os primeiros anos, especialmente.

Isso porque enquanto escutam e cantam, os pequenos são estimulados. E esse estímulo facilitará sua inicialização na leitura, ativando o cérebro e aflorando os sentimentos. As professoras costumam perceber a diferença quando uma criança recebe esse tipo de estímulo em casa na época da alfabetização.  

As canções infantis costumam transmitir tranquilidade e, por isso mesmo, ajudam a desenvolver a concentração, além da percepção musical. Deve-se observar uma complexidade gradativa na oferta de canções.

As primeiras canções apresentadas devem ser breves, repetitivas e simples de entender. “Apesar da simplicidade, elas precisam ter letra, e não podem ser simplesmente instrumentais, pois é preciso que a criança se envolva com as palavras”, comenta a especialista.

Confira mais algumas dicas para estimular as canções em família:

  1. Busque o momento adequado para envolver a canção na rotina da criança, como a hora de dormir, do banho, no caminho para escola etc.
  2. Observe as canções preferidas das crianças e dê a liberdade para ela escolher ouvir quantas vezes desejar, mas também apresente novas opções de canções de tempos em tempos.
  3. Fique atenta às músicas que a criança já consegue cantar sozinha e observe o desenvolvimento e o aprendizado acumulado.

Desenvolvimento infantil e música caminham juntos

Crianças são curiosas por natureza e estão sempre querendo descobrir novidades. A música é um bom caminho para despertar novos interesses. “Mesmo a criança que ainda não sabe ler passa naturalmente a se interessar pelas palavras à medida que acompanham e aprendem a cantar vendo as ilustrações”, comenta Ingrid.

A pedagoga sugere algumas músicas para inserir na rotina das crianças e deixar o aprendizado mais divertido: Alecrim, O cravo e a rosa, Corre cutia, Caranguejo não é peixe, Peixe vivo, Ciranda cirandinha, Fui morar numa casinha, Dona aranha, A barata, Borboletinha, Formiguinha, Se essa rua fosse minha, Indiozinhos, Mestre André, O sítio do seu Lobato, entre outras.

Reparem que são todas canções do cancioneiro folclórico brasileiro. Se vocês não estiverem muito familiarizados com elas, é fácil de encontrar pesquisando no Google.

Quando eu questionei a importância das canções do cancioneiro folclórico brasileiro nesse auxílio do desenvolvimento infantil para a pedagoga, ela confirmou sua utilidade. Disse que muitas canções infantis fazem parte do folclore e cultura popular do nosso país e são muito conhecidas e acessíveis.

Além dessa facilidade de acesso, as letras simples também ajudam no entendimento, e os versos repetidos e breves têm papel fundamental no contexto. Apesar da simplicidade, essa canções ajudam a inserir a criança no universo da história que está sendo contada. Com o tempo, pode-se selecionar canções que tenham uma duração maior e oferecer um vocabulário mais extenso, que conte uma história completa do princípio ao fim.

Ou seja, canções antigas (da época das nossas avós) ainda são muito válidas para as crianças de hoje!

imagem de uma menina cantando

A importância da música para o aprendizado

Pesquisas científicas realizadas em diferentes partes do mundo confirmam que as canções auxiliam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. É exatamente por isso que diversas metodologias de ensino – a exemplo do Kumon, área de atuação da especialista entrevistada para esse texto – incentivam que as famílias cantem em casa com os filhos.

Esse incentivo também acontece por aqui, mesmo que meu filho não conheça o método acima e frequente uma escola montessoriana. Em qualquer fase da educação, é bem interessante inserir músicas e leitura de histórias para motivar ainda mais as crianças a sentirem o prazer pelo universo da leitura.

Quando perguntei se existe uma faixa etária mais favorecida por determinado estilo de música e qual tipo de música deve ser oferecido para cada idade, a especialista ressaltou as fases iniciais. “Com os bebês e as crianças pequenas, o melhor é falar muito com eles, cantar diversas canções infantis e ler em voz alta uma grande quantidade de livros ilustrados.”, disse.

E por aí? Vocês têm tirado proveito dessa qualidade da música e desenvolvimento infantil? Conta aqui embaixo nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se a música tem ajudado com o aprendizado dos pequenos por aí!