Que eu gosto de scrapbook simples vocês já sabem. Meu estilo é bem o “recorta papel e cola”, com foco no registro de memórias. Mas já testei um bocado de técnicas diferentes até encontrar meu estilo próprio. E hoje resolvi mostrar algumas ideias para scrapbook bem diferentonas.

Em 2012 eu participei de um projeto muito bacana chamado One Little Word. A criadora desse projeto, Ali Edwards, sugere que a gente escolha uma palavra para representar o nosso ano e reflita sobre essa palavra durante os doze meses.

Pois bem, para 2012, escolhi a palavra VIAJAR. Viajar não apenas no sentido concreto – de conhecer lugares novos e visitar pessoas queridas –, mas também no sentido abstrato – de experimentar coisas diferentes. A poesia “Viajar” esclarece bem essa questão.

E aí que eu resolvi criar um scrapbook especialmente para fazer essa reflexão. Para registrar essas experiências artísticas. Resolvi compartilhar esse álbum por aqui porque ele está recheado de ideias para scrapbook que podem ser úteis para vocês.

Aliás, ele tem tantas experiências, testes e técnicas diferentes que ficou meio sem identidade. Mas não tem problema! Valeu a experiência! Foi uma viagem de reconhecimento, para eu encontrar meu estilo – e que deu certo!

Deixa eu mostrar, então, algumas ideias para scrapbook:

ideias para scrapbook capa

Capa com tecido

Começando pela capa e contracapa, que eu escolhi fazer em tecido. Recortei dois quadrados 20 x 20 cm de papelão e encapei com tecido listrado. Adorei o resultado!

Outas coisas diferentes das capas: recortes em papel vegetal (esse com fundo amarelinho), enfeites de espelho (gaiola e passarinho), recorte de chipboard cru – sem pintar (poço e balde), carimbada em tecido (frase “eu que fiz”), enfeites de gesso (flores ovais).

ideias para scrapbook aba

Página com aba

Nesse álbum foi a primeira vez que experimentei fazer uma página com aba. Eu gostei tanto que vivo fazendo isso nos meus scrapbooks até hoje!

A aba é uma extensão da página. Dá a possibilidade de interação, brincar de esconder e mostrar. Fora que dá mais espaço para colocar mais fotos e journaling (escrever mais sobre a história).

Poesia: Viajar

ideias para scrapbook guache

Tinta guache

Para quem gosta de trabalhar com tintas, há uma infinidade de tipos e texturas. Mas deixa eu contar um segredo: a tinta guache já funciona muito bem. É baratinha, fácil de encontrar e também se consegue efeitos lindos.

Poesia: Eu hoje

ideias para scrapbook carimbo

Carimbos alternativos

Experimentei um bocado de coisas diferentes nessas páginas! Duas ideias que eu queria deixar para vocês: carimbar com plástico bolha e com rolha de garrafa!

Na página da esquerda, eu usei plástico bolha e tinta branca para fazer o fundo. Na da direita, eu usei uma rolha de garrafa e tinta guache. Sei que vocês farão bem melhor que essa minha lambança. Foquem na ideia!

ideias para scrapbook canva

Página de canva

O que o pessoal costuma chamar de canva, no scrapbook, nada mais é que um tecido de algodão puro. Fiz algumas experiências de páginas em canva e o resultado é bem diferente.

Eu passei uma costura no contorno da página para que o tecido não desfiasse. Gostei porque já serve de enfeite, mas também é possível selar com cola.

ideias para scrapbook mascara

Máscaras e estêncil

Tem muita scrapper que se utiliza bastante de máscaras e estêncil. Pode-se criar texturas, profundidade, fundos diferentes. Podem ser trabalhados com gesso, tinta acrílica, tinta spray e tinta guache também, viu?

Dá para fazer diversas camadas, com cores diferentes, com materiais diferentes. Depende do resultado que queira obter.

ideias para scrapbook gesso

Gesso

Sim, é isso mesmo! Tem muita gente que gosta de lambuzar o papel com gesso! Além das máscaras e estêncil, que comentei acima, o gesse pode ser utilizado para dar um fundo bem diferentão na página.

Aqui eu mostro duas ideias para scrapbook usando gesso. Sobre o papel crepom: recortei tiras de crepom e passei o gesso por cima. Sobre recortes diversos: a ideia aqui foi uniformizar um pouco o fundo e as cores (bem diferentes) dos recortes que usei.

ideias para scrapbook respingo

Respingos de tinta

Atualmente, eu quase não uso tinta para compor um leiaute de scrapbook, mas um respingo de tinta sempre vai bem! Pode-se fazer usando uma máscara e tinta spray ou simplesmente com tinta acrílica e uma escova de dentes.

Minha dica: acho mais prático desenroscar a tampa do spray e dar batidinhas com o canudinho da tinta no papel. Não suja muito e o resultado é lindo!

 

Caramba! Foi um bocado de ideias para scrapbook, hen! Espero que sejam úteis e que vocês possam adaptar aos seus projetos.
Vocês já utilizam algumas dessas técnicas? Me mostrem o que vocês andam criando por aí!