Aplicativos (app) de montagem de foto no celular nunca foram tão usados! Os fotógrafos de plantão podem até discordar, mas a verdade é que no dia a dia a gente usa mesmo o celular para fotografar.

Eu adoro registrar os grandes e pequenos momentos da vida da minha família. Alguns desses registros viram scrapbook, outros são reunidos num fotolivro. Muitos são compartilhados com a família e amigos pelas redes sociais.

Na correria da vida, a gente manda a foto do jeito que ela saiu. Mas se tivermos uns minutinhos para corrigir um defeitinho aqui ou fazer uma graça acolá é bem melhor. Essa é a mágica que os aplicativos de montagem de foto fazem!

imagem de um celular tirando foto: montagem de foto

Apps de montagem de foto

Nem precisa ser mãe para saber que não é muito fácil fotografar crianças e famílias. São necessários muitos cliques para se conseguir uma foto que se salve – e nem sempre se consegue!

Uma ajudinha de um aplicativo de fotografia vai muito bem, obrigada. Ninguém tem tempo para aplicativos de edição de foto profissionais. Para funcionar, pelo menos para mim, precisa ser prático e simples.

Assim, reuni aqui uma lista dos 6 aplicativos de montagem de foto que tenho instalados no meu celular. São todos gratuitos, não ocupam muito espaço e são bem simples de mexer. No final, vou deixar ainda, como bônus, a indicação de um aplicativo para fazer vídeos simples com as fotos.

Aplicativos de montagem de foto:

  1. Todos gratuitos;
  2. Disponíveis para Android e iOS;
  3. Ocupam pouco espaço do celular;
  4. Simples de mexer;
  5. Edição e montagem de foto básicas.

6 Aplicativos de montagem de foto no celular

telas do aplicativo Boomerang: montagem de foto

Boomerang

Começando, por ordem alfabética, pelo Boomerang. Esse aplicativo faz mini vídeos divertidos a partir de fotografias. Ele ficou conhecido pela sua utilização no Instagram, mas pode ser instalado separadamente no celular.

Ele é tão popular (mais de 100 milhões de instalações na Google Play) quanto simples. Tem apenas um botão! Tudo que precisamos fazer é mirar e apertar o botão que o Boomerang faz o resto.

Ele tira 10 fotos sequenciais e cria um mini vídeo dessas fotos em loop para frente e para trás. O resultado é sempre divertido! Pode-se compartilhar no Facebook e no Instagram diretamente do aplicativo ou salvar no celular para usar depois.

Baixar o app na Google Play | Fazer download pela Apple Store

telas do aplicativo canva: montagem de foto

Canva

Eu uso muito o Canva no computador para trabalhar as imagens do blog. Mas também tenho o aplicativo instalado no meu celular para tê-lo sempre disponível.

O Canva permite criar designs profissionais de forma simples e rápida. É tudo na base do clica e arrasta. Pode-se editar fotos nossas ou disponíveis no próprio Canva.

Pode-se iniciar a criação da imagem do zero ou usar um dos vários templates prontos. Depois é só escolher a foto, incluir filtros ou não, adicionar texto à imagem e salvar no celular ou compartilhar diretamente nas redes sociais.

Baixar o app na Google Play | Fazer download pela Apple Store

telas do aplicativo Layout

Layout

Esse aplicativo cria leiautes divertidos a partir de fotos do rolo da câmera do celular ou fotos tiradas na hora por ele mesmo. Pode-se usar até 9 fotos na composição da colagem de fotos. Também é do Instagram, mas pode ser instalado separadamente.

O que mais gosto no Layout é sua simplicidade. Basta um toque para espelhar, virar ou substituir imagens. Arrastando e soltando, pode-se trocá-las facilmente. Afastando ou aproximando os dedos, consegue-se aumentar ou reduzir o zoom.

É só escolher quais fotos vão compor a colagem. Clicar em um dos leiautes disponíveis no aplicativo. Fazer alguns ajustes de enquadramento ou bordas e pronto! Pode-se compartilhar em diversas redes sociais diretamente pelo aplicativo ou salvar no celular para usar depois.

Baixar o app na Google Play | Fazer download pela Apple Store

telas do aplicativo Photo Grid

Photo Grid

O Photo Grid é um dos aplicativos de fotos mais populares. Ele possui inúmeros recursos sem deixar de ser muito fácil de usar.

Inclui funções como meme, criador de GIFs, colagem de vídeos, colagem de fotos, livro de recortes, efeitos de câmera, instasize para Instagram, cortar, filtros de rosto AR, adesivos, corte de fotos, fundos, modelos, fontes, slideshows, borrão, retoque, padrões e muito mais! Um prato cheio para quem gosta de brincar com fotos.

Baixar o app na Google Play Fazer download pela Apple Store

telas do aplicativo Pic Collage

Pic Collage

Outro queridinho das montagens de fotos é o Pic Collage. São centenas de estilos e tamanhos de foto grids, adesivos exclusivos, texturas e modelos de fundos, além da ferramenta que permite desenhar na imagem (doodle).

Sua popularidade não é à toa (são mais de 70 milhões de usuários): é muito fácil editar fotos nele. As possibilidades de personalização do fundo e bordas, além dos vários adesivos separados por tema, são as funcionalidades mais amadas.

Outro ponto que merece destaque é que o aplicativo é atualizado frequentemente. De acordo com a época do ano, são inseridos novos adesivos, fundos, bordas, etc.

Baixar na Play Store | Fazer download na iOS Store

telas do aplicativo Adobe Spark

Adobe Spark

O Spark é um dos aplicativos da conhecida Adobe. Ele é prático e intuitivo e pode ser usado não apenas para montagem de fotos mas também para diversos projetos criativos, inclusive de vídeo.

Pelas imagem acima já da para ter uma ideia da qualidade. O melhor é que, pela simplicidade do app, ninguém precisa de conhecimento em design para utilizá-lo!  Como todos mencionados nesse post, ele é gratuito e qualquer pessoa pode utilizá-lo facilmente. Vale a pena conhecer!

imagem de uma mulher fotografando com o celular

Bônus: montagem de foto em vídeo no celular

Esse post é sobre aplicativos de montagem de fotografias no celular, mas queria deixar uma indicação de aplicativo de vídeos também. No mesmo contexto de ser algo leve, simples e prático de usar.

telas do aplicativo Adobe Clip

Adobe Clip

O Adobe Clip cria vídeos de forma muito simples. Podem ser criados a partir de vídeos ou de uma sequência de fotos (e é por isso que decidi incluí-lo nesse post).

Há uma opção de criação automática na qual se escolhe as imagens, a trilha sonora, o ritmo e pronto! O aplicativo faz todo o resto! Gosto muito da formatação que ele da para o movimento das fotos de acordo com a trilha sonora escolhida.

Quem não sabe nada de edição de vídeos, assim como eu, vai se achar o produtor de vídeos com ele! Claro que a edição dos vídeos é limitada, mas serve perfeitamente para minhas criações caseiras.

Baixar na Play Store | Fazer download na iOS Store

imagem de fotografia no celular

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)  qual teu aplicativo de montagem de foto preferido? Conheces esses que eu indiquei?