Particularmente, adoro Gramado! Já fomos algumas vezes, eu e meu príncipe, curtir um fim de semana em casal. Mas essa foi a primeira vez que fomos a Gramado com criança pequena.

Na verdade, foi um encontro de família (a família do meu pai), em agosto de 2017. Passamos um final de semana por lá, quando o filhote tinha recém feito 4 anos.

Antes que alguém pergunte. já respondo: sim, um final de semana é pouco – pouquíssimo! – tempo para curtir tudo que Gramado tem para oferecer. Mas nós estávamos aproveitando o encontro de família e pretendemos voltar em breve para aproveitar mais Gramado com criança pequena.

 

gramado com criança pequena zoo3

O que fazer em Gramado com criança pequena

Lembrando que a cidade gaúcha é conhecida pelo frio, quem está em Gramado com criança pequena precisa se preparar para isso. Os passeios mais bacanas são ao ar livre. E ninguém precisa perder nada por causa do frio! Basta estar preparado – bem agasalhado e fazer pausas para um chocolate quente ou chá de vez em quando.

Dessa vez, optamos por não passear pelos parques mais tradicionais, no quesito beleza natural. Gramado tem muitos parques lindos! Mas como tínhamos apenas 2 dias e meio, demos preferência por atividades que sabíamos que o filhote ia curtir MUITO!

Nossas escolhas foram focadas num menino de 4 anos que ama animais e dinossauros. Se o roteiro agradou? Ele vive pedindo para voltar!

 

gramado com criança pequena zoo1

 gramado com criança pequena zoo2

Gramado Zoo

Muitas pessoas dispensam o zoológico quando passam pela cidade. Mas para quem vai a Gramado com criança pequena eu super recomendo o Zoo! É um local lindo, bem organizado e pensado para os pequenos.

É um zoológico que reúne apenas animais brasileiros e muitos animais soltos. Tem um roteiro certinho a ser seguido, com placas explicativas ao longo do percurso.

Há estrutura de fraldário, lanchonete com espaço para os pequenos brincarem e os pais descansarem, recreação infantil e uma lojinha no final. O Vinicius saiu de lá com um macaco aranha de pelúcia que não desgruda mais!

 

gramado com criança pequena gaúcho1

gramado com criança pequena gaúcho2

gramado com criança pequena gaúcho3

Parque Gaúcho

Sendo bem sincera, esse não é um passeio imperdível. É um parque que conta a história do povo gaúcho. Fica ao lado do zoológico e quando fomos tinha um combo em que o ingresso desse parque ficava por apenas R$ 1,00.

Nossa ideia era almoçar por lá, mas o restaurante fechou, infelizmente. De todo modo, valeu o passeio por conta do cavalo. Meu filho AMA cavalos e lá as crianças podem dar uma volta montadas no cavalo.

 

gramado com criança pequena florybal1

 gramado com criança pequena florybal2

gramado com criança pequena florybal3

gramado com criança pequena floybal

Parque Terra Mágica Florybal

Esse sim é um passeio imperdível para quem vai a Gramado com criança pequena! É um parque enorme com várias atividades para os pequenos.

O parque de diversão conta com cinema 7D, playground e áreas para explorar, com temas como dinossauros e animais da floresta. Há dinossauros gigantescos, que se mexem e produzem som. Imagina se meu filhote não ia amar?

Nós fomos no meio da tarde, mas é um programa para, pelo menos, uma tarde inteira. Há lanchonete e banheiros com fraldário. A gente segue por uma trilha e vai aproveitando toda a estrutura. Vale cada centavo do ingresso!

 

gramado com criança pequena aldeia1

gramado com criança pequena aldeia2

 

gramado com criança pequena aldeia3

Aldeia do Papai Noel

Nada como ter um local onde é Natal o ano inteiro! A Aldeia do Papai Noel é um parque temático de Natal com a casa do Papai Noel, fábrica de brinquedos, neve artificial, trem e monotrilho. Há renas de verdade, cães São Bernardo, lojinha e a presença do próprio Papai Noel.

As crianças (e alguns adultos como eu) se encantam com o lugar! Dentro da lojinha, pode-se comprar um envelope para os pequenos escreverem suas cartinhas para o Papai Noel. O Vinicius escreveu a dele (eu escrevi por ele) e uns três meses depois recebemos a resposta em casa.

 

gramadocom criança pequena mini1

gramado com criança pequena mini2

Mini Mundo

Esse foi um daqueles passeios “fui quando era criança e levei meu filho depois”. Ah! Que delícia poder reviver esse lugar que eu curti quando era pequena com o meu filho!

O Mini Mundo é um parque de miniaturas. Ele tem vários locais do Brasil e do mundo em escala super reduzida. As maquetes são muito perfeitas e alguns carros, trens e navios se movimentam. É bem bacana!

No final do parque (lá em cima), há um parquinho bem legal para os pequenos. Há também um café bem gostosinho (para se esquentar), banheiro com fraldário e uma lojinha.

 

gramado com criança pequena reino1

 gramado com criança pequena reino2

O Reino do Chocolate

Gramado com criança pequena não tem graça se não tiver um pouco de chocolate. O Reino do Chocolate é uma fábrica de chocolates com temática florestal. Há um percurso a ser seguido, que conta a história do chocolate, com túneis e um parquinho.

É tudo bem organizado e interativo, bem legal! A gente pode espiar a produção de chocolate e, claro, há uma loja no final. É interessante passear por várias lojas de chocolates antes de escolher onde comprar (há preços e produtos diferentes!).

 

Onde comer em Gramado com criança pequena:

Não há dúvidas de que o que não falta em Gramado são deliciosas opções de restaurantes. A gente adora ir passeando pelas ruas e conhecendo lugares diferentes.

A cidade é bem conhecida pelo café colonial, mas sendo bem sincera, não gosto de como ele é servido por lá. Os cafés coloniais de Gramado são daqueles em que se senta na mesa e os garçons vão trazendo tudo que tem na cozinha! A mesa fica abarrotada de comida que eu nem pedi! Acho que há muito desperdício e sobras. Não gosto, me faz sentir mal,  mas tem sua fama.

Eu recomendo ir a uma boa casa de massa (há várias maravilhosas por lá!) e acho imperdível uma sequência de founde. Pode-se perguntar no hotel qual a melhor opção mais próxima.

Vou deixar como dica para os pequenos a pizzaria pela qual o meu filho se apaixonou – Já pediu para voltar lá umas mil vezes!

 

gramado com criança pequena pizza1

 gramado com criança pequena pizza2

Pizzaria Cara de Mau

É uma pizzaria toda ambientada por piratas. A decoração é linda e todos que trabalham por lá incorporam bem os personagens de piratas malvados. Na frente do restaurante tem um barco pirata bem bacana para tirar foto.

De tempos em tempos há uma festa promovida pelos piratas. As pessoas dançam pela pizzaria e há um showzinho com fogo perto do forno. A pizza é boa, mas a experiência é ótima!

O local é um pouco escuro e bem barulhento, considere isso ao escolher comer por lá. Há um espaço kids maravilhoso e as crianças brincam tranquilas enquanto os pais se divertem também.

 

Onde se hospedar em Gramado com criança pequena

Nossa opção é sempre ficar numa região central quando viajamos porque gostamos de fazer a maioria dos passeios a pé. Ainda mais com crianças, se hospedar no centrinho de Gramado é bom para passear e curtir o clima da cidade.

 

gramado com criança pequena pousada

Pousada Bella Terra

Essa pousada foi recomendação de um dos meus primos e nós amamos a estadia por lá. Ela é super bem localizada e tem um atendimento de primeira! Um lugar que trata bem o meu filho, ganha meu coração. Certamente voltaremos para lá!

O quarto era grande, a cama confortável e o banheiro excelente. Tinha frigobar, ar condicionado e calefação. O café da manhã era super gostoso com várias opções fresquinhas de pães, bolos e frutas. Quem for com bebês, pode pedir um quarto no andar térreo.

 

gramado com criança pequena nós

Gramado com criança pequena ou não é uma delícia!

Já estou aqui pensando em quando poderemos voltar! Dá gosto passear num lugar com boa infraestrutura para o turismo e tão kids friendly (amigável para crianças).

Há ainda diversos outros passeios que queremos fazer por lá. Conforme os planos forem se concretizando por aqui eu vou compartilhando com vocês.

E quem já tiver alguma dica de passeio em Gramado com crianças deixa aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) para eu poder conferir!

gramado com criança pequena pinterest

Procurando mais opções de passeios em família? Que tal um hotel fazenda na Serra Catarinense? Ou um resort no Litoral Catarinense? Ah! Tem muita diversão no Parque Beto Carrero World também!

gramado com criança pequena imagens