Quando se procura dicas de como ajudar um filho a dormir sozinho no seu quarto, a grande maioria das respostas se refere a bebês. Mas e quanto a crianças maiores? Foi por isso que resolvi escrever esse texto.

Meu filho conseguiu voltar a dormir sozinho no seu quarto com 4 anos.

dormir sozinho no seu quarto 01

Antes de começar a contar a nossa experiência, preciso dizer que não sou nenhuma especialista em sono. Não tenho nenhuma formação acadêmica, formal ou informal, na área. Mas sou especialista no meu filho.

E o meu filhote já passou por tantas fases de sono diferentes que já experimentamos de tudo um pouco por aqui. Pode-se até dizer que ele fez um caminho meio inverso do comum. Começou dormindo sozinho, depois passou a dormir comigo e recentemente voltou para o seu quarto.

As fases do sono do filhote

Quando bebê, o Vinicius dormia sozinho no berço. Eu o deixava acordado no bercinho, dava um beijo de boa noite, encostava a porta do quarto e saia. Ele dormia sozinho e acordava só no dia seguinte.

A rotina de sono começava em torno das 19:30 e lá pelas 21:00 ele estava dormindo. Ele sempre foi de acordar cedo (entre 6:30 e 7:00) e raramente acordava durante a noite. Quando isso acontecia, eu ficava um pouco no quartinho dele até que ele voltasse a dormir e retornava para o meu quarto.

Não é nenhum milagre e nem tão fácil quanto parece. Afinal de contas, bebês precisam de ajuda para aprender a dormir sozinho no seu quarto. Mas esse não é foco desse texto. (Posso preparar um posto só sobre isso, se quiserem. Me digam nos comentários!)

tchau berço

Quando ele estava com 1 ano e meio nos mudamos de cidade e o sono do pequeno sofreu com isso. Ele começou a chamar por mim mais cedo do que estava acostumado a acordar. Gradativamente foi antecipando esse chamado até que a situação ficou insustentável.

Fiz algumas tentativas de permanecer um pouco no quarto dele para que ele voltasse a dormir sozinho. Mas o frio da serra e o cansaço venceram. A verdade é que às 4 da manhã de uma noite gelada eu não queria educar ninguém. Só queria voltar a dormir na minha cama quentinha o mais rápido possível.

Foi aí que o pequeno começou a terminar a noite na minha cama. Fizemos até a mudança do berço para a mini cama para ver se ajudava. Mas as noites sempre acabavam em cama compartilhada.

Lá pelos 2 anos e meio, ele começou a pedir para dormir a noite toda na minha cama.

dormir sozinho no seu quarto 02

Conversamos, eu e meu marido, e resolvemos fazer um teste. Desde o primeiro dia, o pequeno dormiu a noite toda mesmo. Sem acordar, sem chamar.

Como ele já não se mexia mais tanto quanto quando era menor, não nos incomodava tê-lo a noite toda conosco. Ele levava 5 minutos para dormir! Nós tínhamos um começo de noite em casal na sala, jantávamos em casal tranquilamente e dormíamos os 3 na mesma cama até o dia seguinte sem interrupções.

Até que com 4 anos, o Vinicius ainda tinha muita dificuldade em ficar sozinho no colégio. Com a ajuda de uma psicóloga, entendemos que precisávamos trabalhar esse vínculo entre mãe e filho. Todos nós precisamos entender que ele estava crescendo, que precisava avançar nesse processo de independência. E voltar a dormir sozinho fazia parte desse processo.

Dormir sozinho no seu quarto faz parte do crescimento.

dormir sozinho no seu quarto instagram2

Não foi de um dia para o outro. Não foi porque ele quis ou pediu. Foi todo um processo de amadurecimento da família como um todo. A Operação Descompartilhamento de Cama (como eu chamei nos relatos do Instagram) coincidiu com o fim do processo de desfralde noturno.

Já tínhamos tentado a mini cama sem sucesso. Como ele estava dormindo entre os pais, na nossa cama, colocamos um colchão de casal no quarto do pequeno. Só o colchão, sem uma cama, para não correr o risco dele cair da cama (sim, isso já tinha acontecido).

Conversamos muito com ele sobre o assunto. Explicamos que ele estava crescendo, que estava apertado dormirmos todos juntos e que seria importante ele ter seu próprio espaço. Lembramos que ele já dormia sozinho antes e que precisava se sentir seguro novamente.

Ele nos contou que tinha medo de ficar sozinho, que tinha sonhos ruins algumas vezes, que tinha receio de aparecer algum monstro. Entendemos seus medos e receios. Nos colocamos à disposição para ajudá-lo com isso.

Colocamos uma luz de tomada em formato de flor (que assustaria os monstros que não gostam de pólen). Deixamos um spray anti-monstro do lado do colchão (um pote de spray com água e purpurina dentro) para sempre que ele precisasse. Ele reforçou a ajuda dos dois amigos de berço, que sempre o acompanharam, adicionando uma tartaruga e um macaco de pelúcia ao arsenal.

Explicamos que nosso quarto era do lado e que sempre que precisasse ele poderia nos chamar. Lembramos que temos uma cachorra que tem uma ótima audição e está sempre alerta para nos proteger.

 

Fizemos uma transição para ele dormir sozinho no seu quarto.

dormir sozinho no seu quarto 03

Primeiro, nós 3 dormimos juntos no quarto do filhote. Depois, revezávamos (eu e meu marido) quem ia dormir com o pequeno – o outro dormia no nosso quarto sozinho. E por último, revezamos quem fica com o Vinicius até ele dormir – e depois dormimos em casal no nosso quarto.

Ele sabe que ficamos no quarto dele apenas até ele dormir. E fica todo orgulhoso ao perceber que dormiu mais uma noite sozinho. Dormir sozinho no seu quarto é só mais uma etapa de todo o amadurecimento emocional que ele vem passando.

dormir sozinho no seu quarto instagramQuando leio esses relatos de pessoas dando dicas de como ensinaram seus filhos a dormir sozinhos no seu quarto, sempre me pergunto como estará a situação um bom tempo depois. Porque crianças não são robôs! Cada fase é uma fase e quase sempre o que funcionava para uma criança, tempos depois não funciona mais.

Por aqui não é diferente. Quando viajamos, por exemplo, o Vinicius volta a dormir conosco. Quando ele fica doente, pede companhia para passar a noite. Quando está muito ansioso com algo (como uma apresentação no colégio), fica com o sono agitado e eu acabo dormindo com ele.

Mas a regra, quando está tudo tranquilo, é cada um dormir sozinho no seu quarto. E a vida segue feliz!

dormir sozinho no seu quarto pinterest
Quantos anos tem o teu filho? Ele dorme no quarto dele? Sozinho? Quais os medos dele na hora de dormir? Conta pra mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok). Vamos conversar!

dormir sozinho no seu quarto imagens

loading...