O que fazer na Rota Romântica em 4 dias (sul da Alemanha)

Estivemos na chama Rota Romântica (sul da Alemanha) em julho de 2017 e nos encantamos com as pequenas cidades medievais! Fizemos a rota de carro em 4 dias e meio, saindo de Frankfurt até Munique, passando pelas cidades de Würzburg, Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl, Augsburg e Füssen. Aqui compartilho nossas dicas de o que fazer na Rota Romântica em 4 dias.

Ficamos um dia em Würzburg (com pernoite), um dia em Rothenburg ob der Tauber (com pernoite), meio dia em Dinkelsbühl, meio dia em Augsburg (com pernoite) e um dia em Füssen (com pernoite). Resumindo: Rota Romântica em 4 dias! Achei um bom tempo para conhecer a rota como um todo, mas as cidades me encantaram e fui embora com gostinho de quero mais.

Para saber todos os detalhes da Eurotrip 2017, recomendo a leitura do nosso roteiro Europa.

Lembrando que essa foi uma viagem sem filho. Então, quem estiver viajando com crianças vai precisar adaptar nossa programação para o ritmo dos pequenos.

O que fazer na Rota Romântica em 4 dias:

 

rota romântica em 4 dias wurzburg

Würzburg

Würzburg é a primeira cidade da rota, cercada por vinhedos e cortada pelo rio Main. Estava cheia de turistas (alemães, em sua maioria) e bem animada! As construções coloridas e floridas são de encher os olhos e a simpatia dos comerciantes, de encher o coração.

 

rota romântica em 4 dias wurzburg2

Würzburger Residenz

A Residência de Wurzburgo, o palácio real, é um patrimônio cultural da Unesco, construído entre os anos de 1720-1744, composto por salões e um belo jardim barroco (Hofgarten). Quando fomos visitá-lo, em julho, estava acontecendo uma festa no jardim, com muitas mesas, muitas pessoas (muitas mesmo!), muita comida e bebida. Praticamente uma Oktoberfest – só que em julho e na Alemanha de verdade 😉 Acabamos nem entrando no palácio, mas o jardim já vale a visita (e é gratuito!).

 

rota romântica em 4 dias wurzburg3

Alte Mainbrücke

É tradição assistir ao pôr-do-sol ou simplesmente passar o final do dia na Antiga Ponte. É um programa bem badalado pelos locais da cidade e não seria educado de nossa parte não participar, certo? Compramos nossas taças de vinho típico da região lá mesmo e ficamos só curtindo esse visual incrível.

 

rota romântica em 4 dias wurzburg4

Festung Marienberg

A Fortaleza de Marienberg é um passeio imperdível em Würzburger! A entrada é gratuita e é possível ir a pé por caminhos de diferente dificuldades. Nas ruas da cidade há placas mostrando a distância e tempo de cada caminho para ajudar na escolha. No local hoje funciona um museu (não entramos) e os jardins são lindos! A igreja local (Marienkirche) estava em reforma quando fomos. O Biergarten tem uma vista maravilhosa da região! Do alto da fortaleza se tem uma visão panorâmica incrível de Würzburg.

 

rota romântica em 4 dias rothemburg

Rothemburg ob der Tauber

Isso tudo aí em cima é só o nome da cidade!Considerada a cidade medieval mais bem preservada da Alemanha, Rothemburg fica às margens do rio Tauber e é cercada por uma muralha de 3 km de comprimento onde se pode circular e apreciar a vista da cidade. As ruelas são bem estreitas e são divididas por carros e pedestres. É um encanto!

 

rota romântica em 4 dias rothemburg2

Torre da Prefeitura

A cidade possui diversas torres (Turm em alemão) e é bem legal subir em algumas delas durante o passeio pelas ruelas. A Torre da Prefeitura (Rathausturm), em especial, merece uma visita. É paga e não se pode ter claustrofobia (a escada para subir é bem apertadinha), mas a vista lá de cima compensa a subida!

 

rota romântica em 4 dias rothemburg3

Museu do Natal

Rothenburg é conhecida por ser Natal o ano inteiro: há muitas lojas de artigos natalinos e até um museu do Natal (Deutsches Weihnachtsmuseum). O museu propriamente dito é pago (não fomos), mas a loja onde ele fica é um sonho! Uma loja gigantesca com tudo quanto é tipo de enfeites de Natal – em especial os talhados em madeira, típicos alemães. Eu podia morar nessa loja! É impossível não querer levar tudo para casa! Mas prepare os bolsos porque não é lá muito barato.

 

rota romântica em 4 dias rothemburg4

Burggarten

O Burggarten, no final da rua Herrngasse, é um jardim lindissímo, cheio de flores, gramado, perfeito para um piquenique no final do dia, apreciando a vista do vale do rio Tauber. Vimos muitas famílias por lá e aproveitamos para descansar um pouco do calor que estava fazendo.

 

rota romântica em 4 dias dinkelsbühl

Dinkelsbühl

Apenas passeamos pelo centro histórico de Dinkelsbühl. Parece uma cidade calma e preserva a sensação de vila tradicional alemã. Também estava tendo festa por lá e a cidade estava toda enfeitada com bandeiras. Um charme!

 

rota romântica em 4 dias augsburg

Augsburg

Augusburg é a maior cidade do roteiro e também a segunda cidade mais antiga da Alemanha. Possui edificações da época renascentista, palácios e mansões. Não tem tanto aquele charme de cidade pequena, é mais urbana. Também fizemos os passeios a pé. Caminhamos por toda a praça da prefeitura e região, indo até a catedral e seus arredores.

 

rota romântica em 4-dias fussen

Füssen

A mais alta da Baviera, conhecida como cidade do conto de fadas, tem como plano de fundo os Alpes. O centro histórico é rodeado por ruas medievais e igrejas barrocas que completam a paisagem. Não sei vocês, mas eu amo castelos! Na região de Füssen há 3 castelos que valem muito a visita. Fizemos os 3 em apenas um dia – foi corrido, mas valeu a pena!

 

rota romântica em 4 dias hohenschwangau

Hohenschwangau

Hohenschwangau (o castelo antigo) e Neuschwanstein (o castelo novo) são vizinhos – ficam um de frente para o outro. Entre os castelos, há um centrinho com restaurantes e outras opções mais rápidas para comer – e o nosso hotel. Pode-se chegar aos castelos a pé, de ônibus ou de carruagem. É um boa caminhada a pé. Com o calor que estava fazendo e seguindo no clima da rota romântiva, optamos pela carruagem. Uma super dica é comprar os ingressos com antecedência pela internet (evita pegar uma fila gigantesca!).

 

rota romântica em 4 dias neuschwanstein

Neuschwanstein

O castelo Neuschwastein serviu de inspiração para o desenho da Disney, Cinderela. O local serviu de moradia pra o Rei Ludwig II e recebe cerca de 5 mil turistas todos os dias. Só é permitida a visita aos castelos com passeio guiado pela empresa que administra os castelos. O tour é super organizado e tem audioguia em português (de Portugal). Quando terminamos a visita ao castelo novo estava chovendo muito e não conseguimos ir até a Marienbrücke (ponte da Maria) – onde se tem as melhores fotos do castelo. Conclusão: precisamos voltar!

 

rota romântica em 4 dias lindenhof

Lindenhof

Como estava chovendo, resolvemos pegar o carro e conhecer o castelo que serviu de alojamento de caça para o pai do rei Ludwig (o mesmo que construiu o Neuschwainstein). Para chegar até ele, precisa passar pela Áustria numa paisagem encantadora na beira do lago (olha a cor da água na foto acima!). Acabamos não entrando no castelo porque já estava fechando, mas passear pelos belíssimos jardins externos já valem a visita.

 

Onde comer na Rota Romântica:

Nesse tipo de viagem, em que vamos de carro, curtindo o caminho, gostamos muito de fazer piqueniques. Ou dentro do próprio carro ou nos jardins por que passamos. Compramos frutas e sanduíches em supermercados ou aproveitamos para experimentar a culinária local em feiras de rua. Mas vou relacionar os bares e restaurantes que conhecemos e recomendamos.

 

rota romântica em 4 dias wurzburg5

Würzburger

Na região da Antiga Ponta (Alte Mainbrücke) há vários restaurantes para quem quiser uma refeição de verdade. Nós optamos por provar as delícias de uma padaria bem na saída da ponte: a Alte Mainmühle. Há deliciosas opções doces e salgadas. Eles têm mesas para comer dentro da padaria, mas queríamos aproveitar a tradição e fomos comer em cima da ponte mesmo. Por falar em tradição, uma boa opção para degustar o vinho local é a casa de vinhos MainWein Weinbistro, fica bem no pé da ponte e tem mesas na rua para se comer em pé.

 

rota romântica em 4 dias rothemburg5

Rothemburg ob der Tauber

Caminhando pelas ruelas de Rothemburg encontramos o restaurante Reichs Küchenmeifter. Local bem agradável com mesas sob uma grande árvore. Comemos um tipo de pizza (flammkuchen – os alemães juram que não é pizza!) e o atendimento foi muito bom. Por indicação do Google chegamos ao Zur Höll, uma taberna super aconchegante! Comemos um prato com variações de carnes, bebemos vinho da região e fomos muito bem atendidos! Voltaria com certeza.

 

rota romântica em 4 dias augsburg2

Augsburg

Passeando pela cidade nos encantamos com uma panificadora, a Paganini. O próprio dono nos explicou que ele mesmo faz os pães e comercializa apenas produtos da região. As pessoas podem comprar para levar para casa ou comer nas poucas mesas no calçadão em frente. Nós pedimos que ele nos preparasse um menu degustação com vinho branco da região e paninis diversos. Simplesmente sensacional!

Augusburg possui muitos imigrantes italianos e, consequentemente, casas de massas. Experimentamos a Aposto, que fica bem na praça central. Eles tinham um cardápio especial de verão de bebidas e entradas bem interessantes. Pedimos duas massas clássicas: espaguete à bolonhesa e carbonara, mas não achamos nada de especial em nenhuma das duas.

 

rota romântica em 4 dias fussen2

Füssen

Jantamos no restaurante do hotel onde ficamos: Hotel Müller. O restaurante é aberto ao público e é super agradável, com uma vista linda! Pedimos uma entrada de produtos coloniais da região e vinho local. Comemos uma espécie de hambúrguer alemão e um prato de salmão com legumes. Tudo estava muito gostoso – recomendo.

 

Onde se hospedar na Rota Romântica:

Nossa preferência é sempre ficar bem localizados para podermos fazer o máximo de passeios a pé. Na Rota Romântica não foi diferente. Ficamos com receio de não ter muita opção de café da manhã na rua, por serem cidades pequenas, e acabamos reservando os hotéis com café da manhã incluso. Mas não precisaria: em todas as cidades que visitamos havia charmosas padarias e cafeterias. De todo modo, o café da manhã dos hotéis em que ficamos também era muito bem servido.

 

rota romântica em 4 dias wurzburg6

Würzburger

Ficamos no Mercure Hotel Wuerzburg Am Mainufer. Ótima localização, fizemos todos os passeios a pé. Não tem ar condicionado nem frigobar. Banheiro padrão europeu, com banheira e chuveiro daqueles ajustáveis. Café da manhã bem completo. Estacionamento pago na garagem do hotel.

 

rota romântica em 4 dias rothemburg6

Rothemburg ob der Tauber

Ficamos no Hotel am Siebersturm. Ótima localização, fizemos todos os passeios a pé. Construção bem antiga, não tem elevador (o que dificultou bastante o transporte das malas), o piso de madeira rangia e o quarto tinha cheiro de poeira. Não tem ar condicionado (nem mesmo um ventilador!) nem frigobar. Banheiro bem apertadinho (nem consegui ângulo para tirar a foto). Café da manhã simples, mas OK. Estacionamento pago num pátio em frente ao hotel.

 

rota romântica em 4 dias augsburg3

Augsburg

Ficamos no City Hotel Ost am Ko. Ótima localização, fizemos todos os passeios a pé. Não tem ar condicionado nem frigobar, mas o prédio é bem bonitinho. Banheiro pequeno, com chuveiro daqueles ajustáveis. Café da manhã bem completo e servido num salão bem agradável. Estacionamento particular pago próximo ao hotel.

 

rota romântica em 4 dias fussen3

Füssen

Ficamos no Hotel Muller Hohenschwangau. A localização não poderia ser mais perfeita: entre os dois castelos, é de onde saem as carruagens. Não tem ar condicionado nem frigobar. Banheiro padrão europeu, com banheira e chuveiro daqueles ajustáveis. Café da manhã maravilhoso servido no lindo restaurante do hotel. Estacionamento gratuito do hotel.

 

Ufa! O post ficou gigante, mas não tinha como fazer diferente. São muitas dicas para quem vai para Rota Romântica em 4 dias! E queria que elas ficassem juntas, para facilitar para quem as procurar.

Mais alguém por aí já fez a Rota Romântica em 4 dias? Em mais ou menos tempo? Compartilha com a gente!
Se ficou alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários que eu respondo tudinho! Ah! E se tiver algo a acrescentar, por favor, me conta! A ideia é mesmo trocar experiências por aqui 😉

Logo eu volto contando sobre os nossos passeios por Dresden, ainda na Alemanha. Aguardem!

12 comentários em “O que fazer na Rota Romântica em 4 dias (sul da Alemanha)

  1. Talita, eu estou enlouquecida com os detalhes ♥ Que lugares lindoooos! Uma pergunta indecente? Os valores são legais pra esse passeio? Porque o interesse aqui foi enorme! rs

    Amei cada pedacinho do post e fiquei babando com tantos lugares lindos. Agora vou lá ler os outros posts da viagem, porque estou encantada aqui.

    1. Oi, Taty!
      É um lugar de sonho mesmo!
      Sobre os preços: europa é sempre meio carinho, né? Hotéis e alimentação não são tão baratos, não.
      Mas os passeios em si quase não têm custo! A entrada nos castelos não é cara e na maioria dos lugares sempre há a opção de ficar nos jardins (que é gratuito).
      Alimentação também depende muito do estilo de cada um. Nós gastávamos mais no jantar.
      Então é isso: investimento maior com passagens e hotel.
      Super dá para se organizar e ir! Se joga! hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *