Estivemos em Dresden em julho de 2017 pela segunda vez. Nessa segunda visita, passamos 2 dias inteiros por lá (1 dia inteiro e 2 meios dias). Temos a sorte de ter uma amiga (Cris Piazza, minha irmã de coração) que mora nessa encantadora cidade da Alemanha e, convenientemente, é guia turística profissional.

Como já tínhamos visitado os pontos turísticos mais tradicionais na nossa primeira passagem por Dresden, dessa vez a Crica nos levou por outros passeios, igualmente interessantes. Dresden é uma dessas cidades que sempre tem algo a mais para conhecer – e é por isso que a gente sempre quer voltar lá!

Para saber todos os detalhes da Eurotrip 2017, recomendo a leitura do nosso roteiro Europa.

Lembrando que essa foi uma viagem sem filho. Então, quem estiver viajando com crianças talvez precise adaptar nossa programação para o ritmo dos pequenos. Talvez não, porque o filhote da Crica, de 5 anos, nos acompanhou na maior parte dos passeios.

O que fazer em Dresden além do tradicional:

 

dresden 01

Antes de falar sobre os passeios em si, quero começar dando uma super dica: vá de trem! Nós fizemos dois trechos nessa Eurotrip de trem: Amsterdã – Frankfurt e Munique – Dresden. Pretendo fazer um post falando só sobre as vantagens de viajar de trem dentro da Europa, mas já fica aqui a dica adiantada.

 

dresden 02

dresden biergarten

Os 3 castelos do Elbe

Ladeando o Rio Elbe (Elba, em português), há 3 castelos vizinhos. Atualmente eles são utilizados para festas e eventos. O do meio (na primeira foto) é o Lingnerschloss e foi lá que paramos para passear.

Quem viu o post sobre a Rota Romântica já sabe que eu tenho uma quedinha por castelos. Mesmo quando não é possível entrar na construção, como foi o caso aqui, apreciar a área externa já é um passeio que vale a pena!

Nós aproveitamos o por do sol com essa paisagem deslumbrante e jantamos no Biergarten (jardim) do Lingnerschloss (mais abaixo eu falo da comida em si). Passeamos pelos jardins entre um castelo e outro. Conversamos no meio das parreiras de uvas típicas da região. Amo programas assim!

 

dresden residenzschloss

dresden residenzschloss2

Residenzschloss

O Residenzschloss fica bem no centro histórico de Dresden e, além de ser um castelo – o que por si só já me interessaria, abriga diversas exposições. Nós já tínhamos caminhado bastante por essa parte antiga da cidade, mas ainda não tínhamos entrado nesse castelo/museu.

Visitamos as exposições das jóias, das armas e armaduras reais. Aproveitamos a guia VIP e conhecemos melhor uma parte da história tão rica desse pedacinho da Alemanha. E claro que a mãe aqui tirou mil fotos dos cavaleiros para mostrar para o filhote depois.

 

dresden grossen garten

Grossen Garten

Pensa num parque lindo, agradável, cheio de área verde e espaço para o lazer em família. Agora adiciona a localização desse parque na Alemanha. O resultado é um lugar lindo demais e super bem cuidado para passar momentos bem agradáveis.

O Grossen Garten tem restaurante (delicioso! Nós provamos!), parque para as crianças e até um trenzinho para curtir um passeio. Nessa época de verão, muitas famílias aproveitam para fazer piquenique na grama e deixar as crianças e os cachorros correrem livremente. Vale muito passear por lá!

 

dresden spillnitz

Castelo e Parque Pillnitz

Um tantinho de nada distante do centro de Dresden está o Castelo Pillnitz. Sim, é mais um castelo. Mas está longe de ser repetitivo!

Toda essa área de Pillnitz é caracterizada por seu estilo oriental. Pode-se visitar o interior do castelo ou apenas a parte externa e jardins – nós escolhemos a segunda opção. É um lugar simplesmente deslumbrante!

A beleza está em cada detalhe das construções e a cada metro dos jardins! Há diversas espécies vegetais e placas informativas distribuídas pelo espaço. Há estufas, lagos e várias curiosidades espalhadas por um labirinto vegetal que merecem ser descobertas uma a uma. Recomendo demais!

 

Onde comer em Dresden:

Nós tivemos o privilégio de estar com locais e conhecemos lugares incríveis para comer em Dresden. Claro que o melhor lugar de todos foi a casa dos amigos – esse não posso indicar para vocês. Mas deixo aqui os outros lugares bacanas onde comemos por lá.

 

dresden biergarten2

Lingnerschloss

No castelo Lingnerschloss há um restaurante lindo e muito bem recomendado. Por ser verão e o local ter um jardim incrível, preferimos jantar no Biergarten de lá.

Aliás, fica a dica: durante o verão alemão, diversos lugares servem comida e bebida em biergartens (jardins). Normalmente é uma comida menos elaborada, mas perfeita para quem quer degustar a culinária local.

Nós comemos o típico salsichão com pão, uma tábua de frios e uma batata assada recheada com um molho de coalhada delicioso. Para beber, cerveja e vinho. Tudo simples e MUITO gostoso – e com uma vista incrível!

 

dresden grossen

Grossen Garten

Nesse parque encantador tem um restaurante delicioso! Também escolhemos uma mesa na área externa, bem próximo ao parquinho infantil. Acompanhamos nossos amigos num almoço vegetariano e adoramos (mas há opções com carne também)!

Eu pedi uma sopa de cebola de entrada e um prato com funghi. O Charlles pediu salmão com legumes. Ambos estavam deliciosos! Fico com água na boca só de lembrar.

 

Onde se hospedar em Dresden

Nós optamos por ficar bem no centro de Dresde. Dá para ir da estação central para o hotel a pé e fazer vários passeios por ali. Por indicação da Cristina, ficamos no Holiday Inn Express Dresden City Centre.

 

dresden hotel

Holiday Inn Express Dresden City Centre

É preciso alertar que existem 2 Holiday Inn em Dresden – na primeira vez que fomos para a cidade fizemos confusão. O que estamos indicando é o City Centre, que fica bem no centro histórico.

O quarto era grande, cama confortável e banheiro excelente. Não tinha frigobar e ar condicionado. Café da manhã um pouco agitado (muitos hóspedes), mas bem servido. Adoramos o hotel e recomendamos.

 

Mais um post que ficou enorme e delicioso! Adoro reviver um pouco da viagem compartilhando os passeios aqui com vocês. São dicas especiais para quem quer conhecer Dresden além do tradicional!

dresden guia

Claro que eu indico, recomendo e sugiro para quem quiser fazer passeios deliciosos assim em Dresden com uma guia super atenciosa (e que é brasileira e fala português!): procure os serviços da Cris Piazza!

Se ficou alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários que eu respondo tudinho! Ah! E se tiver algo a acrescentar, por favor, me conta! A ideia é mesmo trocar experiências por aqui 😉

A primeira parada dessa Eurotrip foi Amsterdã. Antes de Dresden, passeamos pela Rota Romântica no sul da Alemanha.

Logo eu volto contando sobre os nossos passeios em Estocolmo (última parada da Eurotrip, infelizmente). Aguardem!

dresden pinterest3