Toda sexta-feira cá estou eu falando de scrap por aqui. Mas hoje quero falar de algo mais específico: scrapbook para crianças.
Quando perguntei nas redes sociais sobre o que vocês gostariam de ver esse mês aqui no blog algumas pessoas pediram que eu falasse sobre atividades para fazer com as crianças em casa. Pois bem, minha dica é fazer scrap com elas!
As habilidades desenvolvidas em atividades artísticas são amplamente conhecidas e sabidamente devem ser estimuladas. Tanto que há “artes” no currículo escolar. E scrapbook é sim um tipo de arte.
Índice
Scrapbook para crianças desenvolve habilidades artísticas
Ao trabalhar com a tesoura, o manuseio da cola, a decoração de uma página, os pequenos estarão desenvolvendo sua coordenação motora fina, seu senso de espaço e estética. O melhor de tudo é que o trabalho acontece de forma prazerosa e lúdica!
Além dessa parte motora, a escolha das cores e a posição dos elementos, por exemplo, trabalha noções espaciais e estéticas. A criança precisa ter iniciativa, aprender a fazer escolhas, tomar decisões. Scrapbook para crianças é um bom treino nesse sentido por ser um trabalho manual. Em trabalhos manuais desse tipo não existe certo ou errado. Existe apenas a melhor escolha que o criador do projeto faz – é seu gosto pessoal.
Se algo não lhe parece muito bom, nada impede que seja “consertado”. Pode-se, por exemplo, cobrir um elemento do qual não se gostou com outro enfeite ou recorte de papel. Quão incrível é descobrir que podemos arrumar algo com o qual não estamos satisfeitos? Quem dera pudéssemos fazer isso com tudo na vida!
Scrapbook para crianças desenvolve habilidades linguísticas
Scrapbook nada mais é que uma forma de contar histórias. Dito de outro modo, fazer scrap é registrar a nossa história. É guardar de uma forma bem especial momentos importantes da nossa vida. Entendem a riqueza que é dar essa oportunidade para as nossas crianças também?
Os pequenos têm a chance de escolher um momento muito especial da vida deles para contar e deixar registrado. Poderão revivê-lo sempre que olharem para a página produzida. Poderão mostrá-lo para os amigos, professores, avós. É algo concreto que eles terão para sempre.
Ao escolher o título da página, pode-se trabalhar as letras e a produção escrita. Dependendo da idade da criança e do seu desenvolvimento, adequa-se a linguagem do scrap. Os menores podem contar sua história por meio de desenhos – autorais ou não (fazendo colagens, por exemplo). Os maiores podem, de fato, escrever palavras ou frases como journaling (journaling é a parte escrita de uma página de scrap).
Só de parar, escolher uma foto representativa, lembrar do contexto em que a foto foi tirada e ter a vontade de registrar esse momento já é um grande exercício para os pequenos! Estarão lidando com construção de memórias, desenvolvendo uma linha de raciocínio, estimulando a coerência e sequência de fatos, fazendo milhões de interligações neuronais.
É claro que todos esses conceitos não precisam (e nem devem!) estar conscientes para as crianças (e talvez nem para o adulto que as acompanhar). Os pequenos devem estar apenas se divertindo! Afinal, scrap serve para isso mesmo: para ser divertido!
Como fazer scrapbook para crianças:
1- Ofereça algumas fotos (no máximo 10) para que a criança escolha qual história quer contar
2- Ajude-a a relembrar o contexto da foto escolhida e pensar em palavras (de 3 a 5) que representem esse momento
3- Pré-selecione alguns papeis (de preferência da mesma coleção, para ajudar na harmonização) e peça que a criança escolha quais papeis e cores combinam com a foto
4- Ofereça alguns enfeites (botões, fitas, recortes de papel) para que a criança selecione quais combinam com os papéis e foto escolhidos
5- Peça que a criança arrume os elementos sobre um papel base da forma que melhor lhe convier
6- Deixe que ela faça a colagem e escreva as palavras para contar a sua história (ajude no que for preciso – somente se for preciso)
A página resultante desse trabalho pode ir para um álbum de scrap ou ser emoldurada e fazer parte da decoração do quarto do pequeno, por exemplo. A gente se surpreende com o que eles são capazes de produzir!
Espero que esse texto e essas dicas ajudem vocês a fazerem muito scrap com os pequenos em casa! O melhor mesmo é cada um encontrar seu jeito próprio de se expressar e contar a sua história.
Ah! E claro que eu quero ver a produção dos filhotes de vocês! Não deixem de me mostrar, ok? Podem mandar por e-mail ([email protected]), me marcar no Instagram ou no Facebook.
Já fizeram scrap com os filhos por aí? O que vocês acharam dessa ideia de scrapbook para crianças? Conversem comigo!
Posts relacionados
8 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
Talita Rodrigues Nunes, 40 anos, casada com meu príncipe Charlles, mãe do Vinicius, de 8 anos. Acredito que com ORGANIZAÇÃO e POESIA a vida Só Melhora!
Que ótima ideia. Adoro esse tipo de brincadeira com crianças, divertem, acalmam e estimulam na medida certa.
beijos
Chris
Fico feliz que tenhas gosta, Chris!
Beijos
Olha ele desde pequenino fazendo scrap.
Adorei a dica.
Nunca tinha pensado em scrap para crianças.
Experimenta fazer com teu pequeno também, Tati!
Ele pode contar qual a parte da viagem mais gostou, por exemplo 😉
Nossa que legal, adorei o tema! O Dan ainda é muito pequenino e faz muita farra com as coisas… mas ano que vem já vou começar a fazer coisas assim com ele! Simplesmente amei a proposta… super anotado! bjo
Isso! E depois me mostra a produção do leãozinho!
Beijos no coração
Achei as dicas ótimas e ajuda as mães criarem atividades com as crianças, percebi que na escola da Bibi usam muito esse tipo de trabalho na lição de casa!
Que legal que incentivam esse tipo de atividade na escola de Bibi!
Beijos