Habit tracker no planner: criando hábitos saudáveis

Sim, eu tenho um habit tracker no planner. Mais um motivo para eu amar meu planner: posso acompanhar atividades e criar hábitos com a ajuda dele! Mas calma, lá. Vamos começar do começo.

O que é um habit tracker?

A tradução ao pé da letra seria algo como rastrear hábitos. Há quem chame de controle de hábitos. Na falta de uma expressão que me satisfaça totalmente, eu acabo mantendo o termo em inglês.

Trata-se de elencar alguns hábitos que consideramos saudáveis e acompanhar a nossa atividade diária no sentido de alcançar esses hábitos. Ninguém cria um hábito da noite para o dia. É preciso constância e persistência para fazer uma mudança de hábito. Por isso, faz sentido para mim ter esse acompanhamento.

Especialistas falam que é necessário 21 dias para criar um hábito. É por isso que as abordagens para ajudar bebês a dormirem sozinhos precisam de uma certa persistência, por exemplo. É também por isso que não basta uma recusa da criança para acreditarmos que ela não gosta de determinado alimento.

A repetição de determinadas atitudes é que pode levar à criação de um hábito. Claro que ninguém quer insistir num erro, o que nos leva a intenção de construir hábitos saudáveis. A maternidade nos dá essa oportunidade de repensar alguns hábitos nossos – e fazer escolhas mais saudáveis. Cabe a nós aproveitar essa oportunidade.

O habit tracker pode ajudar nessa construção de hábitos saudáveis para qualquer área da nossa vida. Há quem use para acordar mais cedo, praticar exercícios físicos regularmente, beber 2 litros de água por dia, ler um capítulo de livro diariamente, estudar com determinada frequência. As aplicações são infinitas, cada um escolhe os hábitos que quer rastrear.

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Como funciona um habit tracker?

A primeira etapa na criação de um habit tracker é a mais importante: escolher quais hábitos serão acompanhados. Isso, obviamente é super pessoal. Cada pessoa precisa decidir o que é imporante e saudável para si. Comer frutas todos os dias? Manter um conograma capilar? Fazer uma higiene do sono?

É importante lembrar que ninguém sai mudando milhões de coisas de uma vez só. Não funciona. Lembram das resoluções de ano novo? Não adianta se colocar metas inalcançáveis ou muito demoradas. A gente acaba se desestimulando e se boicotando. Pensem em pequenas coisas e poucas coisas por vez.

Depois de um tempo, esses hábitos podem ser revisados e alterados. Podemos retirar um item do habit tracker no planner porque o hábito já foi efetivamente incorporado a nossa rotina ou simplesmente porque ele não faz mais sentido no novo momento de vida.

Também é bacana delimitar bem o hábito para ele ser mais concreto e realizável. Por exemplo: ler é algo bem amplo. Ler o jornal, um capítulo de livro, o blog de notícias ou uma receita se encaixam em ler. Mas se o objetivo é ler um capítulo de livro todas as noites, aí fica mais concreto o objetivo a ser alcançado. Deu para entender?

Escolhido quais hábitos são importantes para a gente, passa-se a acompanhar diariamente se eles são realizados. Foi para a academia hoje? Pinta o quadradinho correspondente. Não conseguiu ler seu livro hoje? Deixa o quadradinho em branco. Simples assim.

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Como fazer um habit tracker no planner?

O local e a forma como será anotada a evolução desses hábitos também é uma escolha pessoal. Assim como os métodos de organização do tempo, a construção de um hábito varia muito de pessoa para pessoa. Agora, se a gente quer mesmo fazer funcionar, vai encontrar a melhor forma.

Há diversos aplicativos de celular para isso, por exemplo. Há também quem utilize planilhas para esse controle. Aqui tem uma planilha super simples e objetiva para quem acha que esse é o melhor método para si.

Há quem prefira incorporar um pouco de arte nesse processo e construa lindos habit trackers em seus Bullet Journals (inveja dessas pessoas!). Aqui tem um post incrível da Maki, que faz seu controle num bujo.

Como já era de se esperar, eu faço o meu acompanhamento no meu planner. Utilizo a primeira página de cada mês para isso. Nessa primeira página, logo abaixo dos objetivos do mês, há uma área quadriculada que serve perfeitamente para o meu habit tracker no planner.

Eu anoto os dias do mês e os hábitos que estou acompanhando. Repito isso todos os meses e vou mudando os itens elencados conforme meu momento de vida vai pedindo ou o hábito vai sendo incorporado.

Acompanho 4 itens – acho que esse é um bom número para mim. Atualmente, estou focada em “comer frutas numa boa quantidade“, “estudar assuntos do trabalho e/ou do blog“, “praticar uma atividade física” e “cuidar da saúde da minha pele“.

A intenção é praticar esses 4 itens todos os dias.

Vocês podem ver pelas fotos que há vários furos no meu habit tracker. E por isso esses itens continuarão aí no mês que vem.

Para quem usa o Daily Planner 2017, há opção de páginas inteiras quadriculadas no final do planner. Dá para detalhar bem o hábito que se queira criar. Eu prefiro essas áreas de cada mês justamente para me obrigar a repetir os itens mensalmente – e alcançar os tais hábitos saudáveis.

Lembrando que o planner é uma ferramente para ajudar na organização e planejamento pessoal. Não adianta fazer com o peso de uma cobrança, pois isso pode te desestimular. Faça poucas escolhas e acompanhe de uma forma leve. Brincar de pintar quadradinhos me anima e me incentiva a querer persistir nos meus objetivos.

habit tracker no planner info

Vocês já conheciam essa técnica do habit tracker? Acham que ela faz sentido na vida de vocês? Vocês tem um habit tracker no planner? Quero saber!

12 comentários em “Habit tracker no planner: criando hábitos saudáveis

  1. Eu ameeeeeeei esse post. Vou começar em setembro e já montei o meu habit tracker igual o seu e no planner. Eu nem sabia que esse era o nome, mas mantenho uma planilha assim mensal no fim do planner. Mas amei esse assim por dia.
    Tá, amei esse post. De verdade. Tá lindo e inspirador. 🙂

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