Estava aqui refletindo sobre PROCRASTINAÇÃO. É um tema meio recorrente quando se estuda organização porque muitas pessoas se cobram exatamente por este motivo. Dizem não serem produtivas porque procrastinam muito. Adivinha se não acabei elaborando essa reflexão numa poesia sobre procrastinação?

Sim, esse é meio jeito de refletir e digerir os temas que fico remoendo na cabeça. Escrever é sim uma ótima forma de clarear pensamentos. Nada de procrastinar o que fica te incomodando por muito tempo, hen!

Portanto, vim aqui compartilhar o resultado desse poema sobre procrastinação. Queria também deixar essa sugestão: escrever! Quando estiveres com algo rondando a mente por muito tempo, experimenta colocar no papel. Escrever os pensamentos é algo libertador!

É como se as preocupações saíssem da cabeça e fossem parar no papel. Com as ideias visíveis, concretas, é mais fácil entendê-las e organizá-las. Testa aí e depois me conta.

mulher olhando para o relógio é imagem de procrastinação

Procrastinação não rima com organização

Essa foi a conclusão que cheguei nessa minha reflexão: procrastinação não rima com organização. Quando temos as coisas minimamente organizadas não deixamos para depois o que entendemos como importante. É difícil procrastinar quando se tem as ferramentas da organização.

Antes de mais nada, é preciso entender se esse “deixar para depois”, “adiar alguma coisa”, “nunca começar” não é simplesmente cansaço. Muitas vezes não conseguimos fazer algo porque estamos cansados. Simples assim.

Quando de fato for cansaço, a solução é simples: descansar. A Thaís Godinho vive repetindo isso: muitas vezes a coisa mais produtiva a se fazer é descansar. Ninguém consegue fazer nada direito quando está com o sono atrasado.

Aqui também vale aquela máxima de que qualidade é melhor que quantidade. Mais vale fazer menos coisas bem feitas do que um monte de coisas mal feitas! Precisa-se lembrar disso quando elaborar uma lista de coisas a fazer.

Nossas listas precisam ser realistas e exequíveis dentro do tempo que temos disponível. Além disso, sempre é importante deixar respiros para descanso e imprevistos.

homem olhando para o computar ilustrando a procrastinação

Poesia sobre procrastinar

Outra coisa importante quando se fala em procrastinação é o propósito das atividades. Por que temos que fazer determinada atividade? Muitas vezes adiamos algo porque aquilo não faz mais sentido para o contexto atual.

O que foi planejado precisa ser revisado sempre. Precisamos adequar nossa lista de coisas a fazer para a realidade do momento que estamos vivendo.

Por outro lado, há sim coisas que não gostamos, mas precisamos fazer mesmo assim. Aqui também vale lembrar do propósito. Por que temos mesmo que lavar a louça? Relembrar o motivo e a importância da atividade ajuda a iniciá-la e terminá-la.

Outra dica para vencer a procrastinação é ter clareza do próximo passo. Qual a próxima ação é necessária para fazer este projeto andar? Saber onde queremos chegar facilita traçar estratégias para percorrer o caminho.

Enfim, coloquei tudo isso em versos e fiz meu poema sobre procrastinação. Espero que minhas rimas provoquem uma reflexão similar por aí.

Procrastinação

Antes de se cobrar
por procrastinar
é preciso parar e refletir:
o que te impede de seguir?

Adiar uma ação
nem sempre é procrastinação.
Pode ser simplesmente cansaço
ou até falta de organização.

Quando se está cansado
ou desanimado,
não adianta olhar para o lado.
O melhor melhor a fazer é descansar
e lembrar do que te levou a começar.

Respira fundo
antes de querer mudar o mundo!
Qual o próximo passo
a ser dado?
Com clareza e cuidado,
um passo de cada vez,
vencendo a timidez.

Quando a gente se organiza
nada nos paralisa.
Tenha um propósito em mente
para poder seguir em frente.

Talita
14/05/24
9:55
poesia rima com organização?

Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se poesia rima organização. E se concordas que procrastinação não rima com organização.

poesia sobre procrastinação