Sim! Já temos mais um episódio das tirinhas das Mamães babonas! Dessa vez o tema é de interesse geral de todo mundo que tem criança pequena por perto: o desfralde.
Se ainda não conheces nossos quadrinhos com poesia de mãe, confere mais detalhes do projeto Mamães Babonas que acontece todo mês aqui no Só Melhora e no blog A Casa da Mãe Leoa simultaneamente.
O desfralde é um tema que ronda a vida de todas as mães e pais com filhos pequenos. Nas rodinhas de amigas, sempre tem gente perguntando e pedindo dicas sobre o assunto.
A verdade é que os pais costumam ser mais ansiosos que as crianças para dar um fim nas fraldas. E ansiedade não combina em nada com controle de esfíncteres. Nessa hora – e em todas as outras da vida! – o melhor é ter um bocado de paciência e esperar a hora dos pequenos.
Índice
O tal do desfralde

Já contei por aqui nossa experiência com o desfralde diurno, quando o filho tinha 2 anos e meio, e o desfralde noturno, com 3 anos e meio do filhote. Sim, nós fizemos o desfralde em dois momentos distintos. Mas ambos foram super tranquilos!
Alguns fatores contribuíram para que o desfraldar fosse tranquilo:
- o pequeno deu sinais de que estava pronto para o desfralde
- houve zero pressão da nossa parte
- os acidentes não foram repreendidos
- deixar sem roupa
- deixar ele se experimentar
- família toda incentivando

– o pequeno deu sinais de que estava pronto: ele mesmo começou a pedir para usar o banheiro;
– houve zero pressão da nossa parte: quando ele pedia para ir ao banheiro, ia; quando não pedia, fazia na fralda (quando ainda usava);
– os acidentes não foram repreendidos: ele mesmo ficava envergonhado quando acontecia, não precisava que mais ninguém reforçasse o erro;
– deixar sem roupa: principalmente no começo, não precisar se preocupar em tirar bermuda + cueca + segurar a camiseta, ajudou bastante;
– deixar ele se experimentar: ele pediu para fazer xixi nas plantas, no ralo, na calçada, na piscina. Permitimos uma experiência de cada e reforçamos que a regra é fazer no banheiro;
– família toda incentivando: a cada xixi bem-sucedido, a família toda fazia a maior festa e o filhote saia todo orgulhoso contando para quem quer que fosse: “sabia que eu fiz xixi no banheiro?”.
O desfralde em quadrinhos
Mas vamos ao que interessa: poesia em quadrinhos! A Elaine, minha amiga linda e parceira de projeto, arrasou nas ilustrações dessas tirinhas! Amei particularmente a imagem da criança de mãos dadas com o relógio – tem imagem mais significativa para esse momento? A poesia, como sempre, foi feita a 4 mãos e com muito amor. Confiram o resultado:

A imagem é altamente pinável! Fiquem à vontade para salvar no Pinterest e compartilhar nossos quadrinhos pelas redes sociais. Só não esqueçam de mencionar a autoria e, se puderem, colocar o link desse post. Isso ajuda a divulgar esse projeto lindo e nossos blogs!
O desfralde
O desfralde sempre assusta
Mamãe achou que seria difícil
Mas esperou o tempo certinho
De tão rápido, foi incrível
Começou com boa conversa
Depois comprou um peniquinho
Oferecendo ao bebê de hora em hora
A fazer o 1 e o 2 no seu troninho
E até mesmo aquelas mamães
Que morriam de nojinho
Aprendem a lidar
com o cocô do seu bebezinho
E alguns meses mais tarde,
Já viraram especialistas
Em pomada que não arde
Do bebê, seu bumbumzinho
Comemoram a cada dia
O pacote de fraldas sobrando
Já não dói mais tanto no bolso
Já é um ciclo se encerrando
Ainda tem roupinhas molhadas
Porque esquecendo faz nas calças
O tanque dá uma congestionada
De cuecas e calcinhas encharcadas
Mas quando o bebê
Fica crescidinho,
Batem palmas
Quando ele/a já usa seu troninho
É um processo de progresso
O desfralde do bebê diurno
Mas calma, respira fundo…
Agora começaremos o noturno, rs!
Porque desfraldar com PACIÊNCIA e AMOR
Realmente é tudo de bom!!!
Elaine Alberico @amaeleoa
Talita Rodrigues Nunes @somelhora

Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) o que vocês acharam desse episódio e como foi o desfralde por aí!
Quem perdeu o episódio passado (ou os episódios passados), é só conferir aqui as Mamães Babonas em Criança tem que fazer criancice.

Qual tema vocês querem ver nas tirinhas das Mamães Babonas? É só pedir que a gente prepara para vocês. Manifestem-se e nos ajudem com o próximo episódio!
Posts relacionados
12 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
Talita Rodrigues Nunes, 40 anos, casada com meu príncipe Charlles, mãe do Vinicius, de 8 anos. Acredito que com ORGANIZAÇÃO e POESIA a vida Só Melhora!
Oi Talita.
O desfralde por aqui também foi super tranquilo, porque não forcei em nada e deixei os primeiros sinais aparecerem por conta própria do Vitor.
Ele percebeu que poderia ir ao banheiro, que a fralda já estava incomodando devido o calor, e simplesmente coloquei a cueca e ele foi percebendo a vontade de ir ao banheiro e controlava até chegar ao banheiro.
A melhor dica é deixar o fluxo seguir conforme a maturidade da criança.
Adorei o post e as tirinhas.
Bjs
Ju
Exatamente, Ju!
O melhor é seguir o tempo dos pequenos.
Obrigada pelo carinho!
Fico feliz que sua experiência tenha sido tranquila. Por aqui estamos na luta, ele já vai pra escola e várias crianças já desfraldaram, por medo dele sofrer bulling de alguma forma, estamos firmes, mas não está sendo fácil!
Tenho consciência de que nem sempre é tão fácil, Elizabeth!
Mas aguenta firme que logo essa fase passa também!
Muito criativa a forma de falar do desfralde. Adorei. As dicas estão ótimas
beijos
Chris
Fico feliz que tenhas gostado, Chris!
Obrigada!
Adorei a tirinha…
Aqui o desfralde tbm foi tranquilo (até mais do que imaginei confesso), foi no tempo dele também, e com muita comemoração quando fazia no penico e quando escapava sem neura e muita conversa para mostrar que era super natural acontecer
Bjs Mi Gobbato
Obrigada, Mi!
Esse é o caminho no qual acredito!
Beijos
Meninas, vocês estão arrasando!!!
Que máximo!!! Eu AMEI estas tirinhas.
Elaine arrasou nos desenhos. Adorei a poesia
Vou esperar as próximas.
Por aqui o desfralde foi tranquilo, sem muita pressa e no calor
Bjks mil
Obrigada, Clau!
Estamos muito empolgadas com o projeto!
Só espere coisas boas 😉
Sensacional, mostrar o desfralde de modo lúdico e enumerando pontos que são cruciais para o sucesso desta fase de uma forma tão fofinha
Obrigada, Bia!
Alguma sugestão de tema para as próximas tirinhas?