Sim, dezembro já está aí e todo o clima de Natal vai se espalhando por todos os lados! Eu adoro essa magia no ar! A árvore de Natal é um ícone importante nesse contexto. Vocês sabem quando montá-la?

Para não ficar nenhum dúvida sobre o assunto, trouxe algumas dicas do Thiago Klaumann para compartilhar por aqui! Espero que gostem!


menino olhando para uma árvore de natal

Quando montar a árvore de Natal?

Você já está pensando na decoração de Natal, mas acha que é cedo ainda para começar a produzir a sua? Acompanhe este artigo e descubra quando montar a árvore de Natal, desmontar e mais.

Basta o segundo semestre do ano começar para que muitas pessoas iniciem a decoração de Natal de suas casas. Presépios, guirlandas, luzinhas pelo quintal e a tradicional árvore de Natal são apenas alguns dos enfeites mais comuns nessa época.

O que muita gente não sabe é que existe um dia certo para montar a árvore de Natal e desmontar.

Se você adora as festas de final de ano e sabe que não basta apenas escolher a árvore de Natal ideal, mas está querendo fazer isso do jeito mais tradicional, acompanhe este artigo e conheça melhor as datas e principais detalhes dessa comemoração.

menino olhando para uma árvore de natal

Afinal, quando montar a árvore de Natal?

O Natal é uma comemoração cristã que acontece há mais de 1.600 anos na qual o nascimento do menino Jesus é celebrado. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa comemoração não é restrita apenas ao dia 25 de dezembro. Ela começa algumas semanas antes.

As tradições atreladas a essa data começam exatamente no 1º domingo do Advento, período que se inicia quatro semanas antes do dia 25. Essa data marca o início da purificação e preparação espiritual para o dia do nascimento do menino Jesus.

Mas não é só isso, no primeiro domingo do advento as decorações de Natal devem começar a ser preparadas. Guirlandas, presépios, iluminação e mais uma série de enfeites podem ser colocados, aos poucos, na casa. É nessa época também que você pode iniciar a montagem da sua árvore de Natal.

Vale dizer que essa decoração não precisa ser feita com pressa, toda em um único dia. Você pode ir fazendo aos poucos. Uma boa maneira de fazê-la é reunir a família todos os dias após o jantar para definir e decorar a casa devagar.

Não esqueça que, se você for montar um presépio, o menino Jesus não poderá ser colocado nele antes da noite do dia 24.

O que não pode faltar na hora de montar a árvore de Natal?

O primeiro passo para montar a árvore de Natal dos sonhos é ter um pinheiro bonito e bem cheio. Quanto mais galhos ele tiver, mais bonita ficará sua árvore. Existem inúmeros modelos e tamanhos de pinheiros, desde os mais tradicionais até os mais modernos e criativos, feitos com papelão, madeira, vidro etc.

Escolha a árvore que melhor combine com a sua família e com o seu orçamento depois comece a providenciar os enfeites. Entre todas as possibilidades disponíveis no mercado, os enfeites mais tradicionais, que não podem faltar na hora de montar a árvore de Natal, são:

  • Luzinhas;
  • Bolas de Natal;
  • Laços;
  • Estrelas;
  • Sinos;
  • E uma ponteira de estrela.

É importante deixar claro que existe uma variedade inacreditável de modelos, tamanhos, cores e estilos para todos esses enfeites. Por isso, não será difícil encontrar aqueles que melhor combinem com o seu estilo.

Outra coisa importante a ser dita é que não precisa ter medo de ousar. Além de misturar cores, você pode mesclar tamanhos diferentes de bolas e laços, assim como inserir outros itens decorativos a sua árvore como anjos, pequenos embrulhos de presentes e qualquer outra coisa que faça sentido para você.

Quando desmontar a árvore de Natal?

Outra questão que sempre deixa as pessoas com dúvidas é a data certa para desmontar a árvore de Natal. Segundo a tradição católica, tanto a árvore natalina como o presépio e os demais enfeites podem ser desmontados e guardados no dia 6 de janeiro, quando se comemora o dia de Reis.

Esta data seria o dia em que os três reis magos chegaram até Jerusalém, conheceram o menino Jesus e levaram seus presentes e seus votos de uma boa vida. Conforme a tradição, os reis entregam seus presentes e vão embora, por isso, é nesse dia que os enfeites são guardados.

Para os amantes do presépio, é importante dizer também que apenas nesse dia os reis podem ser colocados na decoração, algumas horas antes da desmontagem. Se você quiser seguir isso à risca, deixe as imagens dos reis afastadas do presépio e vá as aproximando um pouquinho a cada dia.

Quais são os significados dos principais enfeites de Natal?

Existem muitos símbolos no Natal, mas nem todo mundo sabe o que eles significam. A seguir mostraremos o significado de alguns deles:

Árvore – os pinheiros são as únicas árvores que se mantêm verdes e bonitas o ano inteiro, inclusive no inverno. Por isso, eles são usados como símbolos da esperança e do renascimento;

Ponteira de Estrela – segundo a Bíblia, os três reis magos foram guiados até o menino Jesus por uma estrela. Devido a isso, ela fica no topo da árvore de Natal representando a estrela-guia para um caminho de amor à humanidade;

Estrelas por toda a árvore – de acordo com a tradição, na noite em que Jesus nasceu havia muitas estrelas no céu. Portanto, é comum enfeitar a árvore com muitas delas;

Guirlandas – as guirlandas surgiram de uma tradição europeia que começou com o enfeite de ruas com flores. Com o passar dos anos, esses enfeites foram colocados em círculos, simbolizando o amor sem fim de Deus por nós, e transferidos para as portas das residências.

Bolas de Natal – as bolas de Natal sempre muito coloridas colocadas nas pontas da árvore representam os frutos e desejos de uma vida com mais amor, saúde, perdão, alegria e caridade.

Sinos – os sinos, instrumentos tradicionais para comunicar o início das festividades, são usados na decoração para representar a anunciação do nascimento de Jesus;

Luzinhas – por fim, mas não menos importante, as luzinhas de Natal, comuns não apenas nas árvores, mas em muitas outras áreas da casa, simbolizam toda a luz que Jesus trouxe ao mundo no dia do seu nascimento.

Agora você já sabe quando montar a árvore de Natal, desmontar, quais são os enfeites que não podem faltar e o que cada um deles significa. Dessa forma, será bem mais simples criar uma decoração bonita, que respeite as tradições e tenha a sua cara.