Tenho visto muitas famílias valorizando o trabalho dos professores nessa época de quarentena. Eu mesma, vivo elogiando a paciência da professora do filhote! O fato é que manter uma rotina de estudos em casa não é nem simples, nem fácil, tanto para as crianças quanto para os pais.

Por isso, adorei quando recebi essas dicas do David Dias! Confere tudinho abaixo, coloca em prática aí na tua casa e sigamos em frente de forma um pouco mais leve!


imagem de uma pessoa em rotina de estudos em casa

Como ajudar seu filho com a rotina de estudos em casa

Mesmo com escolas fechadas, os pais podem ajudar a garantir a qualidade do aprendizado das crianças durante a quarentena

Com a suspensão das aulas das redes pública e particular, desde março, aproximadamente 47 milhões de crianças e jovens estão fisicamente longe das instituições de ensino infantil, fundamental e médio segundo dados do Censo Escolar.

Mesmo sem previsão de retorno à normalidade, muitos alunos seguem estudando de casa em plena quarentena.  É o caso, por exemplo, de quem está aprendendo idiomas no CCAA. Todos os estudantes, inclusive os do curso de inglês para crianças, têm aulas on-line ao vivo com seu professor e os outros colegas de turma. 

O que possibilita continuar os estudos e ainda interagir com pessoas da mesma idade, que também estão passando por esse período de isolamento social sem abrir mão do aprendizado.

Como incentivar os filhos no estudo em casa no período de isolamento social

Assim como o CCAA, que tem levado aulas de inglês e espanhol para dentro de casa com o auxílio da tecnologia, muitas escolas particulares também já estão ensinando à distância durante esse período de distanciamento. 

Então uma dica fundamental para garantir que as crianças tenham a mesma qualidade de ensino que teriam presencialmente, é sempre conferir se os equipamentos estão funcionando. Dessa forma, é possível se certificar que os alunos não irão perder nada por conta de falhas técnicas.

Para isso, vale a pena os pais testarem o computador, tablet ou celular antes da aula on-line começar. Também é essencial confirmar se câmera, microfone e até a internet estão funcionando bem. Caso contrário, é importante comunicar previamente ao professor, por exemplo, via WhatsApp.

A dica é fazer isso com 1 hora de antecedência até 30 minutos antes da aula virtual começar. Vale lembrar que é sempre recomendado o estudante estar on-line 10 minutos antes do professor começar a ensinar. 

Planeje a rotina de estudos do seu filho

Para a criança, é muito fácil achar que esse período longe da escola é sinônimo de férias. Embora alguns momentos de lazer sejam importantes, eles devem ser bem planejados para não comprometerem o rendimento do pequeno nos estudos.

Portanto programe a diversão para antes e depois de aulas on-line e lições de casa. De preferência crie um roteiro que seja, o mais parecido possível, com o que era a rotina da criança antes da quarentena.

Crie oportunidades para seu filho estudar até sem sentir

Outra dica legal é aproveitar o tempo de lazer de forma produtiva. Por exemplo: se o seu filho estuda inglês, na hora de assistir a série favorita com ele, pergunte se não prefere ver com áudio e legenda em língua inglesa. Caso ele aceite, além de se divertir, estará treinando pronúncia, escrita e a compreensão da língua também.

Outra dica legal, é incentivar seu filho a ouvir música em inglês (e interpretá-la). Para isso, peça para ele ajudar você a entender aquela letra que tanto gosta.

Tente criar oportunidades similares também com outras disciplinas como matemática, português, ciências, etc.

Aproveite para se aproximar do cotidiano do seu filho

Mesmo durante um processo de aprendizagem à distância, os pequenos  podem ter dificuldades. Seja em uma matéria específica ou até na concentração para estudar.

Para evitar uma total dispersão e ainda se manter cada vez mais próximo da sua criança, a dica é você se mostrar disponível para ajudar nos estudos quando for preciso.

Além disso, no tempo vago de vocês, aproveite para perguntar como foi a aula virtual e se está sentindo muita diferença  em relação à interação com professores e colegas pela internet. Pergunte ainda se teve algum problema e como pode ajudar.

Assim você se mostra disponível para ajudar seu filho de uma forma que ainda melhora o relacionamento com ele.

Defina metas e recompensas

Recompensar seu filho quando ele cumpre todas as tarefas planejadas na rotina de estudos é uma boa dica para o desenvolvimento do senso de prioridade e responsabilidade.

Para isso, vale a pena conceder prêmios que você sabe que irão agradar seu pequeno. Mas, deixe claro que é porque cumpriu as metas do dia e merece aquele tempo de diversão.

É importante que as recompensas tenham o mesmo peso das tarefas executadas. Então, por exemplo, se ele assistiu a aula de inglês e fez o exercício de casa, você pode liberar o videogame à noite porque cumpriu 2 tarefas importantes no dia. E por aí vai…

Além disso, não deixe de reconhecer todos os progressos do seu filho (até os mais banais) e comemorar em família. Isso vai ajudar a mantê-lo sempre motivado.