É oficial: os posts de planner para organizar a vida pessoal e profissional são um sucesso nesse blog! Não apenas porque são dos mais acessados por aqui, mas também porque é um dos assuntos de que mais recebo e-mails, comentários, dúvidas e sugestões – e eu amo muito tudo isso!

Recentemente, recebi um convite da Mari Teixeira, do blog Vamos Mamães, para escrever um texto exatamente sobre isso: planner para organizar a vida. A Mari comentou que é fã dos meus textos de organização (muito amor!) e queria muito que as suas leitoras também conhecessem esse meu lado amante de planners.

O texto teve uma repercussão tão bacana (recebi muitos comentários, curtidas e muito carinho!) que resolvi publicá-lo por aqui também.

Que tal um planner para organizar sua vida?

mini planner 01

A gente tem que dar conta da casa, do trabalho, da saúde, do filho, do marido. A gente tem hora marcada no médico, no dentista, na academia, na nutricionista, no salão. A gente tem que ser mãe, filha, esposa, mulher, profissional, amiga.

Caramba! Não é à toa que uma das reclamações que mais escuto a minha volta é da falta de tempo. É muita coisa para fazermos em apenas 24 horas por dia (lembrando que umas 8 dessas horas aí precisamos dormir).

Mas calma que ninguém precisa enlouquecer com a correria do dia a dia! Há formas de organizar nossa vida e otimizar nosso tempo. Vocês já ouviram falar em planner?

O que é um planner?

por que usar um planner lembretes

O planner é uma ferramenta de organização do tempo e planejamento pessoal e profissional. Pode-se dizer que é a evolução da agenda – e a minha escolha pessoal para me organizar.

Há diversos tipos e modelos de planners, mas todos são focados nisso: planejamento. Pode-se centralizar num único lugar todos os compromissos da família e programar detalhadamente eventos importantes, por exemplo.

Há a parte da agenda semanal: onde marcamos os compromissos como médicos, dentistas, reuniões, etc. Fica mais fácil visualizar tudo que temos que fazer no dia e na semana.

calendários mensal e anual: para registrar viagens, aniversários, férias, etc. Assim temos uma visão mais ampla e não corremos o risco de sobrepor eventos.

E há espaço para planejar atividades: uma viagem em família, a festa de aniversário do filho, uma mudança de casa, etc. Cada um desses eventos possui uma série de atividades que precisam ser realizadas, em datas determinadas, para serem concluídos com sucesso.

Há, ainda, mais espaço para o planejamento financeiro, controle de compras pela internet, organização de estudo. Cada um adapta para as suas necessidades – adoro essa flexibilidade!

Que tal um planner para organizar sua vida?

por que usar um planner organizar

Muitas vezes, quando reclamamos de falta de tempo, na verdade não é tempo que nos falta, mas sim organização. Organizando nossos compromissos e planejando as tarefas que temos que fazer, normalmente conseguimos gerir melhor nosso tempo.

Cada um precisa descobrir qual jeito de se organizar funciona melhor para si. Algumas pessoas gostam de fazer listas, outras preferem marcar compromissos com horário determinado, outras ainda preferem pequenos lembretes.

Tudo isso é possível registrar num planner. Ter um lugar único para todas as áreas da vida facilita no dia a dia. Anotar ajuda a não esquecer. Anotar tudo num único lugar ajuda a não marcar compromissos na mesma hora. Planejar o caminho (as etapas) que precisa ser percorrido ajuda a alcançar o objetivo final.

6 bons motivos para usar um planner:

1- Organizar os pensamentos: Escrever nos obriga a compreender a dúvida. Visualizar nos faz ver o problema “de fora”. E ter todo esse processo anotado num único lugar facilita o acesso a essa informação quando quisermos encontrá-la ou relembrá-la.

2- Descarregar a mente: Anotar os compromissos não apenas no ajuda na organização, mas tira a carga da memória. A gente não precisa mais ficar o tempo todo tentando lembrar o que temos que fazer. É só pegar a lista e ler!

3- O prazer de ticar: No final do dia (da semana ou do mês) ver aquela lista toda verdinha, marcada de itens realizados, dá uma sensação de produtividade e vitória que motiva qualquer um a continuar por esse caminho!

4- Não perder ideias: Quantas vezes temos uma super ideia num lugar totalmente inesperado? Se deixarmos passar muito tempo, as ideias se perdem! Essa é a importância de ter um papel e uma caneta sempre por perto para anotar tudo e não perder nada.

5- Lembretes para si: É um dos meus motivos mais carinhosos de por que usar um planner. Deixar recadinhos para mim mesma. Respirar fundo, sorrir mais, ligar para minha mãe e lembrá-la do quanto a amo. Lembretes para mim. Deu para entender?

6- Produtividade e saúde mental: Informações organizadas e de fácil acesso otimizam o tempo e, consequentemente, nos fazem pessoas mais produtivas. Não ter que carregar tanta carga na mente e confiar que tenho tudo que preciso anotado diminui o estresse do dia a dia.

É por tudo isso que escolhi o planner como ferramenta de organização. E já não vivo mais sem!

daily planner 2017 caneta

Para quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre o assunto, fica o convite para ler outros textos meus sobre planner e organização:

Por que usar um planner

Habit Tracker no planner

Planners Brasileiros

Texto “Que tal um planner para organizar sua vida?” originalmente publicado no blog Vamos Mamães.

A Mari disse que a convenci a começar a usar um planner. E vocês? Estão convencidas? Então vamos juntas fazer um 2018 incrível!
loading...