O básico do scrapbook é recortar e colar papéis coordenados para enfeitar as páginas criadas – eu AMO fazer scrap simples assim.

Mas muitas pessoas agregam outras técnicas e materiais ao scrap para incrementá-lo – quando há tempo e disposição, eu até me arrisco, mas é bem de vez em quando.

O mais comum é usar recursos de papelaria: furadores, carimbos, carimbeiras, cantoneiras, tesouras, estiletes, grampeadores, além dos infinitos tipos de papel, claro. Mas também pode-se utilizar, por exemplo, material de armarinho: botões, fitas, sianinhas, retalhos de tecidos, ilhós, rendas, lantejoulas, costuras. Tem quem use itens de pintura: tintas, gesso, máscaras, texturas, relevos. Arte é assim: há infinitas possibilidades.

A maioria esmagadora das páginas do Álbum do Primeiro Ano do Vinicius eu fiz usando o básico, scrap simples: papéis coordenados e alguns enfeites que já tinha separado durante a gravidez. Mas, de vez em quando, eu ficava com vontade de experimentar algo diferente.

O importante era que fosse prático: eu não tinha (não tenho!) muito tempo para fazer scrap, então, deixava todo o material à mão e aproveitava (ainda aproveito!) as sonecas do filhote.

Vou comentar um pouco em cada página para vocês verem como podemos usar esses materiais de forma simples e prática – sem deixar de ser bonito e, o mais importante, ressaltar o registro dos momentos especiais.

 

Álbum do Vinicius feito de scrap simples

Um registro divertido de um banho de chuveiro! Aproveitei que o papel base dessa página do Smash Book (álbum pronto que usei para esse projeto) já tinha esse pontilhado e apenas acrescentei as fotos com pequenos enfeites para valorizá-las. Cola, papel e tesoura e tá pronto!

scrap simples-Festa no chuveiro
Festa no chuveiro

Esse foi um dos momentos que quis experimentar algo diferente: usei gesso, tinta e duas máscaras para fazer uma base para a foto. Ah! Um enfeite alternativo que adoro e usei muito nesse álbum foram etiquetas de roupas do Vinicius – têm umas muito fofas! Para essa página usei um sketch do Scrap Entre Amigas. Poesia: Oitavo Mês.

scrap simples-Oitavo Mês
Oitavo Mês

Para registrar um final de semana muito gostoso (o primeiro do Vinicius num hotel de piscinas termais), fiz um fundo com máscara e tinta spray e usei basicamente washi tapes para decorar essa página.

scrap simples-Itá Open de Tênis
Itá Thermas Open de Tênis

Nessa página aproveitei a frase que já havia no Smash Book como título: “Alimento para Pensamento”. Achei que combinou muito bem com o tema: o primeiro colégio do Vinicius. Para o fundo, usei vários pedacinhos de fitas coloridas e lantejoulas – adorei o resultado!

scrap simples-Girassol
Girassol

Mais uma página do tipo tesoura, papel e cola. Poesia: Nono Mês.

scrap simples-Nono Mês
Nono Mês

O lado esquerdo dessa página deixei exatamente como estava no Smash Book. No lado direito, apenas uma foto linda da Carol Dias e vários recortes de papel. Simples assim – e lindo assim 🙂 Usei um sketch da Ana Lu do Scrap Pelo Brasil.

scrap simples-Foto: Carol Dias
Foto: Carol Dias

Em álbuns como o Smash Book, é preciso cuidar um pouco com o volume dos enfeites (se não o álbum fica tão gordinho que não fecha mais!). Mas um dos elementos que acabo usando mesmo tendo um pouco mais de relevo são os alfabetos adesivados – acho lindos! Página para registrar a amizade entre o Vini e a Loly (nossa schnauzer). Usei um sketch da Megui do Scrap Pelo Brasil.

scrap simples-Loly e Vinicius - amigos desde sempre
Loly e Vinicius – amigos desde sempre

 

Podem dizer, scrap simples é lindo demais, hen?

 

Todo o Álbum do Primeiro Ano do Vinicius está aqui no blog! Aqui tem a Primeira parte e o porque do scrapbook. Essa aqui é a Segunda parte e a importância das fotos. E para ver o post anterior a esse é só clicar aqui e ver a Terceira parte e a facilidade dos sketchs.

 

Que tal conhecer o restante do projeto do Scrapbook do bebê? Aproveita para se inspirar e registrar as memórias do teu pequeno também!

 

Vocês têm um álbum do bebê em casa? Há algum texto (poesia ou narrativa) sobre esse primeiro ano do bebê? Conta para mim aqui embaixo nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) que vou adorar trocar figurinhas sobre o assunto!