Não sei se com vocês também é assim, mas vai chegando o fim do ano eu vou começando a ficar mais reflexiva. Gosto de revisar o ano que passou, as lições aprendidas e começo a pensar no ano que está para chegar, nos planos que tenho para ele. Desta vez, minhas reflexões me levaram a escrever um poema de fim de ano.
Já falei algumas vezes por aqui como colocar os pensamentos no papel me ajuda a melhor visualizá-los. Escrever é um processo para elaborar pensamentos. Além disso, escrevo em rimas porque gosto do som da palavras.
A musicalidade das palavras estimula minha criatividade e meu senso estético. E poder juntar essa beleza à organização, não apenas dos pensamentos, mas organização pessoal como um todo, é, atualmente, a razão deste blog existir. Além da nossa troca de experiências, claro, que é uma riqueza de que não abro mão.
Mas antes que eu me perca pelo caminho, vamos voltar ao tema do post de hoje: encerramento de ciclos!

Índice
Poesia de fim de ano: encerrando ciclos
Fim de ano, normalmente, já é carregado desse clima de revisão e reflexão, né? Simone e a música mais tocada em Dezembro não me deixam mentir: “Então é Natal e o que você fez?”
A questão é que ninguém precisa realmente ter feito algo de formidável no fim do ano. Viver bem cada dia e fazer o seu melhor ao longo dos meses já é algo bem grandioso. Eu sou uma entusiasta do cotidiano bem vivido, de valorizar as pequenas coisas do dia a dia.
“Os passos que você dá não precisam ser grandes, eles só precisam te levar na direção certa!” Sem querer sobrecarregar o texto com mais uma citação, mas essa vale a pena! (Para os curiosos, essa frase é da Jemma Simmons, uma personagem da série Agentes da S.H.I.E.L.D.).
Ainda assim, as reflexões de fim de ano são válidas! Podemos analisar o que fizemos e o que não fizemos durante o ano. Como fizemos e como gostaríamos de feito. Tirar conclusões e lições que levamos como aprendizado para o ano que está chegando. É assim que se cresce.

Encerrar um ciclo e iniciar outro
O ponto central deste texto é que precisamos lembrar que não da para ficar abrindo caminhos sem encerrar a jornada anterior. Até porque quando temos muitas opções na nossa frente é mais fácil nos perdemos.
É sim importante encerrar um ciclo para poder iniciar outro. Deixar ir o que não faz mais sentido (let it go!) para poder seguir em frente!
Ainda sobre esse tema de encerramento de ciclos, tem um texto um pouco mais antigo aqui no blog. Vale a leitura depois deste aqui. Este com poesia, aquele com reflexões maternas. Eles se complementam.
Poema de fim de ano
Como sempre, depois de toda essa reflexão, gosto de escrever uma poesia. Aliás, um dos meus projetos desse ano é justamente escrever poesias. Isso me deixa feliz.
Espero que chegue um pouco de felicidade aí para vocês através das minhas rimas! Olha só como ficou a poesia sobre encerramento de ciclos:
Encerramentos de ciclos
A vida é feita de ciclos
Sobre isso não há muita discussão
E assim como nos discos
Não da para ficar repetindo sempre a mesma canção
Para que a próxima fase possa vir
É preciso deixar a anterior ir
Encerrar um ciclo apropriadamente
Para poder, então, seguir em frente
Vem chegando Dezembro,
Os votos de um ano novo bom,
As promessas de Réveillon…
Sempre assim, bem me lembro
Mas todo dia começa um novo ano
Todo dia podemos ter um novo plano
Por um fim no que não faz mais sentido
E começar algo novo – ainda mais bonito!
Talita
13/11/2024
15:27
Desejo ótimas reflexões de fim de ano para vocês! Que possam encerrar esse ciclo e começar um melhor ainda em 2025!
Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se essa reflexão faz sentido para ti. Ah! E me da um feedback sobre o poema também! O que achasse do meu poema de fim de ano?

Atualizado em 13 de novembro de 2024
Posts relacionados
Talita Rodrigues Nunes, 43 anos, casada com meu príncipe Charlles, mãe do Vinicius, de 11 anos. Acredito que com ORGANIZAÇÃO e POESIA a vida Só Melhora!