Muitas mães buscam oportunidades de trabalhar em casa. Particularmente, eu adoro poder me organizar em casa, inclusive para o trabalho. Pensando nisso, resolvi compartilhar por aqui o artigo da Sabina Alonso para aquelas interessadas em investimentos (negociação online).


imagem de uma mãe com o filho no colo trabalhando no notebook - negociação online

Quão Fácil é para as Mães Ganhar Dinheiro com a Negociação Online?

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Campo Grande News, 77% de seus leitores não tiveram aumento de receita entre 2022 e 2023. Para manterem-se em dia com as contas domésticas, milhares de brasileiros estão recorrendo a dobrar ou triplicar seus turnos de trabalho. Mães solteiras, em particular, têm lutado para sustentar suas famílias e criar seus filhos, enfrentando dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

Dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) e da Fundação Getulio Vargas (FGV) revelam que o Brasil abriga mais de 11 milhões de mães solteiras. Dessas, 1,7 milhão assumiram a responsabilidade exclusiva de criar seus filhos nos últimos 10 anos. Para essas mães, empregos no setor informal oferecem uma saída, especialmente porque esses trabalhos permitem maior flexibilidade para conciliar trabalho e cuidados com os filhos. No entanto, a renda costuma ser mais baixa em comparação com o emprego formal, levando as mães solteiras a assumir até 3 empregos para chegar ao fim do mês.

Em um artigo anterior, compilamos uma lista de ideias de negócios especificamente para mulheres e mães que desejam complementar sua renda, onde sugerimos se tornar uma tradutora, revendedora de produtos, professora particular, designer de joias, esteticista, entre outros. Ao mesmo tempo, reconhecemos que essas opções podem não ser viáveis para todas as mulheres, seja por falta de capital, tempo ou habilidades. Nesse caso, outra maneira pela qual mães solteiras podem ganhar dinheiro é por meio da negociação online, o que explicaremos a seguir.

A negociação online oferece flexibilidade

Os avanços tecnológicos abriram o caminho para a negociação online de forma conveniente. Antes do advento dos sistemas de negociação eletrônica, era necessário ter acesso a uma bolsa de valores física para negociar. Hoje, a negociação se tornou muito mais democratizada. Qualquer pessoa com um smartphone e uma conexão de internet decente pode ganhar dinheiro se tornando uma trader.

Considerando que a penetração do uso da internet móvel no Brasil está próxima de 80% em 2023, a negociação online nunca foi tão acessível. Curiosamente, a pesquisa da Nielsen constatou que, em comparação com os homens, as mulheres têm uma presença maior e mais frequente no ambiente virtual, com 90% das mulheres afirmando que acessam a internet diariamente, principalmente por meio de seus smartphones. Isso significa que o tempo gasto navegando nas redes sociais pode ser facilmente redirecionado para gerar renda por meio de plataformas de negociação online.

Diferentes instrumentos adequados ao seu apetite por risco

Uma estratégia inteligente a adotar como trader iniciante é a diversificação, pois geralmente oferece os melhores retornos com a menor quantidade de risco. Portanto, em vez de investir em ações individuais, traders iniciantes em busca de investimentos mais seguros podem optar pela negociação de índices. Com ações individuais, o risco de perder seu investimento é maior se essa empresa enfrentar dificuldades ou falhar. Os fundos de índice mitigam esse risco. O índice mais conhecido é, sem dúvida, o S&P 500. As chances de todas as empresas dessa lista falharem são quase impossíveis, mesmo em um crash ou recessão.

Em plataformas de negociação respeitáveis, você pode facilmente investir em principais índices, como o S&P 500, o Dow Jones Industrial Average, o índice ASX 200 da Austrália e o índice France 40. Uma vez que você compreenda o básico da negociação, poderá expandir ainda mais sua carteira de investimentos negociando outros instrumentos, como derivativos de moedas, metais, contratos por diferença (CFDs) e assim por diante.

Diversas fontes para aprender por conta própria

Com base em pesquisas do Bank of New York Mellon (BNY Mellon), se as mulheres investissem no mesmo ritmo que os homens, haveria cerca de R$15,7 bilhões a mais disponíveis para investimentos globalmente, conforme relatado pela CNN Brasil. Infelizmente, os dados mostram que as mulheres ainda são menos propensas a investir do que os homens. Essa é uma tendência que Maria Helena Válio busca reverter com sua organização, Women Invest.

O que começou como uma forma de se conectar com outras mulheres interessadas em aprender sobre investimentos cresceu de 30 membros em 2019 para mais de 4.000 membros em 2023. No mês passado, o grupo realizou sua segunda edição do Women Invest Summit, um congresso que se tornou o maior evento de educação financeira para mulheres no Brasil.

Dadas as desafios econômicos enfrentados pelas mães no Brasil, as plataformas de negociação online surgiram como uma ferramenta poderosa para alcançar a segurança financeira. Fica claro que, com um pouco de determinação, comprometimento e educação, o potencial de sucesso é ilimitado, oferecendo um futuro mais promissor para as mulheres em todo o país.