Por aqui adoramos Verão! O filhote vai para a praia desde cedo. Exatamente por isso, sempre estivemos atentos aos cuidados necessários para famílias com bebês que decidem passar férias na praia.

Lembra da minha poesia sobre o verão?

Quem tem crianças maiorzinhas, pode conferir mais dicas por aqui.

Os pequenos fazem parte da família e devem sim acompanhar nos passeios. Seguindo as dicas da Ei Imóveis abaixo, fica ainda mais fácil de curtir uma praia com seu bebê!


Férias na praia: 9 recomendações para famílias com bebês

água, alegria, alvorecer
Pexels

Curtir o verão em família é tudo de bom! Não tem nada melhor do que escolher o destino ideal e viajar para poder relaxar no cantinho que tanto queríamos. Para te ajudar nessa escolha, o portal Ei Imóveis separou as melhores casas de praia em Cabo Frio, que podem ser acessadas no site de imobiliária.

Se você acha que o fato de ter um bebê na família te impedirá de curtir o verão, você está muito enganado. A partir de uma certa idade, ir à praia com as crianças é recomendado por especialistas. Além de estimular a criança a descobrir novas texturas, é um momento de socialização, no qual o bebê passa a conhecer outros animais, crianças e atividades. No entanto, requer paciência por parte dos pais, e cuidado redobrado. No post de hoje, compartilhamos 9 recomendações sobre como lidar com bebês na praia. Confira:

água, alvorecer, amanhecer
Pexels

1. Idade ideal:

Bebês podem brincar na praia a partir dos seus 6 meses de idade. Se possuir menos de 6 meses, a família pode sim reservar um final de semana no litoral, mas deve mantê-lo no carrinho ou no colo da mamãe na sombra. Antes dessa idade, produtos como protetor solar e repelente não podem ser aplicados por conta dos aditivos químicos presentes e da hipersensibilidade da pele da criança.

2. No caminho para praia:

Se o caminho entre a sua casa e a praia costuma demorar, cuide para não estressar o bebê durante a jornada. Invista em uma playlist com músicas suaves ou cante, deixando o bebê entretido e, consequentemente, mais calmo. Durante descidas ou subidas pela serra, ofereça chupeta, mamadeira ou o peito para mamar. Isso evita que a pressão tampe os ouvidos e provoque dores.

3. Horário de exposição ao sol:

A principal ocorrência com bebês em passeios pela praia é a queimadura. Por isso, é preciso seguir a recomendação de não levá-los ao sol em horários de pico, entre 10h e 16h, mesmo na sombra! Até os 3 anos, a criança deve tomar pouco sol: 15 minutos de manhã e 15 minutos à tarde. Mais do que isso, é necessário entrar com um protetor solar acima de 30 FPS.

4. Proteção:

Se pretende passar a tarde na praia, para protegê-lo, invista em um filtro solar com fórmulas especiais para pele da crianças e proteção superior à 30 FPS. Como a pele do bebê é fininha, invista também em camisetas de manga longa com proteção UV, ou de algodão. Quanto mais fechada for a trama do tecido, mais segurança trará. Isso não quer dizer, no entanto, que a mãe deva vestir o filho com roupas pesadas ou sintéticas, pois elas podem provocar assaduras. Outro detalhe importante é que a roupa molhada perde 30% da capacidade de proteção contra a radiação solar, portanto, tenha consigo algumas trocas de roupa preparadas na bolsa!

adorável, alegria, areia
Pexels

5. Brincando na areia:

Crie um espaço para brincadeiras próximo à parte úmida da areia, com um guarda-sol de qualidade para a criança ficar sob a sombra. Evite que a mesma brinque com a areia seca pois há maior chance de concentração de fezes de animais, que podem conter ovos e larvas causadoras de bichos geográficos. Além disso, a areia mais branca e fina, ao entrar na fralda, causa atrito e assaduras. Assim que a brincadeira acabar, troque o bebê para evitar irritações.

6. Brincando no mar:

Desde que a região seja própria para banho, a criança, a partir de 1 ano de idade, pode aproveitar o mar sem nenhum problema. Ele estimula os sentidos e contém micronutrientes benéficos para saúde. Uma maneira de garantir maior segurança a bebês pequenos na água é investir em uma piscina de plástico. Também tenha em mãos fraldas apropriadas para o contato com a água. Além de garantirem higiene e menos chance de assaduras ao bebê, elas substituem as tangas e sungas, inclusive na estampa.

7. Alimentação:

Invista em refeições leves, como frutas e papinhas, e garanta uma hidratação constante, através de sucos dos mais variados, água, água de coco, chás de camomila e erva doce frescos. Cuide do armazenamento de lanches prontos, que devem ser conservados em sacolas térmicas ou em isopores, de preferência com gelos recicláveis para manter a temperatura. A amamentação está liberada.

8. Depois da praia:

Para evitar assaduras e irritações que possam ser causadas pela areia ou pela salinidade do mar, tenha muito cuidado ao retornar da praia. O talco é uma ótima forma de retirar a areia do corpo de forma superficial, evitando que ela agrida a pele delicada dos bebês. Ainda assim, é importantíssimo lavar o bebê com água doce e sabonete, especialmente nas dobras, na nuca, no pescoço e nos pés. Cremes hidratantes específicos também podem ser utilizados. Quanto a roupa de banho, se ela for ser reutilizada no dia seguinte, lave em água corrente e verifique se a mesma está totalmente seca na hora do uso. 

9. Na hora de dormir:

Se sua família pretende passar o verão em um hotel, confira anteriormente se o mesmo dispõe na infraestrutura de um bercinho para a criança. Caso esteja indo para a casa de praia própria, alugada ou dos amigos, invista em um bercinho do tipo “camping”. Ele é uma ótima opção para ser usado quando o bebê estiver longe do berço principal, pois é portátil e desmontável, e pode ser usado como trocador e cercado. Para facilitar o seu o transporte, existem modelos com rodinhas com os quais você não precisa se preocupar em pegar peso e forçar as costas. Cubra também o espaço onde o bebê dorme com um mosquiteiro. Repelentes também podem ser utilizados, em formulações específicas para crianças e após os 6 meses de idade.

Seguindo estas dicas, a garantia que a sua estadia na praia será maravilhosa é certa. Aproveite cada momento com o seu bebê, pois o tempo passa rápido!