Uma amiga muito querida me pediu para fazer para ela um caderno de receitas personalizado. Como ela sabe que eu adoro um scrap, pediu um caderno de receitas scrapbook.

Eu tenho um caderno de receitas em EVA, mas prefiro trabalhar com papel e tesoura. E foi o que fiz! A técnica utiliza não é o primordial, afinal, queremos mesmo é um caderno de receitas para escrever.

Na verdade, no caso dela, ela queria um caderno de receitas decorado para colar as receitas preferidas dela. A intenção é imprimir em casa e colar uma receita em cada página do caderno.

Modéstia à parte, eu achei que o resultado ficou tão lindo que quis compartilhar por aqui. Assim já fica de inspiração para quem quiser saber como organizar um caderno de receitas em casa.

imagem da capa de um caderno de receitas de scrapbook

Caderno de receitas: como fazer

Lembrando que vocês podem aproveitar essa ideia para presentear pessoas queridas em qualquer época do ano! Pode ser um caderno de receitas para o dia das mães, um caderno de receitas chá de panela ou até um caderno de receitas feito pelos alunos.

Usem a criatividade e espalhem carinho em forma de caderno de receitas artesanal! Aproveita e pesquisa na internet umas receitas para caderno de receitas e já dá o presente completo. Tão bom distribuir carinho!

Essa minha amiga querida, que foi presenteada com o meu projeto, é fera em alimentação low carb. Claro que eu fiz para ela um caderno de receitas low carb!

Mas já tive várias outras ideias por aqui. Vocês podem fazer um caderno de receitas infantil, um caderno de receitas da vovó ou um caderno de receitas para noivas.

imagens da capa e do interior de um caderno de receitas personalizado

Como fazer um caderno de receitas personalizado

A ideia é fazer algo personalizado e cheio de carinho. Particularmente, prefiro um caderno de receitas argolado. Como a gente vai manusear esse caderno no meio de uma preparação culinária, a espiral dá a praticidade necessária.

Outra ideia bacana é usar um caderno de receitas fichário. Num fichário, pode-se incluir ou retirar receitas facilmente. Isso também é bem bacana para esse tipo de projeto.

A ideia é pegar um caderno de receitas em branco e decorá-lo de acordo com o gosto de cada um, ou do presenteado. Pode ser um caderno simples, com espiral ou em fichário.

imagem dos materiais utilizados na confecção de um caderno de receitas

Caderno de Receitas DIY

Para fazer um caderno de receitas como esse que fiz, o material utilizado é basicamente de scrapbook.

Material para montar um caderno de receitas:

  • caderno de base (eu reutilizei um com espiral);
  • papéis coloridos diversos (eu utilizei de scrapbook);
  • enfeites de armarinho (fitas, botões, sianinhas, etc);
  • cola, tesoura, estilete.

Monte uma capa super decorada e personalizada – é bacana colocar o nome da dona do caderno. E faça algumas divisórias de scrapbook para separar as receitas por tipo.

divisórias para um caderno de receitas

Para as divisórias do caderno, eu deixei uma abinha que fica para fora da página. Assim, facilita na hora de procurar determinada receita. Não precisa ser nada muito grande, que pode atrapalhar o manuseio. Uma aba de um 1 cm já é suficiente.

Utilizei bastante alfabeto adesivado nesse projeto. Para a capa, abusei das letras com volume; para a parte interna, usei letras com pouco volume. Quem não tiver os adesivos de letras pode fazer à mão livre mesmo ou imprimir do computador.

divisórias de um caderno de receitas de scrapbook

Lembrando que como é um projeto que não envolve fotografia, pode-se utilizar papéis coloridos comuns e cola branca comum (não precisam ser específicos para scrapbook). Eu usei papéis de scrap porque as estampas são lindas!

Ainda assim, alternei entre papéis estampados e lisos. Na hora de escolher os papéis, lembrem da harmonia que deve ter o projeto. As cores devem conversar entre si.

abas de divisão de um caderno de receitas

Como fazer um caderno de receitas decorado

Outra dica bacana para esse tipo de projeto é dar uma reforçada na colagem. Muitas vezes, os alfabetos adesivados (ou outros enfeites adesivados) estão perdendo a cola – vale reforçar.

Como um caderno assim vai ser MUITO manuseado, fica mesmo o alerta de reforçar na cola. Além disso, penso que seja importante colocar uma luva plástica ou encapar o caderno com contact.

mais exemplos de divisórias de caderno de receitas

O manuseio frequente, o contato com as comidas, a gordura da cozinha podem descolar elementos do projeto. Encapar o caderno com plástico ou contact previne isso.

As divisórias podem ser feitas de acordo com o gosto de cada um. É só escolher as categorias de receitas que vocês preferirem.

diversas divisórias de categorias de receitas

Na imagem acima é possível observar bem a harmonia das cores do projeto. Fica ainda mais bonito quando a palheta de cores e as estampas combinam.

Essas foram minhas dicas para um caderno de receitas artesanal passo a passo. Podem ser sinceros: o como fazer um caderno de receitas simples é fácil e rápido, né? Fora que é uma delícia preparar um projeto assim!

Se ficou alguma dúvida, pode deixar nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) que respondo tudinho. E se fizerem por aí me marquem na foto (@somelhora) que eu quero ver as criações de vocês!

Ah! Tem vários outros projetos assim rapidinhos na sessão de DIY do blog. Tem passo a passo de quadro personalizadoquadro de scrapbook e muito mais. É só clicar em + conteúdo lá em cima e selecionar o item DIY no menu! Bom proveito e boa diversão!

capa de um caderno de receita scrapbook