Quadro personalizado para bebê: scrapbook passo a passo
DIY

Quadro personalizado para bebê: scrapbook passo a passo

Felizmente, eu continuo tendo queridas amigas grávidas. E é com muito carinho que continuo fazendo scrapbook para bebê. Dessa vez, vim mostrar como fazer um quadro personalizado para bebê.

Chamo de quadro personalizado para bebê, mas é um quadrinho de scrapbook. Ele pode ser facilmente adaptado para qualquer tema, adulto ou infantil.

Já mostrei outro quadro de scrapbook por aqui – esse com tema adulto, para inspiração.

 

Nesse projeto de quadro personalizado para bebê utilizei técnicas de scrapbook para compor um quadro decorativo. É uma montagem em 3D de recortes de papéis e outros elementos decorativos, destacando o nome do bebê.

Como usei uma moldura que também é um porta-retrato, o quadrinho pode ficar em pé numa estante. Se preferir, pode ser pendurado na parede do quartinho do bebê. E pode ainda servir como decoração de porta de maternidade.

 

Sempre enalteço presentes feitos à mão. Vivo trazendo inspiração de cartões artesanais aqui no blog. Há, inclusive, sugestão de cartão para uma amiga grávida. Não apenas porque eu gosto de scrap, mas porque um presente assim carrega toda uma carga afetiva com ele.

 

DIY Quadro personalizado para bebê

quadro personalizado para bebê material

Material:

– moldura com vidro ou porta-retrato

– cardstock ou outro papel para a base

– recortes de papel

– botões, fitas, cordões, flores e outras coisinhas para decorar

– alfabeto adesivado

– estilete (ou tesoura), régua e cola branca

 

Passos:

quadro personalizado para bebê base

1- Recortar a base do quadro:

Como o porta-retrato que eu usei de moldura para o quadro era do tamanho 20 cm X 25 cm, essas foram as medidas que eu usei para cortar o meu papel de base. Cada projeto precisa ser adaptado de acordo com a moldura que será utilizada.

Vale lembrar que só usei material de scrapbook nesse projeto (acid free). Mas, como não há fotografia nele, poderia ser utilizado qualquer tipo de papel (com ou sem ácido).

 

2- Separar os recortes de papel:

Aqui vai depender do tema de cada projeto. Como eu fiz um quadro para uma menininha muito fofa, separei recortes de flores, abelha, caracol e corações.

Como trabalhei com um fundo colorido, deixei uma margem branca quando recortei as imagens. Isso ajuda a destacar a imagem do fundo.

Gosto de primeiro organizar todos os recortes na disposição que me agrada e só depois colar.

quadro personalizado para bebê colar3- Colar os recortes de papel:

Depois de decidir onde cada recorte vai ficar, é hora de colar. Como não trabalhei com fotos nesse projeto, usei cola branca para quase tudo. Apenas para elementos mais volumosos como alguns botões e grampo é que utilizei fita banana.

Pensando na questão de profundidade, gosto de colar os elementos de papel primeiro. Eles serão a base para o restante da decoração.

quadro personalizado para bebê nome4- Decorar o quadro:

Agora é soltar a criatividade para decorar o quadrinho! Deixei, propositalmente, o canto superior direito do papel de base mais livre. Esse foi o local que escolhi para colocar o nome da fofura que receberá esse presente.

Utilizei alfabeto adesivado de cardstock. Mas pode-se usar os mais variados materiais para compor o nome. As mais habilidosas podem até mesmo escrever à mão livre.

 

quadro personalizado para bebê laço

Depois é só ir brincando de adicionar elementos à composição. Laços, fitas, botões, vale tudo que vocês acharem bonito e harmonioso com o tema.

quadro personalizado para bebê flores

Sianinhas, flores de papel, pregadeiras – eu adoro misturar materiais de armarinho com os de papelaria. Só é preciso ter um pouco de cuidado com o volume, dependendo da distância do vidro e da moldura.

quadro personalizado para bebê botões

Botões e barbante são elementos que eu também adoro incluir nos projetos de scrap. Aqui usei botões com formas e tons diferentes de uma mesma cor.

Para os botões com um pouco mais de volume (e uma base não tão reta) e aquele grampinho de roupa fofo (perto do nome), precisei usar fita banana para colar.

quadro personalizado para bebê porpurina

Para finalizar, um pouco de brilho e glamour – porque toda menina merece ser diva! Fiz alguns pingos de cola e joguei purpurina por cima. Depois é só retirar o acesso de purpurina e esperar a cola secar.

Fiz vários pingos ao redor do nome, para destacá-lo, e alguns poucos pontos de luz espalhados pela composição.

 

quadro personalizado para bebê moldura

5- Emoldurar o quadro:

Por fim é só colocar o projeto na moldura. Lembrando de esperar um tempinho para a cola secar bem (e não alterar a colagem ao encostar no vidro).

E esse é o resultado final do quadro personalizado para bebê de scrapbook!

quadro personalizado para bebê pinterest

 

Para quem se interessa, tem mais DIY de scrapbook para bebê por aqui! Tem também um DIY Caderno Chá de Bebê. Ah! Aqui no blog também tem um DIY Convite de chá de bebê com chá de verdade! Não deixem de ver!

 

quadro personalizado para bebê pinterest2
Se ficou alguma dúvida sobre esse DIY, podem perguntar aqui nos comentários ou nas redes sociais do blog (Instagram ou Facebook, por exemplo) que eu sempre respondo tudinho! E quem fizer esse projeto, me marca na foto (@somelhora) que vou amar ver!
Vocês colocariam um quadrinho assim na porta da maternidade, pendurariam no quarto do bebê ou deixariam sobre uma estante como porta-retrato?

quadro personalizado para bebê imagens

Tem muito mais scrap por aqui! É só clicar na categoria Scrap lá em cima e escolher.

E tem uma pasta recheada de DIY e scrapbook lá no Pinterest Só Melhora. Vale a pena dar uma olhada!

Posts relacionados

8 Comentários

  1. Camila Campos

    Que lindo!!! Você tem muita habilidade. Acho trabalho manual fantástico!

  2. Chris Ferreira

    Nossa, muito lindo e delicado esse quadro personalizado. Nada como dar um presente feito por nós e pensando especialmente em quem vai receber.
    Amei.
    beijos
    Chris

    1. Só Melhora

      Entendes bem disso, né Chris?
      Obrigada!

  3. Claudia

    Oi Talita
    Que lindo!
    Eu adoro suas artes e mais ainda entender o processo destas coisas lindas
    Não parece difícil, até para quem não sabe nada como eu..srs
    Adorei! Quem não gosta de ganhar lindezas assim, ne?
    Bjs, querida

    1. Só Melhora

      Não é difícil mesmo, Clau!
      Basta escolher bem os papéis e seguir o passo a passo!
      Tenta aí!
      Beijos

  4. Leandro Nigre - Papai Educa

    Talita,
    Você é uma verdadeira artista! Ficou lindo. Dá para fazer com qualquer tema, não é?

    1. Só Melhora

      Obrigada pelo carinho, Leandro!
      Sim! O tema é completamente adaptável.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *