Hoje tem episódio especial das tirinhas das Mamães Babonas! Para fechar o ano com chave de ouro, o assunto escolhido foi: a Magia do Natal. O tema foi sugerido nos comentários do episódio passado pela Regina Dias e nós aceitamos com muita empolgação!

Nós, mamães babonas, incentivamos sim a fantasia das crianças e cultivamos com muito amor essa magia que o Natal traz. Não vemos essa tradição como algo negativo porque acreditamos nela também!

Se ainda não conheces nossos quadrinhos com poesia de mãe, confere mais detalhes do projeto Mamães Babonas que acontece todo mês aqui no Só Melhora e no A Casa da Mãe Leoa simultaneamente.

Os pais são sim responsáveis por perpetuar (ou não) as tradições natalinas para seus filhos. Mas não são os únicos! As decorações de Natal do comércio, as perguntas sobre presentes de Natal da família, as apresentações de fim de ano do colégio. Tudo gira em torno do tema Natal nessa época do ano!

Particularmente, eu adoro tudo isso! Adoro mostrar as luzes da cidade para o filhote. Incentivo que ele escreva sua cartinha para o Papai Noel. Monto o presépio com o pequeno em casa. A magia do Natal está bem presente na minha casa.

O Natal está por todo lado

imagem de uma menina espalhando amor: a magia está por todo lado

Penso que podemos aproveitar esse clima de Natal para criar pequenas tradições de família. Montar a árvore de Natal com os pequenos sempre é uma festa (aqui em casa, a decoração fica por conta do filhote!). Organizar um cantinho especial da casa para o presépio (enquanto se monta o presépio, pode-se explicar sobre cada um de seus personagens). Preparar cartões de Natal para pessoas queridas (essa é uma tradição que eu adoro!).

A cartinha para o Papai Noel pode ou não estar incluída nessas tradições. Meu filho costuma fazer no colégio – e não vejo problema nenhum nisso. Um detalhe bacana seria incluir agradecimentos na cartinha, além dos tradicionais pedidos.

A Magia vai muito além dos presentes

caixa de presente

Presentear é uma forma de demonstrar carinho!

A tradição de dar presentes de Natal passa muito longe do consumismo! A intenção é demonstrar carinho pelas pessoas queridas que temos na vida. Bem por isso, a Magia do Natal não envolve comprar presentes caros, mas espalhar amor de alguma forma.

Para as crianças que costumam fazer lista de pedidos ou escrever cartinhas para o Papai Noel, é interessante conversar sobre o valor das coisas. Se o brinquedo pedido estiver fora do orçamento familiar, converse sobre possíveis trocas.

Lembram da poema natalino que eu escrevi exatamente questionando sobre o que é o Natal?

Magia do Natal em quadrinhos

Mas vamos ao que interessa: poesia em quadrinhos! Para quem ainda não sabe, a Elaine, minha amiga de longa data e parceira de projeto, é uma artista multimídia e arrasa nas ilustrações das nossas tirinhas. Nesse episódio natalino as cores verde e vermelha se destacam! A poesia é sempre feita a 4 mãos, recheada de muito amor e carinho. Essa é nossa forma de espalhar a Magia do Natal para vocês também! Confere o resultado:

tirinhas na íntegra: magia do natal em quadrinhos

A imagem é altamente pinável! Fiquem à vontade para salvar no Pinterest e compartilhar nossos quadrinhos pelas redes sociais. Só não esqueçam de mencionar a autoria e, se puderem, colocar o link desse post. Isso ajuda a divulgar esse projeto lindo e nossos blogs!

A Magia do Natal

Ninguém precisa ser criança
para sentir a magia do Natal.
Basta ter ao menos uma lembrança
de algum momento especial.

E estes fatos na memória
que merecem comemoração,
recebem esta noite especial
pra aquecer nosso coração

Esta magia vai aumentando
à medida que vamos crescendo.
Seja montando a árvore de Natal,
seja o calendário do Advento!

Pais e mães têm responsabilidade
na construção dessa magia.
É o espírito de solidariedade
que podemos ensinar com alegria.

Eu acredito em Papai Noel!
Ensino meu filho a fazer um pedido
quando vê uma estrela no céu.
Quem duvida que ele será atendido?

O presente é só um detalhe
que oferecemos de coração
às pessoas que amamos,
compartilhando gratidão!

Acredito em pessoas que fazem o bem
sem precisar olhar a quem.
Acredito que devemos espalhar o amor
por onde a gente for.

Natal, Natal das crianças
Natal de amor que reluz
Natal de tanta magia
Natal do Menino Jesus

Elaine Alberico @amaeleoa
Talita Rodrigues Nunes @somelhora

imagem de duas crianças para ilustrar a magia que envolve as tradições de natal

Espírito Natalino

Ainda falando sobre as tradições natalinas e esse espírito de compartilhar que envolve a magia do Natal, acho essa época um ótimo momento para doações. Por aqui, sempre faço uma seleção das roupas que estão em bom estado e não são mais usadas e separo para doação. O filhote fica responsável por separar alguns brinquedos para essa finalidade também.

Outra ideia é preparar pequenos presentes para distribuir para as pessoas que nos ajudaram durante o ano todo. Não falo apenas dos professores das crianças, mas os prestadores de serviços que nos ajudam em casa, carteiros, lixeiros, por exemplo.

Vou deixar aqui um passo a passo de uma caixinha para pequenos chocolates que cabe bem nesse contexto.

Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) o que vocês acharam desse episódio. Como vocês celebram o Natal por aí? Vocês têm alguma tradição especial?

Quem perdeu os episódios passados, pode conferir todas as tirinhas das Mamães Babonas aqui. E quem quiser mais poemas para crianças também encontra por aqui.

imagem ilustrativa do Papai Noel e sua magia do Natal

Como mencionei lá em cima, essa é o último episódio do Mamães Babonas desse ano! Qual tema vocês querem ver nas tirinhas do ano que vem? É só pedir que a gente prepara com carinho para vocês. Manifestem-se e nos ajudem com o próximo episódio!

Ah! E tem uma pasta no meu Pinterest só sobre poesia – incluindo MUITA poesia de mãe e TODAS as tirinhas das Mamães Babonas. Vale a penar dar uma olhada.