Nessa era digital em que vivemos, acabamos acumulando milhares de fotos pelo caminho: na câmera, no celular, no tablet, no computador. É tanta foto em tantos lugares que é fácil se perder! Mas calma que vou te ajudar nessa questão de como organizar fotos digitais!

Por que organizar suas fotos?

Para mim a resposta é simples: para conseguir encontrá-las! Seja porque precisas de uma foto para o trabalho escolhar do filho, seja porque queres postar determinada foto numa rede social, seja porque gostarias de incluir aquela foto num scrapbook, seja para montar um fotolivro. Nossas necessidades são infinitas!

De fato, o que acaba acontecendo é que exatamente naquele momento em que precisamos de determinada foto, não a encontramos. E não encontramos, geralmente, por falta de organização. Porque não temos um método para organizar e guardar nossas fotos.

Então, sim. Organizar fotos digitais é importante e necessário.

como organizar fotos 03

Como eu organizo minhas fotos digitais?

Se for para resumir em uma única palavra: cronologicamente. Já tentei guardar minhas fotos por temas, mas como eu tenho muitas fotos do dia a dia, esse método ficaria prejudicado para mim. O que tem se mostrado mais eficaz é mesmo organizar as fotos cronologicamente.

Então, no meu computador, eu tenho pastas para os anos e subpastas com datas específicas. Costumo nomear as subpastas mais ou menos assim: “2017.07.20” – e dentro dessa pasta eu coloco todas as fotografias que foram tiradas no dia 20 de julho de 2017. Se for alguma data específica, ela pode constar do nome da subpasta também. Assim: “2017.07.20 Dia do Amigo“.

Assim, quando abro minha pasta “2017”, visualizo todas as minhas subpastas de fotos digitais em ordem cronológica. As que possuem um evento determinado, já vejo o nome junto com a data. As que não possuem nome específico são, geralmente, de fotografias do dia a dia. Basta clicar na subpasta para ver seu conteúdo e identificar as fotos que o integram.

Há quem faça pastas com o ano, subpastas com o mês e dentro do mês coloque todas as fotos tiradas naquele mês. Há quem tenha pastas com o ano, subpastas com o mês, e dentro do mês, mais subpastas com determinada data. E, claro, há quem prefira organizar as pastas por assunto. Vai depender da sua quantidade de fotos e de como cada um se organiza melhor.

como organizar fotos 01

Como organizar fotos de viagem

Eu costumo tirar MUITAS fotos durante uma viagem. Muitas mesmo. Se eu não fizer uma pré-seleção antes de voltar para casa as chances de nunca mais conseguir trabalhar com essas fotos são grandes!

O que vem funcionando para mim é o seguinte: a cada dois ou três dias de viagem, eu salvo as fotografias da câmera e do celular no computador e já faço uma primeira limpa durante esse processo. Já apago todas as fotos que ficaram borradas, desfocadas, mal enquadradas e repetidas.

Sim, apago sem dó. Porque uma foto de má qualidade não vai me servir para quase nada. Não vou poder usá-la num post, não vou querer imprimir para colocar num álbum. Talvez ela seja a única lembrança visível de um momento inesquecível – essa é a única ressalva para não deletar tal foto.

As fotografias de viagem costumo salvar numa única pasta com a data inicial e o nome da viagem. Então, na minha pasta 2017, há uma subpasta chamada “2017.07.13 Eurotrip“. Dentro dessa subpasta, haverá outras subpastas com as datas e cidades de cada local visitado na nossa Eurotrip. Assim: “2017.07.14 Amsterdã” e “2017.07.18 Rota Romântica“.

Assim, quando eu quiser fazer meu scrapbook dessa viagem já sei onde localizar as fotos para imprimir. Se eu quiser uma imagem de uma cidade específica, também fica rápido de encontrar. As fotos em si costumo deixar com o nome da máquina fotográfica ou celular mesmo. Apenas se for usá-la num post do blog é que vou pensar em renomear tal foto.

como organizar fotos 02

Como organizar fotos do dia a dia

A imensa maioria das minhas fotografias do dia a dia são feitas com meu celular. Que mãe não tem um celular entupido de fotos triviais do filho?

Mas, novamente, se não houver uma organização mínima dessas fotos, vai ficar complicado encontrá-las quando for preciso. Eu costumo fazer uma limpa mensal. No fim de cada mês, dou uma varrida no meu rolo da câmera do celular e apago todas as fotos borradas, desfocadas, com enquadramento ruim e repetidas.

Aproveito que estou nessa empreitada, e já salvo as fotos do mês no computador. E, ainda, já separo algumas das quais eu gostei muito e salvo numa pasta chamada “imprimir”. A cada dois ou três meses, eu me comprometo a imprimir de fato as fotos que estejam nessa pasta “imprimir”.

Comecei a criar uma periodicidade para imprimir as fotos da minha família e gostei disso. Quando há uma tarefa do colégio do Vinicius ou quando quero fazer uma página de scrapbook já tenho essas fotos disponíveis. Isso facilita MUITO a correria do dia a dia. Depois quero fazer um post só para explicar como eu edito e imprimo as fotos.

Tenho uma organização diferente quando vou trabalhar com as fotografias para editar imagens para o blog. Mas isso também vai precisar de um post específico. Por hora, acho que este aqui já está com informação que chega.

Resumindo: como organizar fotos digitais

Fiz um infográfico para ajudar:

como organizar fotos info

Essas dicas de como organizar fotos digitais fazem sentido para vocês? Como vocês fazem?
loading...