A correria da vida está grande, mas não queres deixar de curtir as Festas Juninas por aí? Então dá só uma olhada nessa seleção de ideias super bacanas para caracterizar um caipira improvisado que eu separei!

Só tem inspiração de São João daquelas bem práticas e fáceis de fazer. É tão rapidinho que dá tempo de preparar tudo para esse fim de semana mesmo! Não tem desculpa para não curtir uma Festa Junina com a criançada!

Scrap Junino: quem quiser ideias de decoração de Festa Junina encontra nesse post!

Caipira improvisado: roupas e acessórios para meninos

Vou começar com as dicas para os sinhozinhos. Sim, os meninos também curtem Festa de São João e não precisam ficar apenas no básico chapéu de palha.

Quem tiver calça jeans e camisa xadrez em casa já sai na frente. Mas, com os acessórios abaixo, nem esses itens tão tradicionais são indispensáveis.

Meu filhote não curte calça jeans, então acaba usando calça de veludo ou de moletom azul marinho. Com um colete bem decorado por cima, a camisa de baixo pouco aparece. Pode ser a que tiver no armário mesmo.

colete caipira

Colete caipira decorado

Um colete bem decorado faz toda a diferença para um caipira improvisado! Quem tiver habilidade com a máquina de costura, pode usar a criatividade com retalhos de tecido.

Quem não tiver nem máquina, nem habilidade (meu caso!) fica a dica para usar e abusar do feltro. Fazer um colete de feltro é bem fácil e pode-se decorá-lo com retalhos coloridos de feltro e cola-quente. Flores também funcionam muito bem para essa ocasião.

A imagem acima é de um colete que está à venda (quem tiver interesse pode clicar nesse link), mas ela é meramente ilustrativa nesse post. Minha sugestão é fazer um colete para Festa Junina com feltro e cola quente!

gravata de são joão

Gravata de feltro

A dica aqui é basicamente a mesma do colete: fazer uma gravata decorada. A diferença é que, para a gravata, fica ainda mais legal se a base for de feltro e a decoração bem divertida.

Vale usar cola quente para colar flores (girassol fica muito legal!), pequenos chapéus de palha, fitas e bandeirinhas, por exemplo. Essas miudezas são encontradas facilmente em lojas de 1,99.

Para amarrar no pequeno caipira é só passar uma fita na parte superior da gravata junina. Novamente, a imagem é só para vocês se inspirarem. No post original tem mais ideias de gravatas de feltro para São João.

calça festa junina

Calça com retalhos

A boa e velha calça com retalhos é tradicional nas Festas Juninas e super fácil de fazer. Pode-se fazer com retalhos de tecido que se tenha em casa (quanto mais colorido melhor!) e costurar à mão mesmo (com linha colorida fica ainda mais divertido).

Mas a minha dica prática para caipiras de última hora é fazer com papel adesivo colorido. Pode ser qualquer papel adesivo que encontrar em casa ou na papelaria mais próxima (o mais famoso é o contact). É só recortar quadrados, círculos, losangos, corações (!) e colar pela calça do caipirinha.

Ah! A dica do feltro também vale para a calça! Só que aí não da para usar cola quente (pode danificar a peça). O melhor é costurar os retalhos de feltro à mão.

A imagem é apenas para servir de inspiração (não encontrei o post original). Pode-se fazer muita coisa legal para a Festa Junina dos pequenos, é só usar a imaginação!

Caipira improvisada: roupas e acessórios para meninas

Eu bem que queria ter uma menina para me divertir vestindo-a de caipirinha nessa época de festas de São João. As caipiras podem (e devem!) estar lindas E confortáveis para brincar no arraiá. Também separei ideias de look caipira improvisado para as meninas!

Eu sempre aposto nos acessórios, que são mais baratos, fáceis de fazer de última hora e podem ser trocados a cada ano. A roupa de baixo pode ser uma que já seja da criança. As meninas podem usar um body, colã de balé ou um vestido.

Também podem usar a dica de aplicar recortes de feltro colorido sobre a roupa, mas eu separei acessórios bem femininos para as pequenas arrasarem na Festa Junina!

saia de tule caipira

Saia de tule

Uma saia de tule junina incrementa qualquer look caipira! Super fácil de fazer: tule franzido preso com um elástico e decorado com fitas coloridas. É só colocar por cima de um vestido ou body e a fantasia está praticamente pronta!

As variações ficam por conta da criatividade da mamãe. Pode-se combinar apenas duas cores, fazer bandeirinhas de tecido, ou apostar apenas nas fitas. Aliás, para quem não conseguir comprar o tule, uma saia toda de fitas coloridas também funciona muito bem!

Eu sou da opinião de que quanto mais colorido, mais bonito para a fantasia de São João. Mas se a tua filha for para a Festa Junina de noiva caipira, é só comprar tule branco!

A imagem acima é de uma saia que está à venda (quem se interessar pode clicar nesse link). Não estou fazendo propagando de nenhum dos itens mencionados, ok? Não estou nem mesmo recomendando. As fotos são só para ilustrar a ideias que eu quero compartilhar!

fitas de são joão

Fitas coloridas para o cabelo

Uma das minhas partes preferidas da fantasia de Festa Junina é o cabelo. Eu mesma adoro fazer tranças e chiquinhas no meu cabelo. Faz parte do look junino!

As meninas podem abusar das fitas coloridas para decorar os penteados. Quanto mais fitas coloridas, melhor!

Para as fitas não escorregarem do cabelo (atenção mães de meninas com cabelo liso!), uma dica é amarrá-las em pregadores ou piranhas de cabelo. Pode-se amarrar fitas em elásticos de cabelo também, usa-se o que tiver em casa!

Essas aí da foto são comercializadas (nesse link aqui). As fitas podem ser usadas compridas ou em laços. Fica ainda mais bacana se combinarem com as cores do vestido.

tiara de flores

Tiara de flores

Outra alternativa fofa para os penteados juninos é uma tiara de flores. A tiara (na minha casa a gente chama de arco) é um acessório fácil de encontrar e baratinho. Para as meninas caipiras, é bom escolher uma que seja confortável e não machuque a cabeça.

Uma dica é pegar uma tiara de plástico um pouco mais larguinha e colar flores e fitas com cola quente. As flores artificiais podem ser encontradas em lojas de 1,99 ou armarinhos. O tamanho e quantidade fica por conta da criatividade de vocês.

A tiara acima (link para comprar aqui) foi feita com pequenos girassóis. Mas pode-se usar flores coloridas que combinem com o vestido caipira também.

Já posso imaginar o caipira improvisado se divertindo nas Festas Juninas Brasil afora!

Aliás, as Festas de São João são ótimas para a família toda se divertir, né? Eu adoro mesmo que seja com look caipira improvisado! E as dicas acima servem para adultos também, viu? É só adaptar ao que vocês tiverem em casa!

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) qual foi a tua dica preferida. Ah! E se usar alguma das inspirações acima, me marca na foto (@somelhora) que eu quero muito ver os looks juninos!

Ainda no clima de São João, tem post recheado de comidinhas típicas por aqui: doces juninos. E, claro, tem poema de Festa Junina também! Não deixa de conferir!