Doces de Festa Junina fáceis e deliciosos

Vou me tornar repetitiva se disser de novo que adoro Festa Junina. Mas é que eu estava dando uma espiadinha no Pinterest sobre o assunto e encontrei cada doce lindo que resolvi compartilhar por aqui também!

Porque Festa Junina sem doce não tem graça!

E por acaso alguém tem uma vontade súbita de comer salada nesse friozinho? Não, né. O corpo pede mesmo algo mais calórico no Inverno. Então, bora aproveitar essa seleção de doces de Festa Junina e depois queimar as calorias dançando quadrilha!

Ah! Não precisam nem se preocupar com o quesito complexidade. Todas as opções são fáceis de fazer e com ingredientes que estamos acostumadas. Depois é só caprichar na apresentação e arrasar na sua Festa Junina!

 

doces de festa junina brigadeiro

Brigadeiro caipira:

O post original desse doce não tem a receita escrita, mas pelas imagens conseguimos reproduzi-lo facilmente.

Trata-se de um brigadeiro com cobertura de paçoca. Toda graça e charme estão na apresentação! O brigadeiro foi arrumado numa colher e recebeu uma “roupa” de caipira. Vocês podem até chamar de brigadeiro gourmet, como está na moda ultimamente.

 

doces de festa junina pipoca

Pipoca na espiga de milho:

Olha mais um doce que foi valorizado pela apresentação! É uma simples pipoca – que pode ser salgada ou doce (basta jogar açúcar caramelizado em cima da pipoca para ela ficar doce).

O post original tem até um vídeo mostrando como embalar, mas é super simples também. Coloca-se um pouco de pipoca num saquinho de comida, embrulha no papel de seda verde e amarra com um barbante. Fica uma graça, não fica?

 

doces de festa junina amendoim

Amendoim doce (praliné):

Eu já passei a receita desse amendoim doce aqui no blog quando falei de presentes de Páscoa além do chocolate. O que eu não sabia é que esse amendoim tinha um nome chique: praliné. A receita da minha mãe é um pouquinho diferente dessa da foto porque vai uma colher de café de fermento a mais. Mas queria mostrar, de novo, a apresentação linda para Festa Junina.

No post original dessa ideia tem várias fotos do ponto do amendoim. Basicamente é amendoim, açúcar e água, tudo junto na panela. Depois, é só organizar o doce em cones de papel colorido e colocá-los numa bandeja ou até num chapéu de palha, que tal?

 

doces de festa junina paçoca

Paçoca de leite condensado:

Mais uma delicinha fácil, fácil de fazer em casa. Amendoim torrado, bolacha maizena e leite condensado. Mistura tudo e coloca para gelar. Não tem como não ficar bom, né? No post original tem a receita com as quantidades e tempo certinho.

Reparem que linda a apresentação do doce: uma cesta de palha forrada com retalhos de xita. Adorei! Da para repetir essa ideia para várias comidinhas e fazer uma mesa bem colorida para a sua festa!

 

doces de festa junina colher

Paçoca de colher:

E já que estamos falando de paçoca – e esse é o doce preferido de Festa Junina da minha mãe – trouxe outra opção: uma paçoca de colher. Essa é, digamos assim, uma versão gourmet da famosa paçoquinha.

É a receita mais “complexa” dessa lista, mas só porque tem mais ingredientes e demora um tantinho a mais (vai para o fogo e depois para geladeira). Ainda assim, acho que até eu consigo fazer! No post original tem tudo bem explicadinho.

 

doces de festa junina pé-de-moleque

Pé-de-moleque de chocolate:

Para fechar com chave de ouro esse desfile de doces, o meu doce preferido de Festa Junina: pé-de-moleque, com um toque especial de chocolate. Já pensei nessa versão para o meu príncipe, que é um exímio apreciador de chocolate.

Já perceberam que eu escolho as receitas de acordo com as lembranças que tenho das pessoas que eu amo? Isso também acontece com vocês?

Não sei se vocês já fizeram pé-de-moleque, mas a dica aqui é a paciência e o carinho para misturar os ingredientes. No post original tem um vídeo mostrando cada passo. Fico com água na boca só de pensar!

 

Essas são minhas dicas de doces de Festa Junina!

Antes de comprar aquelas guloseimas industrializadas e cheias de corantes e químicos, tenta fazer um docinho em casa. E coloca a criançada para ajudar! Vai ser diversão na certa!

Para quem quiser mais dicas inspiração de decoração de Festa Junina, tem um post recheado de scrap junino aqui no blog!

Além disso, tem mais receitas típicas no quadro Festa Junina do Pinterest Só Melhora! Vale a pena dar uma olhada:

 

Eu vou experimentar alguns por aqui e quem fizer por aí não esquece de me mostrar! Qual o seu doce preferido?

8 comentários em “Doces de Festa Junina fáceis e deliciosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *