Poesia sobre poesia: adoro quando versos de um poeta falam sobre o ato de escrever poesia. Eu mesma já fiz rimas sobre como escrever um poema. Mas me delicio quando descubro um novo poeta que gosta de brincar com as palavras tanto quanto eu.

Já escrevi sobre meu processo criativo de como escrever poesias por aqui.

É ainda mais especial quando recebo poesia na minha caixa de e-mail. Sinto-me sinceramente honrada quando alguém escolhe esse espaço (esse blog) para publicar seus poemas. Retribuo essa confiança preparando um post com muito carinho para apresentar um colega poeta por aqui.

 

imagem de lápis e borracha para escrever poesia sobre poesia

Poesia sobre poesia – versos de Ricardo Santos de Souza

Hoje é dia de publicar a poesia do Ricardo Santos de Souza. O Ricardo chegou aqui no blog pela minha poesia Pitadinhas de Amor e colocou seus versos à minha disposição.

Aliás, ele me encaminhou seu livro completo “Meu Mundo” por e-mail. Nesse livro, o escritor, que se auto-denomina “poeta iniciante e muito confiante”, escreve “poesias e pensamentos que contêm histórias reais e lúdicas.

O livro abrange “um mix de sentimentos como a saudade, a esperança, a alegria, a paixão e o amor, retratados em romances baseados em fatos reais.” É tanto conteúdo que foi bem difícil escolher o que publicar por aqui.

Decidi pela poesia sobre poesia: um tema que, imagino, vai agradar muitos dos leitores do Só Melhora. Como escrever poesia, como um poema nasce, é sobre isso que os textos do Ricardo que eu escolhi falam. Confiram:

 

POESIA DE BERÇO

UMA GOTA DE LÁGRIMAS;
UMA ARRITMIA INESPERADA AQUECENDO O CORAÇÃO;
UMA PAUSA; UM PENSAMENTO;
O QUE PARECIA IMPOSSÍVEL, COMEÇA A SE APRESENTAR E PEGAR FORMA INESPERADAMENTE;
AS MÃOS SE MOVIMENTAM COM HABILIDADE, COM A VELOCIDADE DA PSICOGRAFIA.
A CANETA É JOGADA DE LADO;
MAIS UM GOLE DE VINHO É TOMADO;
CRESCE A SATISFAÇÃO QUE VEM ACOMPANHADA DE UM DEMORADO SORRISO.
ENTÃO;
NESSE CENÁRIO TODO, NASCEM MAIS ALGUNS VERSOS;

DANDO VIDA A UMA POESIA.

O texto está em caixa alta porque respeitei a formatação do autor. Penso que a formatação visual faz parte da arte da poesia.

íntegra da poesia

Refletindo sobre o conteúdo do poema, me identifico muito. A ideia que surge, a emoção que transborda no papel, o êxtase ao ver os versos concretizados. Imagino que esse processo seja semelhante em qualquer escritor.

Aproveita e me conta ali nos comentários se não é bem assim que acontece contigo também.

 

VENHA ESCREVER!

VENHA ESCREVER! NÃO TENHA MEDO USE UM LÁPIS OU UMA CANETA, TIRE DO SEU CÉREBRO UM POUCO DE CONHECIMENTO; NÃO PERCA TEMPO, COLOQUE NO PAPEL O QUE VIER A CABEÇA E DEPOIS SE QUISER COMPARTILHAR COM O MUNDO! PRESENTEI AS PESSOAS COM SUAS IDÉIAS OU ATÉ COM AQUELES PENSAMENTOS QUE PARA VOCÊ ERAM VAGOS, SEM NOÇÃO; O QUE É RUIM PARA ALGUNS VAI AJUDAR E ALEGRAR A MUITOS OUTROS.

VAMOS, NÃO TENHA MEDO ESCREVA AS SUAS REALIDADES, SUA VISÃO DE MUNDO OU SEI LÁ; SEUS MEDOS, SONHOS, DESEJOS OU QUEM SABE, ALGO SURREAL ALÉM DO NOSSO IMAGINÁRIO. NO MÍNIMO, O SEU PODER INTELECTUAL VAI ALIMENTAR O CENÁRIO PODEROSO E TRANSFORMADOR DO MUNDO DA ESCRITA.

 

Ricardo Santos de Souza: poeta iniciante, atualmente solteiro, 39 anos, reside em São Paulo, SP, formado em Logística e estudante de pós em MBC, acredita no poder da escrita para melhorar o mundo.

Novamente, respeitada a formatação do autor.

parte da poesia sobre poesia

Selecionei mais este poema do Ricardo para deixar como desafio, motivação e convite para vocês. Bora escrever? Só quem escreve sabe como é libertador colocar pensamentos no papel!

Não precisa ser especificamente uma poesia sobre poesia. Este blog está aberto para quem confiar nele.

O Ricardo mesmo escreve de uma forma bem diferente da minha. Eu prefiro versos em rima e poesia estruturada. Ele escreve mais livremente, sem tanta preocupação com a forma. Não importa como escreves, esse espaço está disponível para abrigar teus poemas. Eu ADORO receber poesia na minha caixa de e-mail – já disse isso?

 

use um lápis para escrever poesia sobre poesia

Poesia sobre poesia para ser espalhada

É claro que não me aguento e preparei diversas imagens para quem quiser entrar nessa corrente do bem e espalhar poesia internet afora! Lembrem sempre de dar os créditos para o autor e, sempre que possível, indicar o Só Melhora para quem se interessar.

Aproveitem as imagens para compartilhar por e-mail, por mensagem ou pelas redes sociais. Quem recebe certamente sente o carinho de quem envia.

Aliás, vou deixar aqui também o blog do Ricardo: Eu Penso Poesias. Lá tem várias outras poesias e pensamentos dele. Se vocês gostaram dessa pequena amostra, vale conferir.

 

presenteie as pessoas com suas ideias

não tenha medo: escreva

 

E para quem é novo por aqui, fica o convite para passear pela categoria de poesias Só Melhora. Há um bocado de poemas meus por lá, além dos que recebo a honra de poder compartilhar por aqui. Há poesias de mãe, poemas de amor e versos sobre diversas áreas da vida.

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se tu escreves poesia também? Que tipo de poema tu gostas? Vamos conversar!

imagem de caneta escrevendo

imagem de alguém escrevendo