Vou ser bem direta! Quer uma dica de um passeio super bacana para fazer com os pequenos? Projeto Tamar Florianópolis! Anota aí no planner porque vale muito a pena!

Fomos ao Projeto Tamar Florianópolis no mês passado – fevereiro (mostrei tudinho no Instagram Stories @somelhora) e foi muito legal! A unidade do projeto em Floripa fica na Barra da Lagoa e tem uma estrutura bem bacana para receber famílias e grupos escolares.

projeto tamar florianópolis 01

Já aviso para quem for fazer o passeio no Verão que é bom considerar o trânsito e possíveis filas. O acesso à Lagoa da Conceição costuma ter bastante movimento em época de temporada, especialmente em “horário de praia”.

Nós fomos para a Barra da Lagoa via Rio Vermelho, em torno de 11:00, e não pegamos fila nenhuma. Apenas o movimento normal de praia. Bem em frente ao projeto há um estacionamento pago (R$ 20,00).

Para quem não sabe, o Projeto Tamar é uma ONG destinada à preservação das diversas espécies de tartarugas marinhas e à educação da sociedade em geral. Há diversas unidades espalhadas por todo o Brasil.

projeto tamar florianópolis 02

O Projeto Tamar Florianópolis abre diariamente (inclusive feriados) das 10:00 às 19:00. O ingresso custa R$ 15,00, estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos pagam meia e crianças menores de 1,20 m não pagam.

Cada dia há uma programação específica de atividades. No dia em que fomos, um sábado, participamos da visita guiada (super recomendo!) e da alimentação interativa (quando as crianças podem dar comida para as tartarugas).

projeto tamar florianópolis 03

A visita guiada passa por todos os tanques da unidade e o monitor vai explicando detalhes de cada tartaruga que mora ali. Passa também pelo museu, com foco na reprodução, nascimento e tratamento das tartarugas que são amparadas pelo projeto.

O Vinicius amou dar comida para as tartarugas! Eles distribuem senhas (o filhote foi o número 1!) e explicam para as crianças como é a alimentação das tartarugas e que espécies serão alimentadas por eles. Muito legal!

projeto tamar florianópolis 05

A estrutura do local é bem bacana. Há acessibilidade para quem estiver com carrinho de bebê, há vários espaços cobertos (com sombra) e há banheiro de família (adoro lugares que pensam nisso!). Os monitores são super atenciosos e falam a língua do seu interlocutor.

O Vinicius ficou batendo papo um tempão com um dos monitores. O filhote começou querendo saber o que as tartarugas comiam e, recebendo a atenção carinhosa do monitor, engatou numa conversa animada.

projeto tamar florianópolis 04

Eles vendem água e refrigerante no local, mas não comida. A lojinha do projeto é recheada de coisas bacanas. Claro que tudo que é arrecadado ali ajuda a manter o projeto. O Vinicius ganhou um travesseiro antialérgico de tartaruga da sua avó (ele que escolheu!) e não largou mais!

projeto tamar florianópolis 06

Então fica a dica: Projeto Tamar Florianópolis é um passeio incrível!

 

Mais alguém por aí já visitou o Projeto Tamar Florianópolis? Ou outra unidade do Projeto Tamar? Gostaram?

projeto tamar florianópolis pinterest

loading...