A poesia de hoje é completamente diferente da que publiquei anteriormente, que era bem curtinha, mais antiga e com temática diversa do mundo materno. A poesia de hoje foi escrita semana passada, para uma querida amiga grávida, e foi tanta emoção que não consegui colocar em poucas palavras.

Porque estar grávida foi um momento mágico para mim. Foi o período em que me senti mais plena, mais linda, mais poderosa. Porque gerar uma vida dentro de si é algo indescritível e grandioso. Porque a maternidade é avassaladora.

Por isso mesmo não consigo impedir toda essa emoção de voltar à tona quando vejo uma amiga grávida.

imagem de uma grávida

É impossível não me emocionar por ela e por tudo que está passando e que ainda vai passar. Todas as transformações que ocorrem dentro da gestante, com a gestante e em torno da gestante. Observar o milagre da vida acontecendo com alguém tão próxima é muito emocionante!

Amiga grávida

Pensar na completa mudança que vai acontecer na vida da futura mamãe é reviver a transformação que aconteceu na minha própria vida. E é revivendo esses sentimentos, entrando em contato novamente com toda essa emoção que vou me reconhecendo nessa nova identidade mãe.

Sei que o período da gestação não é tão lindo e comemorado por todas. Não estou falando de desejar ou planejar a gravidez, esse não é o ponto. Mesmo querendo muito engravidar, algumas mulheres passam por esses meses com mais dificuldade.

Enjoos, mal estar, dificuldade de respirar, dores nas costas, azia – esses e outros sintomas indesejados podem fazer parte do pacote. Tenho amigas que dizem que gostariam de poder pular essa etapa e ir direto para a parte de ter seu bebê nos braços.

Eu quase não tive enjoos e dores durante todo o período da gravidez. Apenas um pouco de desconforto e dificuldade de respirar bem no finalzinho (porque o Vinicius estava sentado, pressionando minhas costelas e meus pulmões). Mas de modo geral, tive uma gestação tranquila. Fui uma gestante muito feliz!

Eu me achava linda e ficava me admirando no espelho. Era paparicada por conhecidos e desconhecidos. Dava-me o direito de me mimar e ficar bem longe de situações estressantes. Eu me sentia realmente poderosa por ter uma vida nova crescendo dentro de mim.

Eu queria veementemente sentir essa explosão de emoções novamente! Mas não é algo tão simples assim porque viver outra gravidez significa ter outro bebê nos braços no final do processo. E isso é realmente algo complexo.

Ainda bem que tenho amigas gestantes!

E é aí que eu me valho das minhas queridas amigas! A proximidade entre amigas me permite estar perto de todos esses sentimentos, de alguma forma. Eu realmente me emociono com a gravidez de uma amiga querida. Vibro com cada amiga grávida que ganho pela vida.

E vocês sabem como eu costumo elaborar meus sentimentos… por meio das palavras em verso. Deixo vocês com a minha mais recente poesia:

Para minha amiga grávida

Que momento lindo,
esse pelo qual passas!
Uma nova vida vem vindo
e estás cheia de graça.

Sei que nem tudo são flores
É também momento de preparação.
Alguns desconfortos e algumas dores
fazem parte dessa adaptação.

Mas te olha, um instante, no espelho.
E te contempla, com calma, por inteiro.

O milagre da vida
acontece dentro de ti.
Estás ainda mais linda,
olhe para si!

É uma plenitude com inquietude –
sei bem.
Mas o amor vai sempre além.

Uma certeza em meio a essa beleza:
isso não acaba aqui.
O melhor ainda está por vir!

Talita
26/10/16
14:15
para Sá

A empolgação foi tanta que acabei fazendo uma imagem compartilhável (pinável) da poesia.

poema para grávida

É claro que vocês podem (e devem!) compartilhar a poesia com as amigas grávidas que tiverem! Só não esqueçam de dar o devido crédito, ok?

Poema para grávidas

Tenho certeza de que aquela tua amiga grávida gostaria de saber que estás feliz com a gestação dela! É sempre muito bom saber que temos alguém que se alegra com a nossa felicidade. Multiplique isso pela décima potência, que é mais ou menos como funcionam as emoções de uma gestante, e terás uma ideia da importância de se dizer o óbvio para essa amiga.

Tenho certeza de que uma poesia é uma ótima oportunidade para começar uma conversa com uma amiga grávida. Mulheres geralmente têm uma necessidade real de conversar, de verbalizar seus pensamentos e sentimentos. Uma mulher num momento tão único e especial da vida tem essa necessidade aumentada em milhões.

Então, aproveita a oportunidade para compartilhar uma poesia com essa amiga tão especial. Ou escreve uma carta para ela. Não importa como, mas deixa ela saber que estás feliz por ela!

Se preferir ver ou compartilhar a poesia em vídeo, basta dar o play aí embaixo e compartilhar o link do vídeo também!

Tem mais poesia de grávida por aqui!
A primeira de todas: Materna Idade. A de quando eu estava grávida: À Espera. Aquela sobre a hora do parto: Que tenhas uma boa hora. E aquela sobre o que acontece depois da gravidez: Manteiga derretida. Ah! E ainda tem poesia para o pai da criança: Amo o pai do meu filho.

E tem uma pasta recheada de poesias maternas lá no Pinterest Só Melhora. Vale a pena dar uma olhada: