E um belo dia estamos tão cansadas do microcosmo materno que é a vida com um recém-nascido, que quando o pai da criança – que costumava ser apenas seu marido – chega em casa, praticamente jogamos o bebê no colo dele e fugimos para o banheiro. Quem nunca?

O banheiro é amplamente conhecido como o refúgio preferido das mães. É para lá que a gente corre quando precisa respirar um pouco. É o esconderijo mais próximo e acessível para descarregar o choro.

Ficamos aqueles minutinhos no banheiro, recuperando a respiração e a sanidade, e quando tomamos coragem para voltar para a sala, vemos uma cena iluminada: um homem lindo, reluzente, transbordando amor, com seu bebê sobre o peito.

Uma cena perfeita, de amor verdadeiro, que aquece nosso coração. E é bem aí que a mágica acontece: a gente se apaixona por aquele homem. Porque se antes ele era o amor da nossa vida, agora ele é o pai do nosso filho.

Pai daquele serzinho que colocamos no mundo. Responsável por 50% da carga genética e 150% do amor que o pequeno recebe. O cara que divide conosco toda a responsabilidade, todas as expectativas, todas as dúvidas e todas as alegrias de ter um filho.

imagem de um pai com um bebê no colo

O papai do meu filho

Mas a vida nos atropela, a rotina grita por atenção, o tempo passa descontroladamente. Até que outro belo dia, chegamos tarde em casa porque depois do trabalho ainda tivemos que ir a uma reunião no colégio do filho.

E naquele mesmo banheiro que usávamos como esconderijo quando tínhamos um bebê, está acontecendo outra cena iluminada daquelas: um homem lindo, reluzente, transbordando amor, simpatia e segurança, com seu filho lindo, cheiroso e sorridente no colo.

É impossível conter o calor que transborda nosso coração e se espalha por todo o corpo. É impossível conter a mágica: a gente se apaixona por aquele homem. De novo. Mais ainda – se é que é possível quantificar o amor.

A gente se apaixona por ele cada vez que encontramos a pia vazia no fim da noite, depois de colocar o filhote na cama. Apaixona-se por ele sempre que o vemos conferindo a temperatura do filho e preparando o antitérmico a cada dor de garganta. A gente se apaixona por ele toda vez que vemos o brilho nos olhos do pequeno refletido nos olhos lacrimejantes do pai ao ser surpreendido pelo filho dizendo “eu te amo”.

imagem de um pai brincando com seu filho

E aí que a poesia que deveria ser singela para o Dia dos Pais, transformou-se numa declaração de amor para aquele homem lindo por quem eu me apaixono cada vez mais: o pai do meu filho.

Amo o pai do meu filho

Eu já te amava
de verdade
e com muita
intensidade

Tanto que nosso amor
transbordou
e nossa vida
magicamente mudou

Aquele amor
mudou de vez
não é mais nós dois,
agora somos três

Mas a mudança
foi para melhor
porque nosso amor
está bem maior

E eu te amo
ainda mais
agora que comemoras
o Dia dos Pais

Talita
04/08/2016
9:35

Eu sentei para escrever uma poesia para o Dia dos Pais. Sendo um blog materno, natural seria que eu não quisesse deixar a data passar em branco. Queria escrever algo especial para compartilhar com vocês.

Então, não. Eu não escrevi exatamente um texto de Dia dos Pais, no modo tradicional de se pensar. Mas, sim. Escrevi algo muito especial para publicar por aqui. Uma declaração de amor para o pai do meu filho. Um relato sobre como me apaixono, seguidamente, pelo cara que divide comigo essa vida pós maternidade.

Feliz Dia dos Pais para o pai do meu filho, meu príncipe. Feliz Dia dos Pais para o meu pai e para todos os pais que passam por aqui!

Sei que a maioria das leitoras do blog são exatamente isso: leitoras – mulheres. Mas também sei que muitos homens passam por aqui. Pais, futuros pais, avôs – vejo os acessos, leio os comentários aqui no blog, recebo mensagens nas redes sociais.

Fico muito feliz por ter vocês também como leitores! A experiência compartilhada por vocês enriquece imensamente esse espaço! Muito obrigada por estarem aqui!

poema completo amo o pai do meu filho

E para as mães que passam por aqui, que também continuam se apaixonando pelos pais dos seus filhos, fica a dica. Compartilhem essa poesia com eles! Manda o link do post para o WhatsApp dele ou cola a poesia na timeline do Facebook.

Lembrem que o óbvio também tem que ser dito. E sempre é tempo para falar “eu te amo” para a pessoa amada. Aproveitem a oportunidade! Só não deixem de dar o crédito e mencionar a autoria da poesia, ok?

Ah! E quem preferir poesia em vídeo, tem também! É só dar o play aí embaixo para ver o poema declamado em vídeo.

Que tal mais algumas poesias para aquecer o coração?
Por aqui tem poesia de amor para o pai: Olhos de flor e para o filho: Meu Vinicius. Tem poesia para a hora do parto: Que tenhas uma boa hora e para o resto da vida do bebê: O amor que não foi à primeira vista.

E tem uma pasta recheada de poesias maternas lá no Pinterest Só Melhora. Vale a pena dar uma olhada:

 

E outra pasta só com o texto e frases das poesias: Frases Só Melhora:

 

imagem de um homem com um bebê no colo

Fotografias: Carol Dias @nozfotografia

Imagens criadas especialmente para vocês salvarem no Pinterest: Talita Rodrigues Nunes @somelhora

card com a frase não é mais nós dois, agora somos três