Sou fã de presentes artesanais. Acredito que todo o carinho colocado num projeto feito à mão enriquece muito um presente. Por isso, dou preferência a presentes personalizados em datas como o Dia dos Professores. Esse ano, o presente para professora do filhote será uma carteira porta documentos de tecido.

Na verdade, serão carteiras de tecidos para professores – porque o filhote tem um bocado de professoras no colégio! Penso que um porta documentos de tecido é algo útil e muito charmoso para se dar de presente. Concordam?

Já publiquei por aqui diversas ideias para presente de Dia dos Professores!

Não, eu não tenho habilidades especiais nas artes manuais da costura. De fato, nem máquina de costura eu tenho! Mas agora minha mãe está se tornando uma costureira de mão cheia! E como ela já faz em tantas outras áreas da vida, está me ajudando também nesse mundo de linhas e tecidos.

A ideia da carteira porta documento como presente para as professoras foi dela – eu amei assim que vi! A generosidade foi tanta que, além de fazer o presente para o Dia dos Professores do meu filho, ela se disponibilizou a fazer um passo a passo para publicar aqui no blog. (Fala aí se minha mãe não é demais?!)

Meu pai ajudou na construção dos passos e juntos eles fizeram uma receita tão detalhada que até eu, que não entendo nada de costura, achei fácil. Confere aí!

 

DIY Carteira Porta Documentos

 

Material:

  • Tecido de algodão de sua preferência,
  • manta acrílica,
  • botão de pressão e
  • linhas.

 

como fazer carteira de tecido

Passo a passo:

01 – Risque e recorte os moldes em papel cartão ou papelão

Os moldes devem ser nas seguintes medidas:

  • Corpo da carteira: 18,5 cm x 15 cm;
  • Bolso 1: 20 cm x 15 cm;
  • Bolso 2: 16 cm x 15 cm;

 

moldes para carteira de tecido

02 – CORPO DA CARTEIRA

No tecido escolhido, risque o molde do “corpo da carteira” (15 cm x 18,5 cm) duas vezes e uma vez na manta acrílica e recorte.

molde para porta documento de tecido

03 – BOLSO 1

Sobre o tecido, risque e recorte o “bolso -1” nas medidas 15 cm x 20 cm. Sobre a manta acrílica, risque e recorte nas medidas 15 cm x 10 cm.

montando o bolso da carteira

04 – Montando o bolso

No avesso do tecido, alinhando com uma das extremidades, coloque a manta acrílica com o lado resinado para baixo e passe o ferro em temperatura quente para que a manta tenha aderência ao tecido.

como fazer a dobra do bolso

Depois, dobre o tecido com o lado direito para fora e costure na borda dobrada com uma distância de um pé de máquina.

molde para o segundo bolso

05 – BOLSO 2

Sobre o tecido, risque e recorte o “Bolso -2” nas medidas 15 cm x 16 cm. Sobre a manta acrílica, risque e recorte nas medidas 15 cm x 8 cm.

 

06 – Montando o bolso

No avesso do tecido, alinhando com uma das extremidades, coloque a manta acrílica com o lado resinado para baixo e passe o ferro em temperatura quente  para que a manta tenha aderência ao tecido. Depois, dobre o tecido com o lado direito para fora e costure na borda dobrada a uma distância de um pé de máquina. Exatamente como mostram as imagens do Passo 04.

como unir os bolsos da carteira

fazendo uma costura de segurança

07 – Unindo os bolsos

Coloque o Bolso 2 sobre o Bolso 1 e passe uma costura de segurança nas laterais para unir os bolsos.

costura de segurança entre os bolsos e corpo da carteira

08 – Unindo os bolsos ao corpo da carteira

Sobre o tecido do corpo da carteira com a manta acrílica já aderida coloque os bolsos de frente para o tecido (direito com direito), fazendo uma costura de segurança nas laterais, conforme imagens acima.

unindo ao forro da carteira

costurando o forro da carteira

09 – Unindo o corpo (com os bolsos) ao forro da carteira

Sobre o corpo da carteira, já com os bolsos costurados (passo 08), coloque o forro com o lado direito do tecido virado para cima. O forro é o segundo corte de tecido que foi separado para o corpo da carteira.

A seguir, costure as laterais e o lado superior, deixando o lado inferior aberto, por onde iremos desvirar a peça.

finalizando o fechamento da carteira

costurando a parte inferior da carteira

10 – Finalizando a costura

Recorte o excesso de tecido, linha e os cantos. Desvire a peça, acerte os cantos e passe a peça. Feche o fundo.

11 – Colocando o botão da carteira

Desvire uma segunda vez a peça. Coloque sua mão por dentro do bolso maior e puxe os cantos desvirando a peça. Acerte os cantos e passe o ferro novamente.

Com uma régua encontre a linha de centro da peça e marque com lápis, definindo a localização do botão de pressão.

 

Sua Carteira porta documentos está finalizada.

É ou não é um ótimo presente personalizado? Uma carteira porta documentos cheia de charme!

Gostaram do passo a passo? O DIY ficou bem explicado? Qualquer dúvida, é só perguntar que a gente responde tudinho.
Se fizerem esse projeto me marquem na foto (seja no Instagram, no Facebook ou Twitter), que quero ver as lindezas que aparecerem por aí!

como fazer carteira de tecido

Ah! Aqui no blog também tem um DIY de caixinha de presente e outro DIY sacolinha de papel que podem ser utilizados como embalagem para essa carteira porta documentos. Vale a pena dar uma olhada nos dois para decidir qual fazer.

Ou, se quiserem reaproveitar os rolinhos de papel higiênico, também tem DIY de embalagem de biscoitos (com a respectiva receita!) por aqui.

Para quem gosta de livros, também pode presentear as professoras com um lindo marcador de livros de borboleta.

passo a passo porta documentos

porta documentos em tecido

diy carteira em tecido

Tem ainda mais inspiração no Pinterest. Fiz uma pasta por lá com várias ideias para o Dia dos Professores. Vale a pena dar uma olhada!