Vira e mexe eu falo em washi tape por aqui e achei que valia a pena explicar melhor que tipo de material é esse.

 

O que é uma Washi Tape

Washi tape é uma fita adesiva feita com papel de arroz, de origem japonesa. Sua principal característica é seu adesivo suave, que permite a colagem em diversas superfícies lisas, como parede, papel, madeira e vidro, sem deixar resíduos de cola.

E é aí que está a maior praticidade em se trabalhar com washi tapes: pode-se grudar e desgrudar a fita sem danificar os objetos onde elas estão aplicadas. Aliás, essa é uma boa maneira de saber se a fita adesiva é uma washi tape ou não.

Ela possui uma leve transparência que permite usar a criatividade em sobreposições. Há de diferentes espessuras e preços – dependendo da qualidade da fita.

 

Como fazer scrap com Washi Tape

Há mil e uma utilidades para esse tipo de fita. Tem quem diga que sua usabilidade é infinita. Particularmente, eu as utilizo para fazer scrap: seja nos meus scrapbooks, em detalhes de uma scrapfesta, para decorar cartões ou na organização do meu planner.

A aplicabilidade vai desde fechar pacotinhos de lanche das crianças a cobrir as tomadas da casa. Aliás, revestir objetos decorativos com washi tape é o que está em alta no momento.

 

Scrapbook com Washi Tape

Eu simplesmente AMO usar esse material para fazer scrapbook, e esse é o motivo pelo qual resolvi escrever esse texto. A fita pode decorar as próprias páginas do scrapbook (leiaute), decorar enfeites que serão colados nas páginas ou clipes de papel.

Pode-se encapar pequenos objetos como agendas, cadernetas, porta-retratos e até mesmo decorar as próprias capas de álbuns.

washi tape 04

Olha só que lindeza esse leiaute 30 x 30 da Jennifer Chapin, designer da marca Bella Blvd. A base da decoração é toda trabalhada com diversas estampas de washi tape.

washi tape 01

Aqui mais uma prova de que detalhes fazem toda diferença. Pode-se mudar completamente a carinha de um objeto apenas acrescentando washi tape nele.

Na imagem acima, a fita foi utilizada para cobrir formas prontas de molduras para fotos (photo frame). Mas pode-se usar igualmente para  qualquer tipo de enfeite, especialmente cobrindo formas de cardstock.

washi tape 02

Cada um dos coraçõezinhos acima (originalmente formas recortadas de madeira) foi revestido com uma estampa diferente de washi tape. A harmonia da capa do álbum foi garantida com variações de um mesmo tom de cor.

washi tape 03

E o que dizer da lindeza dessas tags? Cada uma tem uma cor específica que foi trabalhada com um grupo de fitas que segue essa paleta de cores. O resultado é lindo e pode ser adaptado para diferentes projetos.

washi tape 06

Lembra da característica da suave transparência desse tipo de fita? Sendo bem trabalhada em sobreposições, esse material pode criar efeitos incríveis! Os cartões acima abusam lindamente dessa característica.

 

Washi Tape no Planner

As washi tapes servem perfeitamente para decorar ou organizar o planner. Elas não tem quase nada de volume, não atrapalhando as outras páginas. Costumam ser foscas e seu material (papel de arroz) permite tranquilamente escrever sobre ele.

Pode-se usar as fitas estampadas para decorar as páginas do planner e as lisas para organizar os compromissos do dia a dia por cores, por exemplo. É prático e lindo ao mesmo tempo.

washi tape 08

Olha aí um exemplo de como usá-las para organizar compromissos no planner. Estou querendo comprar algumas lisas para usar exatamente assim.

washi tape 07

E aqui um exemplo de como usá-las para decorar as páginas do planner. Pode-se colar na vertical, na horizontal ou até arriscar fazer umas bandeirolas fofas.

 

Decoração com Washi Tape

Minha intenção aqui não é entrar no mérito do uso da washi tape na decoração, mas não resisti a esse calendário de parede.

washi tape 09

Tão simples, quanto funcional, já quero um calendário assim na minha parede! Lembrando que as washi tape de qualidade não deixam resíduo de cola, então pode colar e descolar tranquilamente pelas paredes da tua casa!

Para quem se interessar por essa utilidade de decorar a casa, deixo um post super completo sobre o tema.

 

Washi Tape em Scrapfesta

Também não consegui deixar passar em branco o uso dessas fitas lindas em festas. Elas ficam lindas em tudo: convite, decoração, lembrancinhas. Vou deixar só uma amostra aqui:

washi tape 05

A ideia acima pode ser usada tanto para sacolinhas de presente como para cartão ou convite. A graça está na combinação de cores e nos pequenos detalhes. A execução é fácil e rápida.

washi tape 10

Falando em pequenos detalhes, pode-se usar o charme das fitas para fazer uma graça em garfinhos, copinhos, pratinhos. Pode-se criar uma identidade na festa toda com esses detalhes! Fica lindo demais!

 

E agora? Entendido o que é e para que serve uma washi tape?

Conta pra mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se vocês já usam esse material para fazer scrap. Qual das utilidades acima é a tua preferida?

 

 

washi tape pinterest

washi tape imagens

loading...