O sexto mês do bebê é tradicionalmente marcado pelo início da introdução alimentar – o que eu carinhosamente chamo de “a festa das papinhas”.

Sei que essa fase pode ser estressante para alguns, mas por aqui foi muito divertido! Eu adorava ver as caras e bocas que o pequeno fazia ao experimentar cada alimento novo. Aliás, fiz uma página do álbum dele mostrando exatamente essas caretas.

Com a orientação do pediatra e muita ajuda da minha mãe (que congelava os legumes lavados e cortados!), começamos pelas frutas e depois passamos para os salgados (verduras, legumes e carnes). No início ele comia poucas colheres e depois de algumas semanas, pratos cheios!

Alimentação é um ponto que nunca foi preocupante com meu filho. Ele sempre comeu bem – e de tudo. Mas assim, também nunca me estressei muito com isso. Acredito plenamente na frase que diz que “em casa onde tem comida, criança não morre de fome”.

Assim como nós, os pequenos também têm dias com mais fome e outros com menos; dias em que aceitam melhor um alimento e dias que recusam esse mesmo alimento; dias em que topam experimentar coisas diferentes e dias em que só querem macarrão. Procuro respeitar esses momentos do Vinicius.

É sempre bom lembrar que a recusa de comida também pode ser sinal de que algo diferente está acontecendo: dente saindo, boca machucada, dor de garganta – é preciso estar atenta para isso também.

No geral, vocês vão perceber que no sexto mês as coisas melhoraram muito por aqui… Olha só a minha empolgação ao escrever a poesia:

 

Sexto Mês

Não sei o que há pela frente
mas o momento atual
é simplesmente
Sensacional!

Rotina de bebê de livro de teoria:
dorme a noite toda,
sonecas durante o dia,
mamãe toda boba

Passa a maior parte do tempo
se arrastando pelo chão
E a festa das papinhas
já acontece no cadeirão.

Não sei o que há pela frente
mas o momento atual
é simplesmente
sensacional!

Talita
27/11/13
11:05

Essa poesia faz parte do Álbum do primeiro ano do Vinicius.

 

Como foi o sexto mês do seu bebê?

A introdução alimentar foi fácil ou complicada? Vocês curtiram a festa das papinhas?

Interessados em ler outras poesias que também fazem parte do álbum do primeiro ano do Vinicius?
Tem uma poesia para o caos do Primeiro Mês do bebê. No Segundo Mês do bebê iniciamos a complementação do leite materno – o que também merecia uma poesia. E para ver a anterior a esse post, é só ler o Quinto Mês do bebê.

 

Ah! Vale à pena ler essa Carta de um bebê de 6 meses sobre sua introdução alimentar. Li no blog Eco Maternidade e adorei!

 

Introdução alimentar é um assunto que rende vários posts. E pretendo escrever mais futuramente – é um tema que interessa vocês? Se quiserem orientação profissional em Florianópolis recomendo MUITO o trabalho da Fabi Lima. Ela também dá cursos para mamães/papais e filhos, além de oficinas para as crianças maiores.