Nesse momento em que escuto tantas pessoas dizendo que estão cansadas e desanimadas, achei importante compartilhar algo lindo e inspirador. Uma artista plástica que pinta inspirada nos desenhos dos netos!

Confiram no texto do Cayo Vinícius abaixo essa linda história. Espero que gostem e que se inspirem com ela! É um bom momento para olharmos para a criança que está ao nosso lado e deixar que a alegria dela nos contagie!


imagem de uma avó pintando um quadro inspirada nos desenhos dos netos

Artista cria obras de arte inspiradas nos desenhos dos netos

Pama Loiola é uma artista residente em Campinas-SP e que cumpre
muito bem o papel de ‘vó coruja’: adora passar tempo com seus netos e
sempre está pensando em brincadeiras e atividades para fazer com eles. A
preferida é a pintura, capaz de unir toda a criatividade que atravessa as
gerações e que proporciona momentos de muita diversão para todos.

Como artista, Pama é fascinada por manifestos primitivos e naïf (do francês “ingênuo”) e há anos estuda esses movimentos estéticos que, segundo ela, estão se acabando aos poucos. Pama acredita que o imediatismo e a grande oferta de recursos visuais e tecnológicos acabam esgotando uma genuína narrativa, sem grandes interferências.

Na tentativa de conseguir recuperar uma manifestação artística mais espontânea e original, Pama começou a observar os desenhos feitos pelos próprios netos. Neles, a vó encontrou uma total sinceridade no gesto e nas formas, com um verdadeiro desprendimento do racional. Estes desenhos resgatavam a expressão primária e criativa que ela tanto buscava.

A artista logo resolveu passar todas estas emoções para a tela, criando pinturas que eram inspiradas nas ilustrações e personalidades dos netos. O resultado foi fantástico e logo chamou a atenção de amigos e outros familiares.

imagem de um quadro inspirado nos desenhos dos netos

Desenhos dos netos e o projeto Espontânea Mente

Nasceu aí o ‘Espontânea Mente’, um projeto que busca conciliar a técnica da artista aos desenhos de crianças, com toda sua livre narrativa, espontaneidade e pureza do traço, resultando em uma obra de arte única e
completamente afetiva.

“Eu apenas reconstruo o que já criado. Trago a manifestação ingênua da criança para o universo da minha arte e transformo aquele momento em um lembrança única, uma obra mais potente. É um trabalho conjunto. Para mim é evidenciar a pureza e a espontaneidade. Para a criança, é perenizar esse momento da mais tenra infância e trazê-lo para o patamar de obra de arte” explica a artista.

Para as famílias que já têm filhos adultos a experiência se torna mais nostálgica, incentivando-as a viajar no tempo durante a busca de desenhos e recordações antigas, que serão transformadas numa arte-homenagem e poderão ser presenteadas em momentos especiais como formatura ou casamento dos ‘já não tão pequenos’ autores.

imagem de um quadro feito a partir de desenhos dos netos

Como participar do projeto com desenhos dos seus netos

Para participar, a família seleciona uma série de trabalhos da criança e os envia para a artista, que se familiariza com o traço, percebe a idade, a poética da criança e escolhe um trabalho para reinterpretar numa obra exclusiva, realizada em acrílica sobre tela. Os interessados podem encontrar mais informações e ver obras já realizadas diretamente no site do projeto: www.galeriacanoa.com/espontanea-mente.

exemplo de quadro feito a partir de desenhos dos netos

Para quem gosta do tema, já publiquei por aqui alguns inspirações para fazer seu próprio quadro em casa. Confere esse post sobre isso!