Nesse momento em que escuto tantas pessoas dizendo que estão cansadas e desanimadas, achei importante compartilhar algo lindo e inspirador. Uma artista plástica que pinta inspirada nos desenhos dos netos!
Confiram no texto do Cayo Vinícius abaixo essa linda história. Espero que gostem e que se inspirem com ela! É um bom momento para olharmos para a criança que está ao nosso lado e deixar que a alegria dela nos contagie!

Artista cria obras de arte inspiradas nos desenhos dos netos
Pama Loiola é uma artista residente em Campinas-SP e que cumpre
muito bem o papel de ‘vó coruja’: adora passar tempo com seus netos e
sempre está pensando em brincadeiras e atividades para fazer com eles. A
preferida é a pintura, capaz de unir toda a criatividade que atravessa as
gerações e que proporciona momentos de muita diversão para todos.
Como artista, Pama é fascinada por manifestos primitivos e naïf (do francês “ingênuo”) e há anos estuda esses movimentos estéticos que, segundo ela, estão se acabando aos poucos. Pama acredita que o imediatismo e a grande oferta de recursos visuais e tecnológicos acabam esgotando uma genuína narrativa, sem grandes interferências.
Na tentativa de conseguir recuperar uma manifestação artística mais espontânea e original, Pama começou a observar os desenhos feitos pelos próprios netos. Neles, a vó encontrou uma total sinceridade no gesto e nas formas, com um verdadeiro desprendimento do racional. Estes desenhos resgatavam a expressão primária e criativa que ela tanto buscava.
A artista logo resolveu passar todas estas emoções para a tela, criando pinturas que eram inspiradas nas ilustrações e personalidades dos netos. O resultado foi fantástico e logo chamou a atenção de amigos e outros familiares.

Desenhos dos netos e o projeto Espontânea Mente
Nasceu aí o ‘Espontânea Mente’, um projeto que busca conciliar a técnica da artista aos desenhos de crianças, com toda sua livre narrativa, espontaneidade e pureza do traço, resultando em uma obra de arte única e
completamente afetiva.
“Eu apenas reconstruo o que já criado. Trago a manifestação ingênua da criança para o universo da minha arte e transformo aquele momento em um lembrança única, uma obra mais potente. É um trabalho conjunto. Para mim é evidenciar a pureza e a espontaneidade. Para a criança, é perenizar esse momento da mais tenra infância e trazê-lo para o patamar de obra de arte” explica a artista.
Para as famílias que já têm filhos adultos a experiência se torna mais nostálgica, incentivando-as a viajar no tempo durante a busca de desenhos e recordações antigas, que serão transformadas numa arte-homenagem e poderão ser presenteadas em momentos especiais como formatura ou casamento dos ‘já não tão pequenos’ autores.

Como participar do projeto com desenhos dos seus netos
Para participar, a família seleciona uma série de trabalhos da criança e os envia para a artista, que se familiariza com o traço, percebe a idade, a poética da criança e escolhe um trabalho para reinterpretar numa obra exclusiva, realizada em acrílica sobre tela. Os interessados podem encontrar mais informações e ver obras já realizadas diretamente no site do projeto: www.galeriacanoa.com/espontanea-mente.

Para quem gosta do tema, já publiquei por aqui alguns inspirações para fazer seu próprio quadro em casa. Confere esse post sobre isso!
Posts relacionados
Talita Rodrigues Nunes, 40 anos, casada com meu príncipe Charlles, mãe do Vinicius, de 8 anos. Acredito que com ORGANIZAÇÃO e POESIA a vida Só Melhora!